Quais são as principais causas da retenção de líquidos?

Melhorar nossos hábitos alimentares e fazer atividade física pode nos ajudar a reduzir a retenção de líquidos. Se ela persistir, é importante ir a um especialista para receber um diagnóstico preciso.
Quais são as principais causas da retenção de líquidos?

Última atualização: 26 Junho, 2021

A retenção de líquidos afeta muitas pessoas, por vários motivos e em diferentes idades. Entre as áreas do corpo mais afetadas por esse problema, destacam-se o abdômen e as extremidades inferiores (principalmente tornozelos e pés).

Além disso, é uma enfermidade muito incômoda, capaz de afetar a qualidade de vida das pessoas. É que, quando a água não circula e se deposita no organismo, diversos problemas começam a surgir. Portanto, é aconselhável conhecer as causas desta doença para tentar evitá-la.

Possíveis causas da retenção de líquidos

A retenção de líquidos pode acontecer por diversos fatores, muito diferentes entre si. Muitas pessoas sofrem com este mal frequentemente. No entanto, não sabem o motivo ou simplesmente não tomam as precauções para evitá-lo.

Dependendo da causa, o médico deve prescrever um determinado tipo de tratamento ou outro. Nesse sentido, é importante lembrar que é fundamental evitar a automedicação e modificação de hábitos sem antes consultar o profissional.

Causas da retenção de líquidos

Fatores externos

Maus hábitos de vida

  • O uso excessivo de sal como condimento provoca o aparecimento de sintomas muito sérios, como a retenção de líquidos.
  • O sedentarismo, alcoolismo e tabagismo estão entre as principais causas da retenção de líquidos. Juntos são uma combinação de alto risco para a saúde.

Causas hormonais

  • A menstruação geralmente vem acompanhada de retenção de líquidos. Esta é uma situação provisória, por isso não é preciso se preocupar.
  • Durante a gravidez as mulheres costumam ter retenção de líquidos devido às mudanças hormonais. Também é muito comum ter inflamação nos pés, mãos e até mesmo no rosto.

Outras doenças

A cirrose hepática é uma das possíveis causas da retenção de líquidos. As partes mais afetadas nesse caso podem ser o abdômen e as extremidades inferiores.

Diante do exposto, deve-se ter em mente que os principais órgãos na regulação dos fluidos corporais são os rins e que qualquer distúrbio em sua função pode provocar a retenção e outros desconfortos.

Causas da retenção de líquidos

Tanto a insuficiência renal quanto a cardíaca provocam edemas em determinadas áreas, já que os fluidos não podem fluir livremente. Como explicamos anteriormente, o rim é quem comanda a excreção através da urina. Se esse processo se altera, os fluidos ficarão presos em alguma área intermediária, causando vários problemas.

Efeitos colaterais de determinados medicamentos

Medicamentos à base de corticoides, alguns anti-inflamatórios e a medicação para tratar doenças como a diabetes podem ter como efeito adverso a retenção de líquidos. Por isso, é fundamental evitar a automedicação e consultar sempre um profissional.

Uma boa hidratação é essencial para se manter saudável

Caso a retenção de líquidos seja consequência da ingestão de um medicamento, o médico pode prescrever um diurético específico ou uma dieta à base de alimentos ricos em água e com propriedades diuréticas.

Além disso, em termos gerais, é melhor adotar ou melhorar os hábitos de vida. Entre as mudanças que podemos fazer estão: abandonar o sedentarismo, tentar fazer exercícios diariamente por pelo menos 30-40 minutos e, também, mudar a postura a cada 15 minutos (principalmente quando é necessário que permaneçamos na mesma posição por várias horas seguidas ao dia).

Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de meias de compressão para minimizar o desconforto causado pela retenção de líquidos.

Por fim, devemos ter sempre em mente que, além das mudanças que podemos fazer nos hábitos, a primeira coisa sempre deve ser consultar o médico. Da mesma forma, também é possível revisar o que a Fundação Espanhola do Coração indica.

Pode interessar a você...
Como evitar a retenção de líquidos para acabar com o inchaço corporal
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como evitar a retenção de líquidos para acabar com o inchaço corporal

A retenção de líquidos e o inchaço são normais em alguns momentos, como durante a gestação e o ciclo menstrual, mas podem indicar problemas de circ...