
Sem dúvida alguma, o filtro solar de amplo espectro é o mais indicado para ser aplicado antes e durante a exposição aos raios UV. Agora, o que fazer uma vez que o dia cheio de sol chega ao seu fim? Podemos recorrer…
Quando as fezes brancas ou pálidas aparecem, nos preocupamos. Neste artigo, dizemos por que elas aparecem, quais são suas causas, o que são e por que elas surgem, pois exigem muita atenção.
As fezes variam em um grande número de tons de marrom e até verde e preto, mas as fezes brancas ou pálidas não são normais e exigem muita atenção.
As fezes nos dão informações sobre a condição dos intestinos e do trato digestivo. Uma mudança de cor pode ser um sinal de alerta da presença de uma doença.
Quando as fezes são brancas ou um tom de argila indica que temos um problema no sistema biliar (pâncreas, fígado ou vesícula biliar).
A cor marrom das fezes é dada pelos sais biliares secretados pelo fígado.
Quando são brancas, é devido a uma infecção no fígado que diminui a produção de bile ou há uma obstrução nas vias biliares. Existe uma incapacidade do sistema digestivo de absorver gorduras corretamente.
Há também fezes de luz (amarelo a cinza) e gordurosas, esta condição é chamada de “acólitos”.
É comum ter um problema em determinado momento em nossa vida. Existem mudanças que podem variar de mudanças simples e temporárias a mudanças alarmantes e impressionantes.
Mudanças na cor das fezes, bem como no cheiro e na forma.
Leia também: Fatores que causam prisão de ventre
Quando você tem a condição de fezes brancas ou pálidas, estas podem ser causadas por:
O consumo de certos medicamentos faz com que as fezes se tornem brancas nas pessoas.
Esses medicamentos são antibióticos usados para tratar infecções, como tuberculose ou desconfortos intestinais, como diarreia.
Também anti-inflamatórios e contraceptivos orais causam fezes brancas.
Os esteroides anabolizantes podem causar hepatite de drogas, além de fezes brancas.
As fezes brancas geralmente desaparecem algumas semanas mais tarde, após o uso da medicação agressor ser interrompido.
A hepatite é quando o fígado está inflamado, geralmente viral, causado pelo vírus, que pode ser hepatite A, B ou C.
Hepatite C é o mais perigoso. Quando não é tratado torna-se fatal.
Um dos sintomas da hepatite são fezes pálidas ou de argila causadas pelo mau funcionamento do fígado.
A causa desta doença é o consumo excessivo de álcool. Ela se manifesta com inflamação do fígado. Dependerá da quantidade de álcool ingerido e do tempo necessário para tomá-lo.
Os sintomas são ascite, fadiga, edema, encefalopatia hepática e icterícia. A hepatite é uma das causas que resultam em fezes brancas e pálidas.
A hepatite (alcoólica ou viral) pode resultar em cirrose.
A cirrose biliar é uma doença crônica, irreversível do fígado em fase terminal. É quando as células do fígado são destruídas.
Provoca irritação e inflamação das vias biliares do fígado. O fluxo de bílis é bloqueado, isso causa danos às células do fígado. Depois, há uma cicatriz chamada cirrose.
Um dos muitos efeitos da cirrose é que as fezes se tornam brancas.
Alguns tipos de câncer podem causar fezes brancas ou pálidas juntamente com a fadiga.
O câncer do pâncreas, tumores biliares e outros cânceres que bloqueiam o canal biliar, causa a deposição de uma argila que se torna amarela clara ou por causa da ausência de enzimas digestivas provenientes de pâncreas.
Isso também pode causar fadiga, uma vez que o alimento não está completamente digerido e os nutrientes não podem ser absorvidos, resultando em uma possível desnutrição.
Os cálculos biliares são solidificados na vesícula biliar bloqueando o fluxo de bile.
As pedras são formadas por colesterol ou bilirrubina endurecida. Quando os cálculos biliares são grandes, às vezes bloqueiam os canais biliares, que são os que liberam a bile cheia de bilirrubina aos intestinos, o que faz com que as fezes fiquem pálidas.
Quando são grandes e não desaparecem com medicação, a cirurgia deve ser realizada para removê-los.
A colangite esclerosante primária é uma doença onde os ductos biliares estão inflamados ou um tecido cicatricial é formado neles.
Esta condição provoca uma descompensação do fluxo biliar. Isso não chega agradavelmente às fezes e, por essa razão, elas apresentam falta de cor.
No entanto, esta doença é tratada por medicação ou cirurgia.
O aparecimento de fezes brancas é uma condição séria que deve ser consultada rapidamente com um médico, que deve fornecer um tratamento adequado assim que as causas são descobertas e diagnosticadas.
Os testes que devem ser realizados para ter um diagnóstico preciso pelo médico devem ser os seguintes:
Uma vez tratada, a causa que provoca o aparecimento de fezes brancas e pálidas, deve retornar à sua cor normal, no entanto, se não curável, as fezes manterão uma aparência anormal.
É sempre importante ter consciência das fezes que nossos filhos fazem, pois podem revelar problemas de saúde.
As fezes brancas ou a diarreia branca são comuns em crianças, às vezes devido ao leite ou aos seus derivados que não se adequam a elas.
Quando temos filhos, devemos sempre estar informados sobre o motivo e as causas das fezes brancas, bem como sobre o que é o tratamento mais apropriado para fornecer.
Veja também: Diarreia nas crianças: como tratar?
A primeira coisa que você deve fazer quando uma criança tem fezes brancas ou pálidas é ir ao médico. Realizar cultura de fezes da criança.
O mais conveniente é beber bastante líquido, então não há desidratação. A criança requer muita água e sais minerais.
Às vezes, há germes que causam fezes brancas, para isso, é necessário um tratamento com antibióticos.
Você nunca deve usar antidiarreicos contendo loperamida em crianças sem receita médica.