Receita de Panetone tradicional

Se quer saber como fazer uma das sobremesas mais típicas de Natal em casa, não perca a seguinte receita. Você vai adorar o resultado!
Receita de Panetone tradicional

Última atualização: 18 Dezembro, 2021

O panetone é uma das sobremesas de Natal mais típicas. Pode ser feito em casa de forma simples, escolhendo ingredientes frescos e de alta qualidade.

Desta forma, evita-se a ingestão de aditivos e gorduras trans presentes nas variedades industriais. Em primeiro lugar, lembre-se de que a saúde não será prejudicada se consumir mais doces do que o normal no Natal.

O importante é que toda a alimentação seja balanceada, além de garantir variedade para evitar déficit de nutrientes essenciais. A atividade física regular também ajuda a otimizar os processos metabólicos.

Ingredientes para o panetone

Se você quiser preparar panetone em casa, procure os seguintes ingredientes:

  • 3 ovos.
  • 80 mililitros de água.
  • 120 gramas de açúcar.
  • 1/2 colher de chá de sal.
  • Molde para panetone.
  • 75 gramas de passas.
  • 100 gramas de leite integral (pode ser vegetal também).
  • 550 gramas de farinha.
  • Raspas de limão e laranja.
  • 100 gramas de frutas cristalizadas.
  • 160 gramas de manteiga em temperatura ambiente.
  • 30 gramas de fermento fresco.
Passas para panetone.
As passas são um ingrediente clássico nos panetones de Natal.

Passo a passo

Você tem que começar com o fermento. Para isso, misture o leite morno e o fermento em uma tigela, deixando-os dissolver aos poucos.

Depois de um tempo, acrescenta-se 130 gramas de farinha e 20 gramas de açúcar, mexendo bem com o auxílio de um garfo até obter um resultado pegajoso mas homogêneo. A tigela é coberta com filme plástico e deixada para fermentar por pelo menos 1 hora.

Em seguida, essa mistura é introduzida em outro recipiente grande, onde também serão incorporados os ovos inteiros, o açúcar, o sal, a farinha, a água e as raspas de limão e laranja. Mistura-se bem, primeiro com um elemento de madeira e depois com as mãos, sobre uma superfície de trabalho. É importante não untar ou enfarinhar a mesa.

O amassamento deve durar aproximadamente 25 minutos para obter um resultado elástico. Nesta altura incorpora-se a manteiga cortada em quadradinhos, embora aos poucos, continuando com o amassamento. O resultado será uma massa com textura elástica, não pegajosa e brilhante.

O próximo passo é fazer uma bola e colocá-la em uma tigela levemente enfarinhada. Cubra com um pano e deixe fermentar por algumas horas.

A temperatura ideal para isso é entre 22 e 25 graus Celsius. Com o tempo, a massa deve triplicar o volume inicial. Você trabalha um pouco mais com as mãos e adiciona as uvas e as frutas.

Resta colocar o resultado numa forma de panetone e repetir o processo de levedação por mais 2 ou 3 horas. Para continuar, faz-se uma cruz em cima, colocando um pouco de  manteiga para obter uma coloração dourada na superfície.

A massa é levada ao forno por 30 minutos a 180 graus Celsius, embora após 10 minutos tenha que ser coberta com papel alumínio. Depois devemos colocá-la em um rack e deixar esfriar por 3 horas.

Propriedades nutricionais do panetone

O panetone de origem industrial pode ser de baixa qualidade. No entanto, o caseiro é capaz de fornecer certos nutrientes de interesse para alguns grupos populacionais.

Por exemplo, no caso de atletas, é uma ótima fonte de energia. Possui carboidratos de cadeia longa, capazes de ajudar a repor os estoques de glicogênio.

É claro que, para que esse efeito seja realizado de forma otimizada, os açúcares devem ser administrados com uma porção de proteínas de alto valor biológico, conforme afirma uma pesquisa publicada na revista Nutrients. Dessa forma, será possível retardar o início da fadiga. Pode até reduzir o risco de lesão muscular.

O alto consumo de carboidratos simples não seria indicado no caso de pessoas sedentárias. Esses elementos podem aumentar o risco de desenvolver problemas metabólicos, como diabetes. Isso é evidenciado por um estudo publicado na revista Current Diabetes Reports .

Os carboidratos sempre devem ser administrados com uma boa quantidade de fibras. Essa substância retarda sua absorção e a entrada de glicose na corrente sanguínea, o que reduz o estresse pancreático. Na verdade, foi demonstrado que a própria fibra reduz a incidência de diabetes.

Doces caseiros.
O panetone caseiro tem uma qualidade muito superior ao panetone industrial e o processo de produção pode ser controlado para torná-lo mais saudável.

Prepare o panetone em casa

O preparo do panetone em casa leva tempo, mas o resultado é muito superior ao das versões industriais. Não só em termos de características organolépticas, mas também em valor nutricional. Estamos falando de um produto que não conterá óleos vegetais de baixa qualidade que podem aumentar os níveis de inflamação no corpo.

Por fim, lembre-se que será necessário combinar uma série de bons hábitos para manter um correto estado de saúde. É possível incluir açúcares simples na dieta alimentar de vez em quando, mas também é importante garantir a prática de atividade física, dando especial ênfase ao trabalho de força muscular.

Pode interessar a você...
4 wraps vegetarianos deliciosos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 wraps vegetarianos deliciosos

É fácil preparar wraps vegetarianos muito saborosos, capazes de fornecer uma grande quantidade de nutrientes essenciais. Experimente!



  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253
  • Yoshida, Y., & Simoes, E. J. (2018). Sugar-Sweetened Beverage, Obesity, and Type 2 Diabetes in Children and Adolescents: Policies, Taxation, and Programs. Current diabetes reports18(6), 31. https://doi.org/10.1007/s11892-018-1004-6
  • Barber, T. M., Kabisch, S., Pfeiffer, A., & Weickert, M. O. (2020). The Health Benefits of Dietary Fibre. Nutrients12(10), 3209. https://doi.org/10.3390/nu12103209