Conheça estes truques mentais que te ajudarão a perder peso

· 2 de setembro de 2018
Existem alguns truques mentais que você pode aplicar diariamente para perder peso de uma maneira mais efetiva. Explicaremos esse método a seguir.

Os truques mentais podem ser uma boa forma de conseguir regular melhor nossas refeições e as quantidades. Por isso, te recomendamos seguir essas dicas para perder peso, mantendo uma alimentação saudável.

1. Use pratos menores e copos mais largos

Quando você usa pratos muito grandes, inconscientemente se serve porções maiores. Seu cérebro é facilmente enganado pelas mudanças de perspectiva, algo assim como um efeito ótico. Usando isso ao seu favor, você pode reduzir levemente a quantidade de alimentos que come sem a sensação de que está se privando.

Portanto, o tamanho importa quando se trata de um prato. Mas, uma vez que tenha encontrado um tamanho razoável, surge uma pergunta importante: o que é que devo colocar neste prato? Em geral, sempre começamos escolhendo carne, frango ou peixe, ou seja, vemos à proteína como a protagonista de nosso prato.

Comer saladas ajuda a perder peso

É aqui onde vem o truque para emagrecer: se começamos a pensar nas verduras como as protagonistas, é provável que toda a comida chegue a ser mais saudável de forma automática.

Por outro lado, lembre-se de que seu cérebro é fácil de ser enganado e, se você consome algo que sabe que é doce, mas que não tem açúcar – como os adoçantes dietéticos – seu cérebro continua com desejo por algo doce e fica mais suscetível a cair em uma armadilha açucarada depois.

Recomendamos ler: 3 maneiras saudáveis ​​de cozinhar peito de frango

2. Conte o número de vezes que mastiga os alimentos

Você pode começar a fazer o segundo destes truques mentais como um jogo que te ajuda a saborear os alimentos e comer com mais atenção. Conte o número de vezes que mastiga cada alimento e trate de aumentar o número em cada garfada.

Desta forma você evita comer além da conta e se sente mais satisfeito. Além disso, comer devagar é uma forma de desfrutar o que está em seu prato. É importante fomentar uma filosofia de respeito para com nossos alimentos, e uma forma de fazer isso é saboreando-os.

3. Meça as quantidades antes de servi-las no prato

Comer diretamente da embalagem faz com que percamos o controle sobre as porções de alimentos, o que faz com que comamos bem mais da conta. Por isso, é importante que sempre meça o que serve e não coma diretamente da embalagem.

Creme de cogumelos para perder peso

Você se lembra do truque dos pratos menores? Você pode fazer o mesmo para enganar seu cérebro: use uma colher de sopa menor para se servir. Assim, inconscientemente, sentirá que está se servindo com muito mais do que o habitual.

4. Divida as embalagens grandes em outras menores

Consumir uma porção maior faz com que consuma mais de 70% dos alimentos e, claro, mais calorias. Mas as porções pequenas são capazes nos satisfazer tanto quanto as grandes.

O quarto dos truques mentais que te ajudarão a perder peso consiste em pôr os alimentos em pequenas sacolas de plástico ou recipientes pequenos. Isso dará a sensação de estar comendo a embalagem completa e a enganar seu cérebro.

Frutos secos ajudam a perder peso

Por exemplo, divida a sacola de frutos secos – como nozes, amêndoas, pistache ou amendoim – em sacolinhas menores. Quando sentir vontade de algo salgado ou fome entre as refeições, só terá que pegar uma bolsinha dessas. Um ponto importante que devemos nos lembrar: não coma diretamente de um pacote, sirva-se somente uma porção em um recipiente.

Leia também: Assim deveriam ser as proporções dos seus pratos para perder peso

5. Truques mentais: coloque os alimentos mais saudáveis ao alcance dos olhos

Nosso cérebro escolhe aqueles alimentos que temos mais ao alcance e, se dedicarmos alguns minutos a preparar alimentos saudáveis prontos para comer, estaremos gerenciando melhor nosso tempo e nossa alimentação. Por isso, coloque frutas e verduras ao alcance dos seus olhos, e das mãos, e esconda todos os alimentos que não ajudam a emagrecer, esconda-os ou afaste-os de seu alcance.

Um ponto importante: se quiser parar de brigar com seu cérebro, coloque à prova a sua força de vontade uma única vez no supermercado e não compre alimentos processados ou pré-cozidos. Com tudo isso poderá conseguir uma alimentação saudável sem cair nos desejos que te impedirão de conseguir os resultados esperados.