Receita de flan de caqui e chocolate

Uma sobremesa tradicional com dois ingredientes exóticos que vieram para ficar. Você sabia que pode combinar caqui e cacau? Descubra como fazer isso a seguir.
Receita de flan de caqui e chocolate

Última atualização: 25 Maio, 2021

Os principais protagonistas da receita de flan de caqui e chocolate são as frutas e o cacau. Ambos estão cada vez mais presentes no mercado graças ao seu sabor e valor nutricional.

Uma sobremesa simples com um sabor e uma textura surpreendentes, que agrada tanto às crianças quanto aos adultos. Uma receita que certamente você repetirá com frequência.

Uma receita com um grande potencial para a saúde

O caqui e o cacau são dois alimentos saudáveis ​​que podemos introduzir na dieta diária. Além disso, são muito versáteis na cozinha e permitem vários preparos: saladas de frutas, vitaminas, misturados com iogurte, em saladas ou sobremesas.

O caqui é uma fruta nativa do Japão e da China, embora hoje seja muito popular em outros países do mundo. Há diversas variedades no mercado e todas se destacam pelo sabor delicado.

A nível nutricional, é importante destacar o seu elevado teor de água, fibras e vitaminas. Em seu caso particular, destacam-se as vitaminas A e C. Também fornece antioxidantes e outros componentes com efeitos interessantes na saúde.

O cacau, por outro lado, vem do continente americano. Conhecido como alimento dos deuses pelos Incas, tornou-se muito popular na Europa devido ao seu uso como medicamento.

Na sua forma original, não contém o açúcar adicionado do chocolate. Usá-lo assim é a melhor maneira de aproveitar as suas possíveis propriedades para o organismo (embora os especialistas afirmem que são necessárias mais evidências científicas):

Cacau e chocolate
O cacau é um produto muito apreciado pelo seu sabor e pelas características benéficas para o sistema cardiovascular.

Receitas de flan de caqui e chocolate

Quando se trata de fazer sobremesas saudáveis, você pode obter ótimos resultados com apenas alguns ingredientes. Às vezes, as frutas são as grandes protagonistas.

O flan é, sem dúvida, uma sobremesa muito tradicional em vários países. Pode ser preparado das mais variadas formas que se possa imaginar e podemos acrescentar múltiplos ingredientes e sabores.

São cozidos no forno ou em banho-maria, incluem frutas em sua receita mais tradicional, ou bebidas vegetais e versões sem açúcar. Embora alguns sejam mais recomendados do que outros para comer diariamente, todos representam um sucesso indiscutível.

Opção 1: flan de caqui e chocolate sem açúcar, ovos ou leite

Você pode preparar esta sobremesa com um pouco de cacau puro e alguns caquis maduros. Ela não requer mais ingredientes e fica pronta em apenas alguns minutos.

Ingredientes para preparar 6 porções

  • 800 gramas de caqui (peso da fruta descascada e cortada).
  • 60 gramas de cacau puro em pó.

Preparação

  1. Primeiramente, descasque e corte o caqui em pedaços médios. Coloque no copo do liquidificador e bata até obter um creme.
  2. Logo depois, adicione o cacau e bata novamente até obter uma mistura homogênea.
  3. Em seguida, despeje em formas de flan individuais e cubra com papel alumínio. Coloque na geladeira por pelo menos 6 horas e, se possível, até o dia seguinte.
  4. Decorrido este tempo, ao retirar da geladeira a textura será muito mais cremosa. Embora possa ser um pouco diferente do flan tradicional, o resultado é espetacular e muito saboroso.

Neste caso, é uma receita para sobremesas saudáveis. Sem adição de açúcar, pois é adoçada com a própria fruta. Portanto, é quase o mesmo que comê-la inteira com um pouco de cacau puro.

