8 mudanças que você experimenta ao parar de tomar refrigerante

Você sabia que até os refrigerantes light podem afetar seu metabolismo e fazer você ganhar peso? Ao deixar de ingeri-los, você poderá perder esses quilos em excesso mais facilmente.

O consumo de bebidas açucaradas é um hábito pouco saudável que, com o tempo, gera um impacto negativo no organismo. Você sabe o que acontece no seu corpo quando você decide parar de tomar refrigerante?

Apesar de terem sido publicadas certas advertências a respeito de seu consumo, milhões de pessoas continuam preferindo-os ao invés da água e das bebidas naturais.

Ao que parece, isso se deve a seu alto teor de açúcar refinado que, ao ser assimilado pelo corpo, gera um vício.

Além disso, algumas versões contêm cafeína e substâncias químicas, que fazem com que seja quase impossível dizer não a elas.

É fundamental saber que seu consumo excessivo afeta a saúde e, ainda que não notemos a princípio, é uma das principais causas dos transtornos metabólicos.

Por isso, neste artigo queremos compartilhar 8 interessantes mudanças positivas que podem ser experimentadas ao parar de tomar refrigerante.

Descubra-as!

O que acontece no seu corpo ao parar de tomar refrigerante

1. Você vai se sentir com mais energia

Mulher acordando pela manhã cheia de energia

O consumo de refrigerantes aumenta os níveis de glicose no sangue e, assim, influi no aparecimento da fadiga e dos problemas de concentração.

Seus compostos químicos afetam o processo de hidratação das células e diminuem a capacidade de oxigenação dos tecidos.

Como consequência, se você parar de tomar refrigerante, vai se sentir menos cansado e seu rendimento físico e mental será melhor.

2. Você evitará problemas nos dentes

Os ácidos que essas bebidas contêm, além de seus açúcares refinados, deterioram o esmalte que protege os dentes e os deixa suscetíveis às infecções.

  • Com o passar do tempo, as substâncias químicas vão provocando manchas amareladas nos dentes e, ao enfraquecê-los, influem no aparecimento de problemas como as cáries.

3. Perda de peso

Mulher feliz ao ver seu peso na balança

Um dos benefícios mais interessantes de parar de tomar refrigerante é que, em questão de dias, o peso corporal começará a diminuir.

  • Os altos níveis de açúcar que eles contêm são uma das principais causas de transtornos metabólicos e, por fim, favorecem o sobrepeso.
  • Isso também se aplica aos refrigerantes classificados como “light” ou “zero”, pois ainda que contenham menos calorias, também acabam afetando o metabolismo.

4. Menos ansiedade por comida

Quando evitamos os refrigerantes, o cérebro pouco a pouco vai se adaptando a bebidas mais saudáveis e, posteriormente, diminuem os episódios de desejo por comida.

  • O açúcar e os adoçantes artificiais aumentam a produção dos hormônios que causam fome e, assim, é comum sentir o desejo de comer ao bebê-los.

5. Evitará problemas ósseos

Mulher com dor na coluna cervical

Os refrigerantes, sobretudo os com gás, são os potenciais inimigos da saúde óssea.

  • Seus altos teores de fósforo e conservantes diminuem a absorção de cálcio, o que causa problemas de perda de densidade óssea.
  • Isso, por sua vez, acelera o desgaste dos ossos e leva a doenças crônicas, como a osteoporose.

6. Você manterá uma boa saúde digestiva

Ainda que seja verdade que muitos fatores influem na saúde digestiva, é bom saber que deixar os refrigerantes pode contribuir para evitar problemas nesse sistema.

  • Os compostos dessas bebidas alteram o pH da flora intestinal e aumentam o excesso de acidez e gases.

7. Sua pele ficará mais saudável

Mulher sorrindo, feliz

Por seu alto teor de substâncias químicas e açúcar refinado, os refrigerantes podem acelerar a deterioração celular da pele e levar ao desenvolvimento de sinais precoces do envelhecimento.

  • Isso aumenta a presença de toxinas no sangue e, ao diminuir a capacidade de oxigenação, faz com que a pele fique seca e opaca.
  • Seu impacto na saúde da pele é tão forte que seus efeitos são comparáveis aos provocados pelas toxinas do cigarro.

8. Diminui o risco de sofrer com cálculos renais

Os cálculos renais são pequenas pedras de resíduos minerais que ficam acumuladas rins quando eles não podem eliminá-los através da urina.

  • Sua presença obstrui os dutos urinários e pode causar graves complicações de saúde.
  • Entre suas principais causas, podemos citar uma dieta inadequada, já que alguns alimentos aumentam o esforço desses órgãos.
  • As bebidas adoçadas, incluindo os refrigerantes, aumentam consideravelmente o risco de sofrer com essa doença, já que contêm toxinas e substâncias químicas que dificultam o processo de limpeza renal.

Quem as consome corre o dobro do risco de sofrer de pedras nos rins em comparação com as pessoas que evitam seu consumo.

Com que regularidade você toma refrigerantes? Se você os ingere regularmente, leve em conta o quanto eles podem fazer mal ao seu corpo e trate de evitá-los.

Ao invés de consumi-los, aumente o consumo de água, sucos e de outras bebidas de origem natural.

Recomendados para você