Tortilha de brócolis: receita saudável e fácil

9 de novembro de 2019
A vantagem do brócolis é que ele se adapta muito bem a outros ingredientes ou modifica seu sabor, para que possamos combiná-lo sem problemas e incluir diferentes variações em nossa tortilha de brócolis.

Para fazer uma tortilha de brócolis você não precisa reinventar a receita original, basta adaptá-la um pouco para torná-la mais saudável. E não, não é porque contém esse maravilhoso vegetal, mas porque a carga de nutrientes e elementos que contém é mais rica e benéfica para você.

Portanto, ao prepará-la, você não deve considerar que perderá sabor ou que as crianças em casa não vão gostar muito dessa receita. Você verá que é possível conciliar a contribuição nutritiva do brócolis com o sabor delicioso e tradicional que você sempre obteve da tortilha.

Quanto aos ingredientes para a tortilha de brócolis, esta nova alternativa que você precisa para fazer esta receita não se destina a ser totalmente compatível com este vegetal, não. De fato, ela tem ovos na preparação, mas o que a torna especial é como você suplanta alguns elementos por outros.

Nesse sentido, as batatas, que regularmente contêm muito amido, que depois são transformadas em muito carboidratos, e o queijo, também presente em qualquer tortilha tradicional serão trocados por brócolis. Em compensação, você terá um sabor mais crocante graças ao modo de cozinhar e também cuidará da sua saúde.

No entanto, não seria justo deixar de mencionar que, se você estiver em uma dieta especial ou praticando atividade física regularmente ou simplesmente cuidando da sua figura, poderá aproveitar a tortilha de brócolis como um almoço leve ou mesmo para um jantar.

Qualidades do brócolis como ingrediente:

  • É composto de muita água.
  • Contém vitaminas A, B e C.
  • Também é rico em minerais como: potássio, magnésio, iodo, cálcio ou zinco, entre outros.
  • Não contém muitas calorias.
  • Seu conteúdo de fibra é ideal para promover uma boa e rápida digestão.

Portanto, não pense muito e já mesmo ponha as mãos na massa para preparar esta deliciosa e saudável receita de tortilha de brócolis. Siga todas as etapas que estamos prestes a mostrar e tente fazer você mesmo em casa.

Passos para fazer tortilha de brócolis

Brócolis para tortilha

Por que tortilha de brócolis e não de outros vegetais?

Essa pergunta é frequentemente feita por quem faz essa preparação. A resposta correta está realmente relacionada à procura pela nutrição. Aliás, além de sua grande quantidade de água, quase não possui calorias.

Ademais, quando combinado com outros ingredientes não altera o sabor destes. Ou seja, você pode salgar e temperar, mas isso não afetará o sabor do alho, da pimenta ou de qualquer outro tempero que você planeja usar. É ideal para camuflar as refeições das crianças, caso elas se recusem a comer vegetais.

Descubra: Como fazer chips de berinjela e outros vegetais

Receita de tortilha de brócolis

Ingredientes

  • 6 xícaras de água (1,5 litros)
  • 1 xícara de brócolis (190 g)
  • 5 ovos
  • 1 cebola picada (cerca de 100 g)
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de cominho em pó (15 g)
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva (45 ml)
  • 1 colher de sopa de curry em pó (15 g)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)

Sabia? 8 especiarias com propriedades de queima de gordura

Preparação

Brócolis e seus nutrientes

  1. Primeiramente, aqueça a água em uma panela grande e, quando ferver, adicione as xícaras de brócolis.
  2. Logo depois, abaixe o fogo para intensidade média, adicione sal a gosto e tampe. Deixe cozinhar por 4 minutos.
  3. Após o tempo indicado, escorra a água e pique os brócolis.
  4. Em uma tigela, quebre os ovos, bata-os e adicione um toque extra de sal.
  5. Refogue o alho e a cebola, previamente picados, em uma frigideira com azeite, até dourar um pouco e exalar aroma.
  6. Quando você notar que a cebola está translúcida, adicione o brócolis e mexa por 1 minuto.
  7. Adicione o brócolis refogado, o alho e a cebola no recipiente com os ovos batidos e tempere com curry e cominho.
  8. Despeje as colheres de sopa de azeite em outra panela e espere que aqueça.
  9. Quase para terminar, adicione a mistura de tortilha de brócolis na panela e deixe cozinhar de um lado. Em seguida, com uma espátula, vire-a e faça o mesmo do outro lado.
  10. Quando estiver pronta, retire-a e você poderá saborear esta receita simples e nutritiva.

Resumindo …

Você pode tirar proveito da qualidade nutricional do brócolis para fazer receitas saudáveis ​​como esta tortilha. Seu consumo fornecerá ao organismo quantidades importantes de proteínas, antioxidantes, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para a sua saúde.

Além disso, é uma preparação de baixa caloria, ideal para toda a família. Pode ser apreciada no café da manhã, no almoço e jantar. É deliciosa!

Então, você se anima a preparar esse delicioso e nutritivo quitute? E continue conosco porque temos mais receitas que certamente você vai adorar!

  • Shultz, S. (2013). Broccoli. Journal of Agricultural and Food Information. https://doi.org/10.1080/10496505.2013.833839
  • Latté, K. P., Appel, K. E., & Lampen, A. (2011). Health benefits and possible risks of broccoli – An overview. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2011.08.019
  • Sun, T., Powers, J. R., & Tang, J. (2007). Evaluation of the antioxidant activity of asparagus, broccoli and their juices. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2007.03.048