Torta de limão saudável

Você sabia que não precisa abrir mão das sobremesas mesmo que queira se cuidar? Embora devamos evitar receitas carregadas de açúcar, existem alternativas saudáveis que podemos comer em porções moderadas.
Torta de limão saudável

Última atualização: 31 Julho, 2021

Para começar este artigo, vamos falar da deliciosa variedade de sobremesas que existem hoje. A torta de limão, por exemplo, é uma sobremesa tão popular que nos deixou pensando na necessidade de modificar um pouco sua receita para torná-la mais saudável. Assim, será possível adaptá-la ao estilo de vida que buscamos manter.

Falar em saúde e nutrição não é sinônimo de resignação, mas de conscientização alimentar. Os ingredientes tendem a ser simples, mas o açúcar acaba aumentando a densidade calórica dessa deliciosa sobremesa.

Por isso, vamos compartilhar a receita de uma saudável torta de limão, sem açúcar e com ingredientes nutritivos. Sem dúvida, uma boa opção para mimar o seu paladar e se cuidar ao mesmo tempo.

É possível preparar uma torta de limão saudável?

Receita de torta de limão
Esta torta de limão é perfeita em qualquer hora do dia.

Quando falamos em sobremesas, dois ingredientes saltam à cabeça e geram culpa: o açúcar e a gordura. Sabemos que essa deliciosa combinação acaba sendo prejudicial à saúde.

A ingestão regular de carboidratos simples leva à liberação de insulina e aumento da gordura corporal. Claro, é importante mencionar que o consumo esporádico de alimentos ou sobremesas que contenham esses dois ingredientes não implica um risco para a saúde.

Felizmente, existem receitas alternativas que se revelam nutritivas sem ter que abrir mão do sabor. É o caso da torta de limão saudável.

Alimentos de alta palatabilidade

Existem evidências científicas suficientes para afirmar que alimentos altamente palatáveis têm um impacto no sistema de recompensa do cérebro.

Os alimentos, assim como as drogas, estimulam as fibras localizadas na área tegmental ventral (VTA) e no núcleo accumbens (Nac), áreas do cérebro responsáveis pela liberação de um neurotransmissor conhecido: a dopamina.

O consumo de drogas e certos alimentos aumenta a produção de dopamina, o que gera uma sensação de bem-estar e uma percepção da extensão da homeostase no organismo. Isso é afirmado em um artigo publicado na Neuropharmacology.

O cérebro associa essas sensações a certos estímulos (como alimentos), e por isso ativa sistemas de feedback positivo para continuar promovendo esse comportamento.

Por isso, é importante controlar o consumo dessas substâncias em dois termos: quantidade e frequência. Da mesma forma, é importante buscar alternativas às sobremesas ou produtos que contenham grandes quantidades desses dois componentes.

Como evitar o vício em comida?

Vamos conversar sobre mudanças na quantidade e sobre os tipos de açúcares. É importante deixar o açúcar refinado de lado e substituí-lo por versões naturais ou adoçantes.

Além disso, reduza a quantidade de gordura e melhore a qualidade, minimizando a ingestão de gordura saturada e aumentando o consumo de gorduras insaturadas que são benéficas para o coração.

A seguir, apresentamos um exemplo claro de modificação da receita para reduzir a ativação do sistema de recompensa, mantendo o sabor. Descubra abaixo como fazer uma torta de limão saudável.

Receita de torta de limão saudável

A chave para desfrutar de uma torta de limão saudável é fazer boas escolhas alimentares ao comprar os ingredientes.

Como já mencionamos, tentaremos evitar o uso de açúcar refinado e fontes de gordura saturada. A receita abaixo é para 8 porções de tortas individuais.

Ingredientes

  • 500 gramas de castanha de caju, que tenha ficado de molho em água durante a noite ou por pelo menos 4 horas.
  • 1 e 1/2 xícaras de iogurte sem açúcar puro (375 mililitros).
  • 4 colheres de sopa de xarope de agave (15 gramas).
  • Suco de um limão.
  • Raspas de limão.
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (2 gramas).
  • ½ colher de chá de sal (1 grama).
  • 200 gramas de nozes.
  • 100 gramas de coco ralado.
  • 200 gramas de tâmaras sem sementes.
  • Copos de papel pequenos.

Preparo da torta de limão saudável

Cozinhar em família
Preparar estas receitas em família é uma ótima oportunidade para estar com as crianças.
  • Para começar, bata as tâmaras, o coco e as nozes em um processador de alimentos. Esta será a base para várias sobremesas frias, incluindo esta saudável torta de limão. Certifique-se de que os ingredientes fiquem bem integrados.
  • Coloque a mistura em formas pequenas. Com a ajuda de uma colher, pressione até que a mistura fique compacta.
  • Coloque as nozes, o limão, as raspas, o xarope de agave, o iogurte, o sal e a baunilha no processador de alimentos.
  • Você saberá que a mistura está pronta quando tiver uma consistência homogênea e cremosa.
  • Com a ajuda de uma colher, preencha as formas de sobremesas frias.
  • Leve à geladeira por 2 horas e retire do molde. Enfeite com as raspas de limão.
  • Pronto, aproveite esta receita saudável e deliciosa!

Esta torta de limão pode ser consumida com tranquilidade

Podemos variar as receitas de sobremesas para mimar o paladar sem arrependimentos. Em geral, devemos evitar o uso de açúcar e gordura saturada. Além disso, podemos prepará-las com ingredientes saudáveis e nutritivos.

Pode interessar a você...
Como preparar uma torta de pera sem açúcar?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como preparar uma torta de pera sem açúcar?

Quer saber como preparar uma torta de pera caseira que fica deliciosa mesmo sem adicionar açúcar? Então não perca esta receita!



  • Alonso Alonso M., Woods SC., Pelchat M., Grigson PS., Stice E., et al., Food reward system: current perspective and future research needs. Nutr Rev, 2015. 73 (5): 296-307.
  • Massadi OA., Nogueiras R., Dieguez C., Girault JA., Ghrelin and food reward. Neuropharmacology, 2019. 148: 131-138.