Receitas de sorvete de limão para surpreender os seus filhos

14 Novembro, 2019
Com estas receitas poderemos preparar diversas formas de sorvete de limão para surpreender os menores e, porque não, os outros membros da família que querem um toque fresco e doce.
 

O sorvete é uma das sobremesas congeladas mais consumidas de todo o mundo, especialmente em períodos de altas temperaturas. Embora o seu perfil nutricional varie em função dos ingredientes utilizados no preparo, geralmente é possível apreciá-lo como parte de uma dieta equilibrada. Você quer aprender a fazer sorvete de limão em casa?

Os sorvetes caseiros são uma ótima forma de se deliciar com esta sobremesa, já que são feitos com ingredientes naturais e sem aditivos químicos. Sempre que forem servidos em porções moderadas, de forma ocasional, são ideais para agradar o paladar das crianças e de todos os membros da família. Experimente!

O sorvete de limão clássico

O sorvete de limão clássico é uma sobremesa refrescante cuja base é o suco deste cítrico. De acordo com uma publicação do Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, esta fruta contém compostos bioativos que são benéficos para a saúde.

No entanto, o ponto anterior é apenas uma curiosidade, já que ao combinar o suco com outros ingredientes, a qualidade nutricional do alimento pode variar. Neste caso em particular, por conter laticínios e açúcar, esta receita é altamente calórica. Por isso, lembramos novamente a importância de consumi-la com moderação.

Também cabe destacar que o açúcar pode ser substituído com facilidade por outros tipos de adoçantes. Caso tenha interesse, é recomendável consultar um nutricionista para conhecer as opções disponíveis no mercado.

 

Ingredientes

  • O suco de 4 limões inteiros (250 ml).
  • 1 xícara de creme de leite para cozinhar (250 g).
  • 1,5 xícaras de açúcar (225 g).
  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 2 ovos (120 g).
A casca de limão é incluida no sorvete de limão

Preparo

  1. Para começar esta receita de sorvete de limão, esprememos as frutas para tirar todo o suco possível. Retiramos as sementes que podem cair do limão e reservamos o suco.
  2. A seguir, preparamos um xarope, colocando o açúcar para esquentar com água até que este se dissolva por completo e se transforme em caramelo.
  3. Bastarão uns cinco minutos de cozimento e, depois deste tempo, deixaremos a mistura se esfriar levemente. Depois disso, adicionaremos o suco de limão.
  4. Depois, adicionaremos sobre a mistura de xarope e suco de limão o creme de leite para cozinhar e mexeremos tudo muito bem com movimentos envolventes.
  5. Por outro lado, abriremos os ovos e separaremos as gemas das claras. Serão as claras a parte do ovo que aproveitaremos para a receita, que também adicionaremos à mistura anterior junto com um toque de sal para acentuar o sabor.
  6. Devemos continuar mexendo a mistura com movimentos lentos e envolventes e, para terminar, introduziremos o conjunto em uma geladeira ou congelador. O melhor será, antes de esfriar, adicionar a mistura em um recipiente o mais plano possível, preferencialmente metálico, para facilitar o esfriamento.
  7. Ao longo de três horas, deixaremos que a mistura congele enquanto a mexemos a cada meia hora, aproximadamente.
 

Confira mais Receitas de sorvete caseiro

Sorvete de limão desnatado

Caso não sejamos aficionados em creme de leite, podemos deixá-lo de lado. Em seu lugar, usaremos o leite. O truque para que fique perfeito está na forma de bater os ingredientes para que se misturem. Desta forma, se misturarão facilmente e você conseguirá a consistência necessária para que tudo se compacte bem ao gelar.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (20 g).
  • 1/4 de xícara de açúcar branco (40 g).
  • 1 xícara de suco de limão (240 ml).
  • 2 xícaras de leite integral (480 ml).
  • 2 ovos médios (120 g).
  • 1/2 xícara de água (125 ml).
  • Sal (a gosto).

Preparo

  1. Em primeiro, começamos colocando a água e o açúcar em uma panela esquentada em fogo médio, para preparar um xarope da mesma forma que na receita anterior. Mexeremos com uma colher de sopa de madeira durante uns cinco minutos até que o açúcar se dissolva e se transforme em caramelo.
  2. Uma vez que o xarope esteja pronto, adicionaremos o suco de limão e uma pitada de raspa da casca do limão, para acentuar o sabor cítrico. Enquanto seguimos mexendo a mistura, adicionaremos o açúcar de confeiteiro e afastaremos a panela do fogo. Uma vez que tenha esfriado levemente, passaremos o conjunto a outro recipiente mais maleável, como uma tigela.
  3. Introduziremos este recipiente com a mistura na geladeira até que fique completamente frio e, uma vez que se consiga, adicionaremos o leite, as claras dos ovos e uma pitada de sal. Voltaremos a mexer o conjunto para misturar bem os novos ingredientes na mistura, e desta vez o guardaremos no congelador.
  4. Ao longo das três horas seguintes, devemos tirar a tigela do congelador e mexer a mistura a cada meia hora, aproximadamente. Uma vez passadas estas três horas, deixaremos que a mistura acabe de congelar durante mais umas 12 horas para que o sorvete de limão fique pronto.
 

Você sabe Como preparar um delicioso sorvete caseiro?

Sorvete de limão amarelo

Sorvete de limão dietético

Você também pode preparar um sorvete de limão dietético se deseja cuidar da sua aparência. Atenção! Não se preocupe em deixar de lado o bom sabor porque esta receita conta com uma base igualmente deliciosa. Para prepará-lo, precisaremos de um pouco de cream cheese e dos seguintes ingredientes:

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de cream cheese com teor reduzido de gordura (40 g).
  • 3 colheres de sopa de suco de limão espremido (30 ml).
  • 2 colheres de sopa de estévia (20 g).
  • Raspas de limão.

Preparo

  1. O preparo desta receita começará por misturar todos os ingredientes em uma tigela. Devemos misturar muito bem os componentes com uma batedeira de fios para conseguir uma mistura homogênea que depois introduziremos no congelador.
  2. De maneira similar como fazíamos com as receitas anteriores, deixamos que a mistura esfrie durante umas três horas. Enquanto este tempo passa, tiramos a tigela do congelador e voltamos a mexê-la a cada meia hora, aproximadamente. Passado este tempo, teremos pronto este sorvete de limão pobre em gorduras.
 

Você já experimentou estes sorvetes de limão? Como você pôde notar, eles são muito fáceis de preparar. Além disso, são a sobremesa perfeita para agradar o seu paladar e o da sua família em épocas de muito calor.

  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
  • Dhanavade, M., Jalkute, C., … J. G.-B. J. of, & 2011, U. (2011). Study antimicrobial activity of lemon (Citrus lemon L.) peel extract. British Journal of Pharmacology and Toxicology. https://doi.org/10.1002/ajp.21003
  • Viuda-Martos, M., Ruiz-Navajas, Y., Fernández-López, J., & Perez-Álvarez, J. (2008). Antibacterial activity of lemon (Citrus lemon L.), mandarin (Citrus reticulata L.), grapefruit (Citrus paradisi L.) and orange (Citrus sinensis L.) essential oils. Journal of Food Safety. https://doi.org/10.1111/j.1745-4565.2008.00131.x