Por que deveríamos comer espinafre cru? 5 benefícios

19 de julho de 2019
Como muitos outros vegetais, o espinafre está repleto de vitaminas e minerais muito benéficos à nossa saúde. Entretanto, alguns dos benefícios se perdem quando os cozinhamos, por esse motivo, sugerimos que seja consumido cru. Explicamos o porquê.

Você pode comprar espinafre durante todo o ano, fresco, congelado e enlatado. O conteúdo nutricional do espinafre varia se for ingerido cozido ou cru. Neste artigo vamos explicar as vantagens de comer espinafre cru, além de mencionar seus benefícios.

Características do espinafre que você deve saber

Como muitos outros vegetais, o espinafre é cheio de vitaminas, minerais e fitoquímicos benéficos. Um desses compostos é a luteína, um pigmento que também está presente em muitos vegetais de folhas verdes. É um antioxidante que trabalha com o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias.

Outras características do espinafre são:

  • É um vegetal composto principalmente por água.
  • Ele contém muito poucos carboidratos, mas possui abundantes proteínas.
  • É muito rico em vitaminas e minerais e, ao mesmo tempo, é uma ótima fonte de ácidos graxos ômega 3.
  • Minerais: cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
  • Vitaminas A, C, E, K e Vitaminas do Grupo B (incluindo ácido fólico)

Leia também: 5 receitas com espinafres para incluir na dieta

Por que devemos comer espinafre cru?

Pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, provaram que a luteína é especialmente benéfica para o sistema cardiovascular porque ajuda a manter as artérias em boas condições.

Entretanto, a luteína perde as suas propriedades com o calor, por isso, se cozinharmos o espinafre, este perde parte do seu efeito benéfico. Portanto, se você está interessado em conservar este nutriente específico para melhorar seu sistema cardiovascular, você deve comê-lo cru.

Além disso, os pesquisadores quiseram verificar qual é a redução de luteína de acordo aos diferentes métodos de cozimento: cozido na água, ao vapor ou refogado em diferentes temperaturas.

As maiores quantidades de luteína disponível foram encontradas em vitaminas preparadas com espinafre cru, especialmente aqueles contendo produtos lácteos (que podem ser substituídos por leites vegetais). O espinafre que foi cozido mostrou quantidades menores de luteína, especialmente em cozimento prolongado.

Espinafre cru

O consumo de espinafre cru permite uma melhor utilização de alguns dos seus principais nutrientes.

Mais razões para comer espinafre cru …

No caso do espinafre, comê-lo cru pode ser uma boa maneira de proteger seu alto teor de vitamina C. O espinafre cru também tem menos calorias do que cozido e parece que retém melhor os folatos, que são em grande parte perdidos durante o cozimento.

Outra vantagem de comer esta verdura crua, tem a ver com nosso paladar. Sem cozinhar, o espinafre mantém a sua textura crocante, sendo assim, fica muito mais saboroso em saladas ou como guarnição.

Benefícios de comer espinafre cru

1. Protege seu cérebro

Vários componentes do espinafre, como potássio, folato e vários antioxidantes, proporcionam benefícios neurológicos às pessoas que o consomem regularmente.

De acordo com a neurologia, o folato reduz o aparecimento da doença de Alzheimer, de modo que o espinafre é uma ótima opção para pessoas com alto risco de degeneração neuronal ou cognitiva.

2. O espinafre cru regula a pressão arterial

O espinafre tem alto teor de potássio e baixo teor de sódio. Essa composição mineral é um benefício para pacientes com pressão alta, já que o potássio ajuda a regular a pressão arterial, enquanto que o sódio, pelo contrário, a aumenta.

O espinafre reduz a pressão arterial

3. Poderia apoiar a luta contra alguns tipos de câncer

O espinafre é composto por vários elementos importantes que foram considerados promissores no tratamento e prevenção de vários tipos de câncer. Os diferentes componentes do espinafre, como folato, tocoferol e clorofilina, atuam através de diferentes mecanismos que são benéficos contra esta doença.

Mais consumo de espinafre? Então leia também: Espinafre, cenoura e limão: bebida medicinal para eliminar toxinas

4. Fortalece seus ossos

O espinafre é uma boa fonte de vitamina K, que atua na retenção de cálcio na matriz óssea, o que leva à mineralização dos ossos. Além disso, outros minerais como manganês, cobre, magnésio, zinco e fósforo também ajudam na construção de ossos fortes.

Isso, aliás, pode impedir que uma pessoa desenvolva osteoporose. Além disso, estes minerais também são essenciais para manter os dentes e as unhas saudáveis.

5. Fortalece seus músculos

Um componente do espinafre, chamado de coenzima Q10, que é um antioxidante, desempenha um papel importante no fortalecimento dos músculos. Especialmente os músculos do coração que bombeiam sangue continuamente para todas as partes do corpo.

Finalmente, lembramos que, por ser propenso a formar oxalatos, aqueles que sofrem de artrite, gota, osteoartrite e cólica renal devem evitá-lo. Entretanto, se você não se identificar com esses casos, poderá aproveitar os benefícios do espinafre regularmente sem problemas.

E é claro, que se tiver dúvidas, não hesite em consultar o seu médico, porque ele indicará o mais adequado para o seu organismo.

  • Linköping University. “Getting the most out of spinach: Maximizing the antioxidant lutein.” ScienceDaily. ScienceDaily, 21 December 2018.
  • Pighín, A. F. (2010). Espinaca fresca, supercongelada y en conserva: contenido de vitamina C pre y post cocción. Revista chilena de nutrición37(2), 201-207.
  • Dummies-Juan, P. E. F. P., & de Fitness, V. T. Beneficios de la Espinaca. Discurso6(8), 6.
  • Ko SH, Park JH, Kim SY, Lee SW, Chun SS, Park E. Antioxidant Effects of Spinach (Spinacia oleracea L.) Supplementation in Hyperlipidemic Rats. Prev Nutr Food Sci. 2014;19(1):19–26. doi:10.3746/pnf.2014.19.1.019
  • Roberts, J. L., & Moreau, R. (2016, August 1). Functional properties of spinach (Spinacia oleracea L.) phytochemicals and bioactives. Food and Function. Royal Society of Chemistry. https://doi.org/10.1039/c6fo00051g