2 maneiras de fazer biscoitos de chocolate com farinha de grão de bico

Vamos mostrar algumas receitas para que você possa preparar em casa biscoitos de chocolate com farinha de grão de bico de uma forma simples e com pouco açúcar.
2 maneiras de fazer biscoitos de chocolate com farinha de grão de bico
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Os biscoitos de chocolate são um dos petiscos mais populares. Existem várias maneiras de prepará-los, embora nem todas sejam saudáveis. Nesse caso, vamos mostrar uma série de alternativas que utilizam a farinha de grão de bico como um dos principais ingredientes.

Desta forma, o resultado final será melhorado a nível nutricional. Mesmo assim, lembre-se de que estamos falando de um produto para incluir na dieta ocasionalmente.

Apesar da campanha contra o açúcar nos últimos anos, deve-se levar em consideração que é possível consumir este produto de vez em quando sem maiores consequências. O ideal é praticar exercícios físicos diariamente e priorizar a contribuição de carboidratos complexos.

1. Biscoitos de chocolate com farinha de grão de bico

Vamos começar com uma das receitas mais básicas de biscoitos de chocolate com farinha de grão de bico. Trata-se, neste caso, de uma preparação com baixo teor de açúcar e com elevada presença de cacau. Este elemento de origem vegetal tem se mostrado benéfico para a saúde. Entre outras coisas, é capaz de reduzir os valores da pressão arterial.

Cacau para biscoitos de farinha de grão de bico.
O cacau é um produto que pode ser adquirido em lojas especializadas para garantir sua origem natural.

Ingredientes

  • 1 ovo.
  • Uma pitada de sal.
  • 1/4 xícara de mel.
  • 1/3 xícara de óleo.
  • 1/4 xícara de farinha de grão de bico.
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó.
  • 60 gramas de chocolate com 70% de cacau.
  • 1/3 xícara de cacau em pó sem adição de açúcar.

Com essa proporção de ingredientes você poderá fazer cerca de 12 biscoitos de tamanho médio. Se quiser aumentar o número resultante, aumente as quantidades, respeitando as proporções estabelecidas.

Além disso, pense que é possível variar a concentração de cacau do chocolate usado. Isso vai depender de gostos individuais. O que está claro é que quanto maior for o teor desse elemento de origem vegetal, tanto mais saudável será o produto.

Passo a passo

Você tem que começar pré-aquecendo o forno a 180 graus Celsius. Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela e misture bem. Em seguida, adicione o ovo, o óleo e o mel. Misture até obter uma massa de textura homogênea.

A consistência pode ser excessivamente líquida nos primeiros momentos. Porém, à medida que o processo de amassado continua, a farinha de grão de bico vai absorvendo a água, obtendo assim uma textura óptima.

Agora resta espalhar uma forma com azeite extra virgem e formar bolinhos com as mãos, colocando-os por cima. É sempre aconselhável dar-lhes uma forma arredondada. Eles devem ser assados por 12 ou 15 minutos e removidos, permitindo que esfriem antes de serem consumidos.

2. Cookies de chocolate com farinha de grão de bico para pessoas com intolerância à lactose

A cada dia, mais pessoas têm intolerâncias alimentares. Isso torna necessária a adaptação dos preparados, evitando-se a inclusão de compostos que possam gerar reação ou desconforto. A seguir mostraremos uma receita de biscoitos de chocolate que proporcionará uma digestão ideal.

Graças ao seu conteúdo na farinha de grão de bico, eles são capazes de fornecer uma dose significativa de fibra. Este composto ajuda a prevenir a constipação, conforme afirma um estudo publicado na revista Nature Reviews .

Você também pode estar interessado em: Flã de coco sem açúcar e sem leite

Ingredientes

  • 1/4 colher de chá de sal.
  • 1 ou 2 colheres de sopa de água.
  • 3 colheres de sopa de xarope de bordo ou mel.
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo.
  • 115 gramas de farinha de grão de bico.
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó.
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha.
  • 2 colheres de sopa de gotas de chocolate.
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco derretido.
Farinha de grão de bico.
A farinha de grão de bico adiciona fibra às preparações, o que pode ser útil para pessoas com prisão de ventre.

Passo a passo

Você deve começar pré-aquecendo o forno a 175 graus Celsius. Em uma tigela, os ingredientes secos são introduzidos e misturados. Estes são farinha, fermento, sal e açúcar.

É importante que eles se integrem bem uns com os outros. A partir daqui, o óleo é incorporado junto com o extrato de baunilha e o xarope ou mel. Os ingredientes se misturam bem com a ajuda de uma espátula de madeira.

Para continuar será necessário incorporar as gotas de chocolate. Depois de amassar um pouco, devemos conseguir ter uma massa homogênea.

Agora, se a mistura ficou muito seca, pode corrigir com uma ou duas colheres de chá de água. Quando a textura estiver ótima, forme pequenas bolas e coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse por cerca de 12 minutos e espere que elas esfriem.

Lembre-se de que esta receita contém mais açúcares simples do que a anterior. Este ingrediente pode se substituir com adoçante líquido, embora haja alguma controvérsia com esses tipos de produtos. De fato, há evidências de que eles podem ter um impacto negativo na microbiota intestinal.

Faça biscoitos de chocolate com farinha de grão de bico

É fácil fazer biscoitos de chocolate com farinha de grão de bico. Não são necessários muitos ingredientes e será possível obter um resultado final com um teor moderado de açúcares simples; algo considerado muito bom para prevenir problemas associados à saúde metabólica.

Agora, não pense que você pode comer biscoitos de chocolate sem controle. Mesmo utilizando ingredientes saudáveis, estamos falando de uma preparação destinada ao consumo ocasional.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ried, K., Fakler, P., & Stocks, N. P. (2017). Effect of cocoa on blood pressure. The Cochrane database of systematic reviews4(4), CD008893. https://doi.org/10.1002/14651858.CD008893.pub3
  • Gill, S. K., Rossi, M., Bajka, B., & Whelan, K. (2021). Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology18(2), 101–116. https://doi.org/10.1038/s41575-020-00375-4
  • Emamat, H., Ghalandari, H., Tangestani, H., Abdollahi, A., & Hekmatdoost, A. (2020). Artificial sweeteners are related to non-alcoholic fatty liver disease: Microbiota dysbiosis as a novel potential mechanism. EXCLI journal19, 620–626. https://doi.org/10.17179/excli2020-1226

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.