Melhor Com Saúde
 

O que são os carotenos e quais são os seus benefícios?

Os carotenos são pigmentos naturais vermelhos, amarelos e alaranjados que estão presentes nas plantas. Seu consumo regular pode trazer benefícios ao organismo. Veja quais são.

O que são os carotenos e quais são os seus benefícios?

Última atualização: 06 Janeiro, 2021

Os carotenos trazem benefícios à saúde pois são um grupo de compostos naturais produzidos pelas plantas. Essas substâncias são responsáveis ​​pela pigmentação de certas frutas e vegetais. Além disso, exercem ações sobre o corpo humano.

Este termo abrange os compostos químicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio. De acordo com diversos estudos, são antioxidantes naturais, com ação preventiva de doenças e de grande importância na natureza. Continue lendo para saber mais.

A importância dos carotenos na natureza

As plantas, além de produzirem clorofila, sintetizam carotenos para captar a luz solar com eficiência. Em outras palavras, eles são necessários para a fotossíntese.

Absorvem luz ultravioleta, violeta e azul, espalham luz cor de laranja ou vermelha e a luz amarela em concentrações mais baixas.

Quando chega a época do outono, a clorofila (responsável pela cor verde) se degrada e os outros pigmentos permanecem. Assim, surgem os tons alaranjados, vermelhos e amarelos que aparecem na cenoura, na abóbora, no tomate, na batata doce e em algumas flores. No reino vegetal, os carotenos também são responsáveis ​​pela coloração de algas e cogumelos.

Além disso, em espécies animais, servem para fornecer pigmentos às penas e bicos de algumas aves, ao esqueleto de crustáceos e aos músculos ou escamas dos peixes.

Na verdade, os onívoros apresentam gordura corporal amarelada como resultado da retenção e armazenamento desses compostos em sua dieta.

Nesse sentido, essa pigmentação também pode ser encontrada em produtos de origem animal, como leite, manteiga ou ovos.

A cenoura possui uma grande quantidade de carotenos
Os carotenos são encontrados em vários vegetais, incluindo as cenouras.

Como são classificados e como funcionam?

Os carotenos, também conhecidos como carotenoides ou precursores da vitamina A, são compostos solúveis em gordura. Em outras palavras, sua absorção pode ser melhorada se forem misturados com lipídios.

Ao contrário do que acontece com a maioria dos nutrientes, cozinhar, picar e refogar os alimentos que são fonte desta substância em óleo potencializa os seus efeitos.

São classificados em dois grupos:

  • Xantofilas: luteína e zeaxantina.
  • Carotenos: betacaroteno e licopeno.

De todos eles, os predominantes são o betacaroteno, o licopeno e a luteína.

Para saber mais, leia também: As vitaminas essenciais para a dieta

Benefícios dos carotenos para a saúde

Como mencionamos anteriormente, os carotenos protegem o organismo de doenças. Além disso, melhoram o sistema imunológico. Dentre os seus efeitos no organismo, podemos destacar os seguintes:

Ajudam a manter a saúde dos olhos

Como essas substâncias são precursoras da vitamina A, são essenciais para manter a saúde ocular e prevenir doenças como cegueira, cegueira noturna e olho seco. Para obter estes efeitos, é aconselhável consumir pelo menos 6 miligramas desse nutriente por dia.

Entre os problemas oculares, um dos principais é a degeneração da retina. Na verdade, a exposição contínua à luz azul é uma das principais causas desta patologia. Felizmente, os carotenos podem absorvê-la, evitando danos e até interrompendo o progresso da doença.

Benefícios cardiovasculares

Como os carotenoides são compostos com ações antioxidantes, eles diminuem a inflamação no corpo. Em relação a isso, evidências científicas mostram que eles reduzem o risco de desenvolver problemas cardíacos, como a aterosclerose. Esta é uma patologia na qual o colesterol bloqueia os vasos sanguíneos.

Por outro lado, ajudam a diminuir os fatores de risco, como a hipertensão, gordura abdominal e intolerância à glicose. Tudo isso reduz a possibilidade de um evento cardiovascular importante.

Os carotenos retardam o envelhecimento da pele

Embora seja natural que a pele envelheça, os raios ultravioleta são capazes de acelerar esse processo. Nesse sentido, de acordo com o estudo Importancia nutricional de los pigmentos carotenoides, o consumo de quantidades adequadas desses nutrientes protege o organismo contra alterações celulares evitando, assim, danos à pele.

