Remédios caseiros para aliviar a prisão de ventre

9 de maio de 2014
Você sabia que pode regular o seu trânsito intestinal e acabar com a incômoda prisão de ventre usando remédios caseiros e naturais? Saiba quais são esses remédios a seguir.

Um dos incômodos digestivos mais comuns e desagradáveis, e que muitas pessoas sofrem, é a prisão de ventre. Ela é uma disfunção que pode se apresentar em qualquer idade. Veja aqui remédios caseiros para aliviar a prisão de ventre.

Seus efeitos são rápidos, proporcionando alívio quase que imediatamente.

Beba bastante água para aliviar a prisão de ventre

Este líquido é o melhor remédio para aliviar a prisão de ventre; é necessário beber aproximadamente 8 copos de água diariamente, além disso, o nosso corpo se compõe por, ao menos, 80% de água, portanto, todos os órgãos do corpo dependem dela.

Igualmente, ela ajuda a transportar os nutrientes a todas e cada uma das células, e também proporciona a umidade necessária para os intestinos, a fim de que as fezes sejam mais brandas, facilitando a sua eliminação.

Recomendamos a leitura: Fezes brancas ou pálidas: causas do seu aparecimento e tratamento

Consuma mais alimentos ricos em fibra para aliviar a prisão de ventre

Fibras dos brócolis acabam com a prisão de ventre

Se procurarmos aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra, estaremos proporcionando ao organismo a possibilidade de prevenir a prisão de ventre.

No caso em que esta doença já estiver instalada em nosso organismo, as razões aumentam para consumirmos a maior quantidade possível destes alimentos para reverter esta condição.

É indispensável comer todos os dias de duas a três porções de frutas, verduras e vegetais.

A seguir, apresentaremos um grupo de alimentos que, consumidos com regularidade, podem ser de grande ajuda para evitar a prisão de ventre e muitos outros problemas relacionados com o aparelho digestivo.

Conheça: 8 alimentos ricos em fibras

Grupo de alimentos recomendado

  • Os feijões e, em geral, todos os legumes, são alimentos que fornecem grandes quantidades de fibra além de proteínas. Contêm poucas quantidades de gordura e substituem a carne.
  • O brócolis, além de ser rico em fibras, tem muitas propriedades antibióticas naturais e também lhe são atribuídas propriedades anticancerígenas.
  • As frutas secas, como o figo, uvas-passas, o damasco, entre outros, proporcionam grande alívio à prisão de ventre pela ação estimulante que exercem sobre o intestino, facilitando as evacuações.
  • As nozes e as sementes cruas como as do girassol, as avelãs e as castanhas são muito saudáveis pelas quantidades de fibras que contêm, além de suas proteínas, vitamina E e cálcio.
  • As cerejas contêm ácido elágico, um composto que tem propriedades anticancerígenas, são muito efetivas no alívio da prisão de ventre e, além disso, são utilizadas para realizar tratamentos para limpar os rins.
  • As bananas contêm grande quantidade de fibra e estimulam a digestão, o que é muito importante para evitar a prisão de ventre.
  • As maças são ricas em fibra, e as pectinas que elas contêm estimulam o correto funcionamento dos intestinos. O vinagre de cidra de maçã pode ser um fabuloso laxante natural se forem consumidas duas colheres com meio copo de água antes do café da manhã.
  • A cenoura é rica em betacaroteno, é desintoxicante natural e rica em fibra, o que ajuda a estimular o bom funcionamento dos intestinos, proporcionando uma evacuação fácil.
  • Os vegetais verdes como os espinafres, a couve-flor, entre outros, fornecem ao nosso organismo uma grande quantidade de vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Beba sucos frescos para aliviar a prisão de ventre

Sucos frescos para acabar com prisão de ventre

Beber sucos frescos de frutas e vegetais é recomendável para melhorar os problemas de prisão de ventre de maneira eficaz.

Além de agradáveis ao paladar, eles contêm grandes quantidades de antioxidantes, os quais são indispensáveis para ajudar o organismo a eliminar as toxinas que se acumulam quando não conseguimos defecar com regularidade.

Consuma óleos saudáveis

É muito importante utilizar óleos saudáveis na preparação dos alimentos; estes óleos podem ser o de coco ou de oliva.

Também ajudam a melhorar a prisão de ventre, pois estimulam a digestão e proporcionam um alívio eficaz às flatulências e demais inconvenientes que se apresentam quando se sofre com esta condição.

Consuma probióticos regularmente

As bananas, o tomate, o alho, a cebola e os aspargos contêm probióticos, os quais proporcionam o bom funcionamento intestinal e digestivo, sendo muito útil para poder eliminar os dejetos intestinais com regularidade e de maneira mais fácil.

Limpe o cólon com produtos à base de oxigênio

Está comprovado cientificamente que a limpeza do cólon com estes produtos à base de oxigênio podem ajudar no alívio da prisão de ventre, além de limpar o organismo das toxinas que se acumulam no intestino.

O uso destes produtos é muito pouco comum, mas é o mais seguro, já que não maltrata o trato digestivo, pois é muito mais suave que os laxantes comuns.

  • Nicolette, L. (2011). Constipation. In Fundamentals of Pediatric Surgery. https://doi.org/10.1007/978-1-4419-6643-8_58
  • Gomes, R. C., Maranh??o, H. S., Pedrosa, L. D. F. C., & Morais, M. B. (2003). Consumo de fibra alimentar e de macronutrientes por crianças com constipação crônica funcional. Arquivos de Gastroenterologia. https://doi.org/10.1590/S0004-28032003000300009