Grão-de-bico com bacalhau: uma receita fácil e deliciosa

A fibra do grão-de-bico tem se mostrado capaz de nos proteger de doenças digestivas, como o desenvolvimento de prisão de ventre. Combine-o com peixes para maximizar seus benefícios.
Grão-de-bico com bacalhau: uma receita fácil e deliciosa

Última atualização: 25 Julho, 2021

Com essa receita de grão-de-bico com bacalhau, você obterá uma quantidade ideal de nutrientes. Este é um prato perfeito para incluir na dieta alimentar de forma regular, pois contém substâncias capazes de melhorar o funcionamento do organismo.

Antes de começar, é importante enfatizar a necessidade de aumentar o consumo de peixes. Esses alimentos têm um perfil lipídico muito adequado, por isso os especialistas aconselham priorizar sua ingestão em detrimento da carne bovina. Isso pode contribuir para a melhora do risco cardiovascular.

Grão-de-bico com bacalhau

A seguir, vamos contar como preparar essa receita passo a passo, mas primeiro temos que falar sobre algumas das suas propriedades em termos nutricionais. O primeiro ponto a destacar é o seu teor de fibra, procedente do grão-de-bico.

Essa substância tem se mostrado importante na prevenção de tumores relacionados ao sistema digestivo, de acordo com um estudo publicado na revista International Journal of Food Sciences and Nutrition.

Além disso, o grão-de-bico e o bacalhau juntos têm uma concentração significativa de iodo, um mineral fundamental para o funcionamento da glândula tireoide. Esse elemento é importante para evitar ineficiências na síntese de hormônios, que podem levar ao desenvolvimento de hipotireoidismo, conforme evidenciado por uma pesquisa publicada na revista Biological Trace Element Research.

Por fim, não devemos esquecer que os alimentos vindos do mar geralmente contêm ácidos graxos da série ômega 3. Embora a quantidade desses nutrientes se destaque mais nos peixes oleosos do que nos peixes brancos, ao ingerir bacalhau você também pode consumir uma certa quantidade deles.

Receita de bacalhau
O bacalhau tem uma menor quantidade de ácidos graxos ômega 3 do que os peixes oleosos, mas a sua composição não é desprezível.

Ingredientes

  • 500 gramas de grão-de-bico.
  • 200 gramas de bacalhau dessalgado.
  • 1 cebola média.
  • 1 pimentão verde.
  • 2 dentes de alho.
  • Louro.
  • Páprica.
  • Azeite extravirgem
  • Sal.

Passo a passo para preparar a receita

A primeira coisa a se ter em mente é que o grão-de-bico precisa ficar um tempo de molho. Por isso, é importante colocar os grãos em água com sal na noite anterior ao cozimento.

No dia do preparo do prato, é importante começar refogando a cebola com o pimentão e o alho em uma panela com azeite extravirgem. É importante que todos os ingredientes estejam muito bem picados para que sejam cozidos em fogo médio. Agora, adicione uma colher de sopa de páprica para dar sabor e cor.

Quando todos os vegetais já estiverem bem refogados, junte o grão-de-bico, o louro, o bacalhau e o sal, cobrindo o conteúdo da panela com água para começar a cozinhar em fogo baixo.

É importante cozinhar até que o grão-de-bico fique macio o suficiente, e sempre em fogo baixo. Uma vez alcançada a textura adequada das leguminosas, você já pode servir e saborear o seu prato.

Outra receita para preparar bacalhau com grão-de-bico

Se você gostou da opção anterior, apresentamos aqui outra forma de preparar esse prato. Nesse caso, vamos adicionar espinafre, um vegetal que se destaca pelo seu teor de vitamina C.

Esse nutriente é capaz de melhorar o funcionamento do sistema imunológico, conforme um estudo publicado na revista Nutrients. Seu consumo regular reduz o tempo de permanência dos sintomas nas patologias virais respiratórias.

Também pode ser do seu interesse:A vitamina C ajuda a combater as alergias?

Ingredientes

  • 200 gramas de bacalhau dessalgado.
  • 1 fatia de pão.
  • 150 gramas de espinafre congelado.
  • 1 cebola média.
  • 2 dentes de alho.
  • 1 colher de páprica.
Grão-de-bico cru
O grão-de-bico pode provocar gases em algumas pessoas, portanto, sua hidratação na noite anterior é recomendada.

Passo a passo

Como no caso anterior, é fundamental deixar o grão-de-bico de molho durante a noite prévia ao preparo. Feito isso, os grãos devem ser cozidos com um pouco de sal durante pelo menos 2 horas em fogo baixo para que amoleçam.

É importante cortar os filés de bacalhau e picar o espinafre em pedaços bem finos. Além disso, o ideal é usar caldo de peixe, que pode ser feito em casa ou comprado no mercado.

Para fazer esse guisado é necessário refogar a cebola com o alho em uma panela. Assim que estiverem dourados, adicione uma colher de sopa de páprica para dar sabor.

Também é possível incluir uma colher de sopa de tomate frito, embora seja opcional. Feito isso, doure os filés de bacalhau na própria panela.

Quando o peixe estiver selado, adicione o grão-de-bico cozido e o espinafre, junto com meio litro de caldo de peixe e uma folha de louro. Nesse momento, é importante deixar cozinhar em fogo baixo por 15 minutos para que os sabores se integrem bem.

Antes de concluir, é importante fritar um dente de alho com uma fatia de pão e, em seguida, amassar tudo junto em um pilão com um pouco de caldo. Com essa mistura triturada, leve de volta à panela, mexendo bem e aumentando o fogo para alcançar uma fervura final.

Prepare esta receita de grão-de-bico com bacalhau

Como você viu, ambas as receitas de grão-de-bico com bacalhau são muito simples. Você pode prepará-las e começar a incluí-las com frequência na sua dieta alimentar, pois contam com uma grande quantidade de nutrientes essenciais que ajudarão a garantir uma boa saúde.

Pode interessar a você...
Como as leguminosas nos protegem contra a diabetes?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como as leguminosas nos protegem contra a diabetes?

O consumo de leguminosas tem sido associado a um menor risco de diabetes tipo 2. Por que são recomendadas? Qual é a melhor variedade?



  • Gianfredi V, Salvatori T, Villarini M, Moretti M, Nucci D, Realdon S. Is dietary fibre truly protective against colon cancer? A systematic review and meta-analysis. Int J Food Sci Nutr. 2018 Dec;69(8):904-915. doi: 10.1080/09637486.2018.1446917. Epub 2018 Mar 8. PMID: 29516760.
  • Luo J, Hendryx M, Dinh P, He K. Association of Iodine and Iron with Thyroid Function. Biol Trace Elem Res. 2017 Sep;179(1):38-44. doi: 10.1007/s12011-017-0954-x. Epub 2017 Feb 3. PMID: 28160243.
  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 3;9(11):1211. doi: 10.3390/nu9111211. PMID: 29099763; PMCID: PMC5707683.