8 sintomas comuns de câncer que a gente ignora

· 5 de outubro de 2017
Mesmo que no geral não costumam implicar um perigo, existem determinados problemas e sintomas comuns que convém consultar com um especialista, já que podem ser indicadores precoces de câncer

O câncer é uma doença grave que pode ser curada, sempre e quando o diagnóstico seja feito a tempo.

Por isso, a prevenção e prestar atenção ao nosso corpo é fundamental para detectar algo. Somente assim evitaremos um diagnóstico de um câncer em uma etapa muito avançada.

Por exemplo, existe uma série de sintomas que costumamos descartar ou simplesmente os relacionamos com problemas menores.

Anote-os e tenha-os em mente. Lembre-se de que o importante nestes casos sempre é a prevenção.

Se você souber escutá-los, estes sinais se converterão em um modo de evitar um problema muito maior.

Tosse ou rouquidão contínua

  • Se você tossir com muita frequência ou estiver rouco continuamente, talvez você o associe a um resfriado mal curado, mas tenha muito cuidado porque pode ter algo muito mais grave por trás disso.
  • Se você tiver tosse ou rouquidão que persistem com o tempo, o melhor será procurar um médico, pois pode ser um dos sintomas do câncer de garganta, laringe e pulmão.

Sintomas comuns de câncer: cansaço e fadiga crônica

A fadiga pode sugerir um sintoma comum de câncer

O cansaço e a fadiga crônica podem ser um sintoma de um déficit de ferro ou podem ir além e se tratar de uma doença mais grave.

Se você sentir fadiga extrema constante e latente, pode ser um sintoma de câncer e ser necessário consultar imediatamente um especialista.

O esgotamento extremo é um dos sintomas da leucemia, ou câncer do sangue.

Sangramento fora da menstruação

Se você tem um sangramento que não corresponde com sua menstruação, procure um médico imediatamente.

É outro dos sintomas que indicam que poderá ser um câncer, neste caso, do colo de útero. No caso de provir do reto, poderá ser câncer de cólon.

Alterações e manchas na pele

Manchas na pele pode sugerir um sintoma comum de câncer

Todos temos pintas. No entanto, se você perceber que em sua pele aparecem algumas novas ou as que tendem a mudam de forma, tamanho ou cor, procure um dermatologista.

Assim poderá fazer um check-up e descartar um possível câncer de pele.

Mudanças nos hábitos da bexiga

Se este sintoma persistir, pode ser um sinal de um câncer de bexiga ou rins. Qualquer alteração nos hábitos urinários pode indicar que algo não está certo.

Este sangramento pode ser devido a tumores associados com o aparelho urinário e é um sintoma que não deixa muito lugar para dúvidas.

Agora que você já sabe… caso apresentar este problema, procure um médico o quanto antes.

Aparecimento de um nódulo

Dor no peito pode sugerir um sintoma comum de câncer

Às vezes aparecem pequenos nódulos no corpo que podem chegar a ser confundidos com cravos e espinhas. No entanto, temos que estar muito atentos para ver do que se trata realmente.

São vários os tipos de câncer que podem ser apalpados através da pele:

  • Mama
  • Testículos
  • Gânglios linfáticos (glândulas)
  • Os que aparecem nos tecidos moles do corpo.

A irrupção de uma massa ou endurecimento pode ser um sinal precoce ou tardio de câncer. Pode ser desde um cisto benigno a uma mudança cancerígena nos tecidos da pele.

O melhor será procurar um médico para analisar uma amostra do mesmo.

Perda de peso sem motivo aparente

Se você experimentar, sem explicação, uma perda de peso de 7 kg ou mais, pode ser o primeiro sinal de câncer. Esta costuma ser uma característica, principalmente, dos cânceres de pâncreas, estômago, esôfago ou pulmão.

Dor na pélvis

Dor na pelvis pode sugerir um sintoma comum do câncer

A dor pélvica é muito incômoda e costuma vir acompanhada de uma inflamação. Mesmo que seja um sintoma que possa ser encontrado em muitas doenças, também pode ser indicativo de câncer, assim que tenha cuidado.

Pode ser que esta dor apareça por causa de cistos no ovário ou algum tipo de câncer relacionado com o aparelho reprodutor feminino. Procure o médico o quanto antes para tirar as dúvidas.