Flã de coco sem açúcar e sem leite

· 14 de março de 2019
Ainda que às vezes fugimos na hora de preparar um flã de coco, por causa de um excesso de calorias, existem alternativas mais saudáveis. Esta receita de flã de coco sem açúcar e sem leite é uma nutritiva e saudável escolha.

Uma opção de sobremesa deliciosa, saudável e sem remorsos é o flã de coco sem açúcar e sem leite. O flã é uma das sobremesas mais deliciosas que existem e mais consumidas em todo o mundo.

Graças a algumas pequenas mudanças, é possível poder desfrutar desta deliciosa sobremesa com mais frequência, já que estas receitas não contêm nenhuma porcentagem de açúcar nem leite.

Flã de coco: uma sobremesa deliciosa

O flã é uma das sobremesas mais deliciosas e populares do mundo. Sua cremosidade e sabor não tem comparação. Por isso, sempre é uma excelente opção para compartilhar ou simplesmente degustar sozinho.

Coco para o flã de coco

Felizmente, alguns cozinheiros e chefes fizeram modificações na receita original e puderam criar uma sobremesa igualmente deliciosa, mas muito mais saudável. Desta forma, o flã de coco sem açúcar e leite se converte em uma das melhores opções na hora de combinar sabor e nutrição.

Não deixe de ler: Receitas para prepara rum delicioso flã de laranja

Flã de coco sem açúcar e sem leite

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 xícara de coco ralado (opcional) (200 g)
  • 2 copos de leite de amêndoas, de coco ou avelãs (400 ml). Também pode ser substituído por leite desnatado.
  • 1 colher de essência de baunilha (5 ml)
  • 1/2 colher de estévia em pó ou de adoçante (2 g)
  • 2 colheres de açúcar mascavo (30 g)

Ingredientes para o caramelo

  • Entre 1 e 2 colheres de água (15 ou 30 ml)
  • 3 colheres de açúcar mascavo integral (45 g)

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, comece com o preparo do caramelo. Para isso coloque o açúcar mascavo integral junto com a água em uma panela ou frigideira antiaderente em fogo baixo. É importante não mexer constantemente a mistura, somente tomar cuidado para não grudar. Assim que o caramelo estiver pronto, coloque na base da forma do flã e reserve.
  2. Logo em seguida, bata os ovos junto com o adoçante. Adicione a essência de baunilha, o leite e o coco ralado pouco a pouco.
  3. Por outro lado, coloque a mistura na forma com o caramelo e comece a cozinhá-la no forno a banho Maria. Para isso encha com água uma bandeja para forno até a metade. Coloque por cima a forma do flã.
  4. Posteriormente, esquente o forno com uma temperatura entre 180 º a 200 ºC. O tempo para um flã tamanho médio pode variar entre 40 e 45 minutos. No entanto, é importante estar muito atento, já que se o molde é menor pode cozinhar em 30 minutos.
  5. Finalmente, espete o flã com um palito de madeira e retirá-lo do forno quando este sair limpo.

Confira também: Como preparar flan de queijo fresco sem lactose

Leite e coco

Flã sem açúcar com leite desnatado

Ingredientes

  • 2 copos de leite desnatado (400 ml)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de coco desidratado (150 g)
  • 1 colher de essência de baunilha (5 ml)
  • 3 colheres de adoçante (15 g)
  • 2 colheres de adoçante para o caramelo (10 g)

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, faça o caramelo. Para isso coloque em uma frigideira em temperatura baixa as 2 colheres de adoçante com 2 colheres de água.
  2. Ao mesmo tempo, mexa esporadicamente para evitar que o caramelo que está se formando grude. Assim que estiver pronto e antes que endureça, coloque a mistura na forma do flã.
  3. Por outro lado, comece a bater, com as mãos ou com a ajuda de uma batedeira ou liquidificador, o leite, a baunilha, o adoçante e o coco. Depois coloque a mistura na forma ou nas formas que está o caramelo.
  4. Posteriormente, cozinhe o flã em banho Maria no forno, por um tempo aproximado de 30 a 40 minutos a 180 ºC. O ponto será quando introduzir um palito e este sair totalmente seco.
  5. Assim que o flã estiver pronto, retire-o do forno e deixe esfriar de forma natural. É recomendado colocar a sobremesa na geladeira durante pelo menos duas horas antes de consumir.

Em conclusão, estas duas opções de flã de coco sem açúcar não só são saudáveis, como também deliciosas. São ideais para as pessoas que sofrem de diabetes e também para todos aqueles que querem cuidar do peso e levar uma vida mais saudável, mas sem renunciar o sabor.