Por que precisamos comer chocolate?

· 12 de agosto de 2014
Se quisermos obter todos os seus benefícios, podemos optar por um chocolate que tenha no mínimo 70% de cacau. Ele melhora estados de ansiedade, irritabilidade e depressão.

O chocolate é um dos alimentos que as pessoas mais comem quando se sentem tristes, decepcionadas, ansiosas, irritadas, cansadas, etc.

É um simples capricho ou realmente ele pode trazer o que nosso organismo precisa? Seu conteúdo em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e triptofano nos dá a resposta e confirma os seus benefícios para a saúde.

Neste artigo explicaremos a razão de nosso corpo pedir o chocolate nesses momentos. O que obtemos ao comê-lo?

De que maneira podemos consumi-lo para tirar proveito de todos os seus benefícios?

Chocolate ou cacau?

É possível que quando sentimos a necessidade urgente de comer chocolate, o que nosso corpo está realmente pedindo é o cacau. É importante destacar este ponto, pois o cacau é um alimento muito saudável.

Entretanto, tem seu lado negativo também.  Chocolate ao leite, chocolate branco, sorvetes de chocolate, os cremes, etc. são ricos em gorduras e açúcares, por isso devemos evitá-los.

Recomendamos então, optar pelo chocolate o mais puro possível, com uma alta porcentagem de cacau (pelo menos 70%) ou talvez o cacau em pó.

Cacau

7 benefícios de comer chocolate

Como usamos o cacau?

O primeiro passo é conseguir um cacau de qualidade, e se possível orgânico. Com este cacau podemos cozinhar muitas receitas nas quais antes usávamos o chocolate e inclusive outras novas, graças à sua textura:

  • Leite com cacau e mel, uma bebida deliciosa tanto quente quanto fria.
  • Pão de ló de cacau ou geleias.
  • Batida de banana, nozes e cacau para tomar o café da manhã e começar o dia com energia.
  • Molho de cacau, suco de limão e açúcar mascavo para substituir o chocolate quente como guarnição.
  • Um creme misturando creme de frutos secos (por exemplo, de amêndoas ou de amendoim), cacau e açúcar mascavo.
  • Infusão de cacau, um remédio relaxante e remineralizante.
Bebida com chocolate

Quando o nosso corpo sente falta de alguma coisa…

O cacau ou chocolate puro contém alguns ingredientes imprescindíveis para uma boa saúde e por isso, quando alguns destes elementos faltam, nosso corpo sente o desejo de comê-los.

Estes alimentos contêm vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, triptofano, entre outros. É por isso que a seguir explicaremos todos os casos onde é justificado consumi-los com frequência.

Para melhorar nosso humor

O cacau contém triptofano, um aminoácido que favorece a produção de serotonina, um neurotransmissor que leva a um sinal nervoso que produz felicidade.

Por isso o cacau melhora os estados de ansiedade, irritabilidade, depressão, etc. Esses são os momentos mais frequentes nos quais sentimos a necessidade de comer chocolate.

Então, não deixe de consumi-lo, mas escolha um chocolate de qualidade, com alta porcentagem de cacau.

Não se esqueça entretanto, de buscar outros tratamentos ou suplementos para equilibrar o humor.

Isso também pode interessar você: As melhores dicas para melhorar o seu humor

Benefícios do chocolate

Para o estresse

O cacau é rico em antioxidantes, inclusive mais que o chá verde. Por isso, necessitamos consumi-lo frequentemente quando temos temporadas de estresse, já que esse estado oxida nosso organismo.

Além disso, estes antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento e o risco de sofrer doenças cardiovasculares e câncer. Para otimizar suas propriedades antioxidantes é melhor consumir o cacau em jejum.

Para relaxar

O cacau é um dos alimentos mais ricos em magnésio, um mineral que nutre nosso sistema nervoso e nossa musculatura. Por isso, aconselhamos seu consumo diário.

Na verdade, muitos terapeutas recomendam tomar o magnésio como suplemento, já que é muito deficiente em nossa alimentação usual.

Por isso, se você estiver comendo muito chocolate, experimente tomar um suplemento de magnésio, e talvez a sua vontade de comer o chocolate passará.

Para fortalecer os ossos e os dentes

Graças ao cálcio que contém, o cacau ajuda a fortalecer os ossos e os dentes, entre outras muitas propriedades.

Para poder desfrutar destes benefícios, é importante consumir o cacau sem açúcar, já que o açúcar branco reduz a assimilação do cálcio em nosso organismo.

Para aumentar as defesas do organismo

O cacau contém vitamina C, substância que devemos consumir diariamente. Ela nos ajuda a aumentar as defesas do sistema imune e a prevenir muitas doenças.

Além disso, nutre nossos ossos, dentes e pele. Quem não gosta de uma xícara de chocolate quente quando está resfriado ou com frio?

Não deixe de ler também: Prepare um delicioso e nutritivo creme de cacau caseiro

Para repor as energias

Em épocas que nos sentimos especialmente cansados ou esgotados, o cacau nos ajudará a obter energia. Nestes casos, misture cacau puro com mel e canela e tome uma colherada a cada manhã.

Gostou das nossas dicas? Sendo assim, continue visitando nossa página com mais sugestões pra você.

Macht, M., & Mueller, J. (2007). Immediate effects of chocolate on experimentally induced mood states. Appetite. https://doi.org/10.1016/j.appet.2007.05.004