Quais são as principais causas da retenção de líquidos?

· 25 de março de 2018
Melhorar nossos hábitos alimentares e fazer atividade física pode nos ajudar a reduzir a retenção de líquidos. Se ela persistir, é importante ir a um especialista para receber um diagnóstico preciso.

Saiba quais são as causas da retenção de líquidos, que afeta homens e mulheres de todo o mundo. Ela pode surgir em diferentes momentos da nossa vida. As áreas mais afetadas são os pés, tornozelos, mãos e abdômen.

Nosso corpo é composto em 70% por líquido. No entanto, se ele não circula e não se deposita de maneira equilibrada no organismo, começamos a sofrer as consequências.

O principal agente na regulação dos fluidos é o rim, e qualquer problema no seu funcionamento pode provocar a retenção.

Causas da retenção de líquidos

Pode acontecer por diversos fatores, muito diferentes entre si. Muitas pessoas sofrem com este mal frequentemente. No entanto, não sabem o motivo ou simplesmente não tomam as precauções para evitá-lo.

É importante poder identificar quais são as causas que nos afetam para seguir o tratamento adequado. Ou simplesmente para prevenir o seu aparecimento no futuro.

Relacionadas com o entorno

Retenção de líquidos

  • O excesso de calor faz com que o líquido saia pelos vasos sanguíneos sem que os tecidos possam absorver a quantidade necessária.
  • Trabalhos nos quais é preciso ficar muitas horas na mesma posição e viagens longas, nas quais permanecemos sentados durante horas, podem provocar acúmulo de fluidos.

É claro que não poderemos mudar a temperatura do ambiente. O que se recomenda é ajudar o organismo com um maior consumo diário de água.

Relacionadas aos hábitos

Alimentação saudável

  • As dietas baseadas em alimentos com excesso de sal e com poucas proteínas são a combinação perfeita para começar com os sintomas. O excesso de sódio altera o processo de regulação da água.
  • Levar uma vida sem atividade física afeta a maneira como os líquidos se depositam no nosso corpo. As pessoas sedentárias são as mais propensas a ter esse problema.
  • Fazer caminhadas curtas, alongamento das extremidades ou exercícios aeróbicos pode nos ajudar a favorecer o fluxo de líquidos.

Causas hormonais

  • A menstruação geralmente vem acompanhada de retenção de líquidos. As mulheres podem ficar alguns dias com uma inflamação abdominal. No geral, não há nada que se possa fazer, já que é uma situação transitória.
  • Durante a gravidez as mulheres costumam ter retenção de líquidos devido às mudanças hormonais. Também é muito comum ter inflamação nos pés, mãos e até mesmo no rosto. Dentro do possível, a grávida deve se manter ativa.
  • É importante beber mais água do que o normal e evitar o sal.

Outras doenças

Saúde renal

  • A cirrose dificulta a circulação de líquidos até o fígado, o que leva à retenção no abdômen e nas extremidades inferiores.
  • Tanto a insuficiência renal quanto a cardíaca provocam edemas em determinadas áreas, já que os fluidos não podem fluir livremente.
  • Como explicamos anteriormente, o rim é quem comanda a excreção através da urina. Se esse processo se altera, os fluidos ficarão presos em alguma área intermediária.

É fundamental controlar esses problemas com o auxílio de um especialista para que possa ser realizado um tratamento complementar. No entanto, isso não significa que a pessoa doente deva resignar-se a reter líquidos.

Certamente será adicionado à sua medicação algum diurético ou dieta baseada em alimentos especiais.

Efeitos colaterais

Medicamentos à base de corticoides, alguns anti-inflamatórios e a medicação para tratar doenças como a diabetes podem ter como efeito adverso a retenção de líquidos.

Para melhorar nossa retenção de líquidos é importante seguir uma dieta equilibrada em proteínas. Começar a cozinhar seus alimentos com menos sal também pode ajudar bastante.

Também devemos fazer caminhadas diárias para favorecer a circulação. Além disso, é uma boa ideia levantar-se de hora em hora da cadeira e movimentar as pernas.

Várias empresas têm incorporado minutos de exercícios na rotina de seus funcionários. De tempos em tempos eles podem sair do escritório e dedicar 15 minutos a seus corpos.

Na hora de descansar é fundamental dispor da quantidade de horas necessárias para que todo o sistema se recupere. Além disso, pode-se colocar uma almofada embaixo dos pés para que o sangue flua mais facilmente.

Além de modificar nossos hábitos, é importante consultar um médico. Se as causas da retenção de líquidos forem identificadas, ele poderá recomendar o melhor tratamento.