8 plantas que ajudam a perder peso

18 de março de 2019
Essas plantas, quando combinadas com uma boa rotina de exercícios e uma alimentação adequada, podem ser muito eficazes para perder peso.

É muito comum desejarmos perder peso para melhorar a aparência. Existem algumas plantas medicinais que são muito eficazes neste propósito que, combinadas com uma boa rotina de exercícios e uma alimentação adequada, nos ajudarão a chegar onde desejamos.

Neste artigo, destacamos algumas plantas que podem te ajudar a chegar ao corpo que você tanto deseja.

Plantas que ajudam a perder peso

1. Ginseng

O ginseng é muito conhecido por sua capacidade de aumentar os níveis de energia e acelerar o metabolismo. Por isso, é muito eficaz na redução de peso.

Além disso, estimula a secreção de insulina em pessoas que sofrem de obesidade e diabetes, fazendo com que essas pessoas possam melhorar sua saúde.

Leia também: Acelerar o metabolismo, uma das melhores opções ao perder peso

2. Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino pode te ajudar a perder peso

A pimenta-do-reino é uma ótima opção para todas aquelas pessoas que têm a ideia firme de perder quilos extras, pois a pimenta preta possui um composto chamado piperina. Este composto, além de dar o sabor, também impede a formação de novas células de gordura.

Outro de seus compostos é a capsaicina, que também é emagrecedor. Estes dois compostos, quando combinados, ajudam a queimar calorias.

3. Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta comestível que também possui muitos nutrientes. Entre seus muitos benefícios está a capacidade de fazer com que a digestão seja muito mais lenta. Por isso permanecemos mais tempo satisfeitos, sem sentir fome, o que contribui a manter o peso ideal, reduzindo os quilos que estão sobrando.

Além disso, nos oferece uma boa quantidade de fibras, permitindo o funcionamento adequado do sistema digestivo. Os betacarotenos, as vitaminas e os minerais que esta maravilhosa planta possui são excelentes pois ajudam a depurar o fígado e a normalizar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

4. Cúrcuma

A cúrcuma pode te ajudar a perder peso

O açafrão é uma planta bastante conhecida e recomendada para ajudar a emagrecer, sendo utilizada como condimento. O efeito emagrecedor, proveniente da curcumina, previne e evita a formação de gorduras, o que impede o ganho de peso.

Não deixe de adicionar um pouco de açafrão a todos os alimentos que você preparar, para que não só proporcione um delicioso sabor, como também possibilite a perda desses quilos a mais.

Pode te interessar: 3 receitas com cúrcuma para perder peso

5. Cardamomo

O cardamomo é uma especiaria aromática que tem um sabor doce e picante e que possui propriedades termogênicas que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras.

O cardamomo tem uma grande quantidade de propriedades medicinais, uma das mais conhecidas é a da perda de peso.

6. Rabo de cavalo

O rabo de cavalo possui um grande efeito diurético, é muito útil quando o excesso de peso tiver relação com a retenção de líquidos. Também é desintoxicante o que permite limpar o organismo de qualquer tipo de impurezas.

7. Alfafa

A alfafa pode te ajudar a perder peso

A alfafa ajuda a controlar o apetite, proporciona a sensação de saciedade, alivia os problemas digestivos, além de ser depurativa.

8. Guaraná

O guaraná é revigorante e estimulante, contém cafeína, que favorece a queima de gordura e acelera o metabolismo celular. Com isso, promove uma grande ajuda às pessoas que o consomem com o objetivo de perder peso.

Lembre-se de que as plantas que recomendamos neste para ajudar a perder peso não terão os mesmos resultados se não forem combinadas com uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, e com a ingestão de muita água.

Também é necessário realizar alguma atividade física. Por exemplo, uma caminhada por pelo menos vinte minutos ao dia, andar de bicicleta ou ir à academia, o que preferir. O importante é que você não fique esperando que as plantas façam todo o trabalho.

  • Cedrón, J. C. (2013). La Capsaicina. Revista de Química PUCP.
  • Sueth-Santiago, V., Mendes-Silva, G. P., Decoté-Ricardo, D., & De Lima, M. E. F. (2015). Curcumina, o pó dourado do açafrão-da-terra: Introspecções sobre química e atividades biológicas. Quimica Nova. https://doi.org/10.5935/0100-4042.20150035
  • Cecilio Filho, A. B., Souza, R. J. de, Braz, L. T., & Tavares, M. (2000). Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais. Ciência Rural. https://doi.org/10.1590/S0103-84782000000100028