Tanto o licopeno quanto o betacaroteno oferecem esse benefício. Os suplementos também são eficazes.

Não deixe de ler: 6 hábitos para prevenir o envelhecimento precoce da sua pele

Reduzem o risco de doenças

Além das ações já descritas, os carotenoides ajudam a proteger a pele contra o câncer. Isso se relaciona ao seu potencial antioxidante e ao atraso do envelhecimento. Este efeito elimina os erros celulares cumulativos, ou seja, o nutriente bloqueia mudanças nas células que podem levar à degeneração maligna.

A dieta evita o envelhecimento precoce
O envelhecimento é um sinal de degeneração de tecidos e células. Os carotenos podem retardar esse processo.

Principais fontes de carotenos

A distribuição dos carotenoides entre os diferentes grupos de plantas não apresenta um padrão único. Entretanto, em geral, podemos encontrá-los em vegetais e frutas com pigmentos vermelhos, alaranjados e amarelos. Entre eles estão a cenoura, a manga, o pimentão, o mamão e o tomate.

Também podemos obter benefícios dos carotenos com o consumo de pêssego, goiaba, ameixa, batata-doce, gema de ovo, milho, abóbora, couve e tangerina.

O que devemos lembrar sobre os carotenos e seus benefícios?

Como mostramos, os carotenos trazem benefícios para a saúde humana pois são substâncias antioxidantes. Essas substâncias auxiliam o organismo a proteger células, tecidos e órgãos contra os efeitos nocivos de substâncias tóxicas. Desta forma, eles evitam o desenvolvimento de doenças e o envelhecimento precoce.

Por esse motivo, é importante consumir uma variedade de alimentos em que eles estejam presentes em grandes quantidades. Entretanto, o melhor é consultar um nutricionista para que oriente sobre os vegetais, além dos mencionados, que podem fortalecer o seu sistema imunológico.

Saiba também que os carotenos estão disponíveis em suplementos de vitamina A, mas você só deve usá-los sob indicação médica, porque o seu excesso pode trazer sérias complicações à saúde.

Avitaminose: a carência de vitaminas

Avitaminose: a carência de vitaminas

A avitaminose é a falta ou deficiência na quantidade de vitaminas que o organismo requer para funcionar corretamente. Por quê acontece? Como afeta a saúde?



  • Cruz Bojórquez, R. M., González Gallego, J., & Sánchez Collado, P. (2013). Propiedades funcionales y beneficios para la salud del licopeno. Nutrición Hospitalaria28(1), 6-15.
  • Vitale, Arturo Alberto, Eduardo Alberto Bernatene, and Alicia Beatriz Pomilio. “Carotenoides en quimioprevención: Licopeno.” Acta bioquímica clínica latinoamericana 44.2 (2010): 195-238.
  • Ciccone, M. M., Cortese, F., Gesualdo, M., Carbonara, S., Zito, A., Ricci, G., … & Riccioni, G. (2013). Dietary intake of carotenoids and their antioxidant and anti-inflammatory effects in cardiovascular care. Mediators of inflammation2013.
  • Taricco, M. EL AGUACATE: PRECIOSO ALIADO DE LA SALUD.
  • Olmedilla Alonso, Begoña. “Efectos de¿ nuevos¿ nutrientes sobre la retina y la función visual.” (2008).
  • CAROTENOIDES. (2012). Sociedad Argentina de Nutrición. Disponible en: http://www.sanutricion.org.ar/files/upload/files/carotenoides.pdf
  • Olmedilla Alonso, Begoña. “Las vitaminas, carotenoides y minerales.” (2017).
  • Carranco Jáuregui, María Elena, Ma Calvo Carrillo, and Fernando Pérez-Gil Romo. “Carotenoides y su función antioxidante: Revisión.” Archivos latinoamericanos de nutricion 61.3 (2011): 233-241.
  • Meléndez Martínez, Antonio Jesús, Isabel Vicario Romero, and Francisco José Heredia Mira. “Importancia nutricional de los pigmentos carotenoides.” (2004).
  • Mesquita, S. S., C. M. L. L. Teixeira, and E. F. C. Servulo. “Carotenoides: propriedades, aplicações e mercado.” Revista virtual de Química 9.2 (2017): 672-688.