Além disso, esta receita é indicada para pessoas com intolerâncias e alergias comuns, como ovos e leite. Também é adequada para celíacos se o cacau puro tiver a certificação de que é livre de glúten (GF-gluten-free – não apresenta risco de contaminação cruzada ou adição de farinha).

Para quem prefere um toque mais doce, pode adicionar algum tipo de adoçante. Embora seja preferível habituar o paladar ao sabor original da fruta, existe sempre a possibilidade de adicionar um toque de canela ou baunilha para realçar o sabor.

Opção 2 para o flan de caqui e chocolate: com ovo

O flan mais tradicional, mas preparado em casa e com a fruta como ingrediente principal.

Ingredientes necessários

  • 500 gramas de caquis maduros.
  • 40 gramas de cacau em pó puro.
  • 5 ovos.
  • 150 gramas de açúcar.
  • 100 gramas de açúcar para o caramelo.

Preparação

  1. Em primeiro lugar, descasque e pique os caquis. Reserve.
  2. Logo depois, prepare o caramelo. Para isso, coloque o açúcar em uma panela com um pouco de água e cozinhe até ficar moreno. Despeje no fundo do molde onde vai preparar o flan.
  3. Em uma tigela ou copo do liquidificador, adicione a fruta cortada e bata com o cacau. A consistência da massa deve ser espessa e homogênea.
  4. Em outra tigela, bata os ovos com o resto do açúcar e junte com a mistura anterior. Em seguida, despeje na forma com o caramelo.
  5. Para cozinhar o flan você tem que colocar a forma em uma bandeja ou recipiente com água e levar ao forno em banho-maria. Ele estará pronto quando você enfiar um palito e ele sair totalmente limpo.
  6. Retire do forno e reserve para esfriar completamente. Em seguida, é necessário colocar na geladeira por no mínimo duas horas. É aconselhável preparar o flan de um dia para o outro, pois assim ele ganha mais sabor.
  7. Para reduzir o teor de açúcar desta preparação, você pode fazê-la sem o caramelo e decorar com algumas nozes picadas por cima, depois de desenformada.
Caquis
A doçura do caqui corresponde à intenção dessas sobremesas de serem saudáveis ​​sem a adição de açúcar.

Mais receitas saudáveis: 3 receitas deliciosas com chocolate amargo

O essencial sobre esta receita

Ambas as versões são relativamente fáceis de preparar e levam pouco tempo. Por este motivo, podem ser consumidas no café da manhã, no lanche da tarde ou entre as refeições.

Porém, é mais aconselhável deixar a primeira receita para o consumo regular e a segunda (com adição de açúcar) para ocasiões especiais.

Na hora de servir o flan de caqui e chocolate, pode-se decorar com bolachas ou waffle. Você também pode acrescentar algumas nozes picadas.

Sem dúvida, estas receitas permitem introduzir mais porções de frutas na dieta e aumentar a sua variedade. A cor marcante do caqui revela a sua interessante contribuição de vitaminas, antioxidantes e betacaroteno.

Para os amantes do chocolate, obtém-se um sabor semelhante, embora com um toque mais amargo ao qual também é necessário se habituar. No entanto, esta é a melhor forma de aproveitar os benefícios do cacau valorizados pelas culturas mexicanas há muitos anos.

Pode interessar a você...
Qual é o chocolate mais saudável?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Qual é o chocolate mais saudável?

Nem todos os chocolates são iguais em termos de valor nutricional. Por isso, é importante saber qual é o chocolate mais saudável.



  • Butt MS, et al. Persimmon (Diospyros kaki) fruit: hidden phytochemicals and health claims. Experimental and Clinical Sciences Journal. Mayo 2015. 14:542-561.
  • Latif, R. Chocolate/cocoa and human health: a review. The Netherlands Journal of Medicine. Marzo 2013. 71(2):63-8.
  • Montagna MT, et al. Chocolate, “Food of the Gods”: History, Science, and Human Health. International Journal of Environmental Research and Public Health. Diciembre 2019. 16(24):4960.