Bebidas que engordam: confira quais são elas

· 3 de fevereiro de 2019
Os refrigerantes comerciais e bebidas contendo leite são potenciais inimigos de uma dieta saudável. Embora às vezes eles pareçam "inofensivos", seu alto teor de açúcares e calorias não faz qualquer tentativa de perder peso.

Quando se trata de fazer dieta, olhamos para as calorias e composição nutricional dos alimentos. No entanto, às vezes ignoramos as bebidas que engordam. Embora a relação com o excesso de peso pareça óbvia, nem sempre lhes damos a devida importância.

Portanto, como os hábitos alimentares parecem saudáveis, encontramos um obstáculo ao desejo de perder peso. Além disso, uma vez que quase todas as bebidas são uma fonte de açúcares e compostos adicionados, elas são muitas vezes o gatilho para problemas como a diabetes.

Então, se nós adotarmos um plano para perder peso, ou nos preocuparmos com o peso, é essencial identificar quais são as fontes de ‘calorias líquidas’. Desta forma, você pode minimizar sua ingestão ao máximo ao optar por opções saudáveis, como água ou infusões. Continue lendo para saber mais!

Sucos de fruta açucarada

Bebidas que engordam com açúcar

Os sucos de frutas açucarados são bebidas que engordam porque contêm muito açúcar e pouca fibra. Embora à primeira vista pareçam “saudáveis”, seu processo de fabricação reduz significativamente as propriedades das frutas.

No entanto, preparar sucos em casa não é prejudicial e tem suas vantagens. Quando provenientes de frutas frescas, eles conservam suas vitaminas e minerais, e podem ser deixados livres de açúcares nocivos. De fato, quando você mesmo faz seus sucos, aproveita-se ao máximo sua fibra natural.

Bebidas energéticas

Para muitos, representam um “combustível” nesses momentos de fadiga física e mental. Mas devido aos seus componentes estimulantes e açúcares, eles estão presentes na lista de bebidas que engordam. Além disso, tomá-los em excesso pode afetar a saúde nervosa e cardiovascular.

Cada lata ou garrafa dessas bebidas contém cerca de 225 calorias. Além disso, elas concentram cafeína e adicionam substâncias químicas que não são totalmente boas. Tendo isso claro, é melhor optar por café natural ou sucos energizantes caseiros.

Recomendamos que leia também: 8 mudanças que você experimenta ao parar de tomar refrigerante

Refrigerantes

Bebidas que engordam com gas

Os refrigerantes comerciais são “inimigos” de uma dieta saudável. Visto que eles são uma bomba de calorias, eles têm efeitos negativos sobre o peso corporal e a saúde, principalmente quando tomados regularmente.

Isto é em grande parte devido ao seu conteúdo de frutose e xarope de milho, dois ingredientes que alteram o metabolismo e levam à obesidade. Além disso, eles também têm estimulantes e sódio, que produzem retenção de líquidos e inflamação.

Estima-se que o consumo de uma lata de refrigerante equivale a comer entre três e quatro sachês de açúcar. Por sua vez, isso envolve consumir até 130 calorias extras. As piores opções são as de sabor cola, pois ​​contêm substâncias que desmineralizam os ossos.

Batidas ou milk-shakes

No mercado, há muitas apresentações de batidas e milk-shakes de frutas com leite que prometem uma dieta saudável. No entanto, por trás de toda essa publicidade, há bebidas que engordam e prejudicam a saúde.

O leite é um alimento com muitos benefícios para aqueles que não têm intolerância à lactose. No entanto, quando processado nesses produtos, perde seu valor nutricional e é acompanhado por grandes quantidades de açúcares e sabores artificiais. Portanto, mesmo aqueles que se dizem “livres de gorduras” têm um impacto negativo sobre o seu peso.

Bebidas alcoólicas

Bebidas que engordam e contêm álcool

Por razões óbvias, quase todo mundo deve saber que as bebidas alcoólicas são prejudiciais ao organismo. Mas é importante fazer uma menção especial, já que muitas pessoas ignoram que elas também são responsáveis ​​pelo ganho de peso.

Embora um ou dois copos não causem danos significativos, sua ingestão excessiva sobrecarrega o fígado e diminui sua capacidade de digerir as gordurasPor sua vez, elas aumentam o risco de fígado gorduroso e desequilíbrios no metabolismo.

Agora, beber uma cerveja ou um copo de vinho tinto pode ser favorável devido às suas contribuições antioxidantes. Por esse motivo, é melhor escolhê-los em vez dos coquetéis que misturam várias bebidas e adições doces ao mesmo tempo.

Não deixe de ler: Saiba como os refrigerantes fazem mal para o nosso corpo

Os refrigerantes ‘light‘ são bebidas que engordam

Sem dúvida, uma das bebidas mais nocivas e que engordam são os populares refrigerantes light. Não é que eles contenham mais açúcares ou adições químicas do que as outras opções comerciais: o problema é que eles criam ideias errôneas nos consumidores, porque os fazem pensar que são saudáveis.

Mas longe de ser bom para a dieta, esses líquidos continuam a fornecer muitas calorias e açúcares prejudiciais. Sua diferença em relação às apresentações comuns é que possuem uma menor quantidade. No entanto, tomá-los regularmente é tão ou mais prejudicial do que qualquer um deles.

Você ainda toma essas bebidas regularmente? Comece a limitar seu consumo agora. Se você tiver dificuldades para perder peso, depois de deixar de consumi-las, você começará a notar a diferença.