Perca quilos e não a cabeça com esta dieta flexível

Se o nosso objetivo for perder peso, é muito importante que não pulemos nenhuma refeição, já que isso pode gerar um efeito contrário. Além disso, devemos consumir água suficiente para não confundir a sede com fome
Perca quilos e não a cabeça com esta dieta flexível
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 06 outubro, 2022

Como vão as tentativas de perder peso? Para a maioria, trata-se de um problema sério que nem sempre é fácil de solucionar. Caso você esteja nessa situação, está com sorte, pois criamos uma dieta fácil de seguir.

Em Melhor com Saúde criamos uma sugestão de menu que pode mudar conforme suas preferências. Não acredita que é fácil de fazer? Continue lendo e comprove por si mesmo os resultados.

Café da manhã

Este café da manhã fornecerá a você a energia que precisa para enfrentar a jornada. Perca quilos enquanto dá ao seu corpo a energia que necessita para despertar e funcionar adequadamente.

No momento de escolher a proteína, recomendamos que seja a mais fresca possível. Ou seja, evite as carnes e peixes processados. Caso escolher presunto e queijo, opte pelos que tenham a menor quantidade de sal e conservantes. O peito de peru é uma boa alternativa, pois tem baixo teor de sódio.

Os vegetais podem ser combinados como desejar, sempre que respeite a quantidade indicada. Você descobrirá que é fácil preparar uma salada diferente todos os dias. Outra opção é preparar um sanduíche com pão integral.

  • 1 porção de carne, presunto, frango, queijo ou peixe + 1 xícara de vegetais da sua preferência + 2 fatias de pão torrado

Lanche do meio da manhã

O iogurte pode ser consumido em uma dieta flexível

No meio da manhã, ou algumas horas depois do café da manhã, provavelmente você comece a sentir fome. Mesmo que isso não ocorra, escolha um dos seguintes lanches.

Perca quilos dando ao seu corpo a quantidade correta de energia. Assim evitará que ele acumule gordura para combater o cansaço.

Escolha uma entre essas duas opções:

  • ½ xícara de fruta e ½ xícara de iogurte (100 g)
  • 3 xícaras de pipoca de milho preparada em casa (33 g)

Almoço

Ainda que recomendemos salada verde, você pode optar por vegetais da sua preferência. Lembre-se de que quanto mais cores houver no seu prato, mais equilibrada será sua alimentação.

Recomendamos ter muito cuidado é com os carboidratos. É muito importante evitar consumir pão caso já tenha consumido feijão, arroz ou macarrão. Além do mais, não deve combinar dois desses carboidratos.

O seu menu para este período consistirá no seguinte:

  • 2 xícaras de salada verde (60 g) + 1 porção de carne magra + ½ xícara de feijão, arroz ou macarrão

Caso você tenha ficado com um pouco de fome, sirva outra porção de vegetais. Além disso, não se esqueça de beber água. Algumas vezes podemos confundir fome com sede.

Lanche da tarde

A salada é permitida em uma dieta flexível

Perca peso evitando a privação de alimentos. Embora depois do almoço seja recomendável incluir alimentos leves, você sempre deve evitar a sensação de fome. Se não fizer isso, o seu corpo começará a armazenar gordura para ter energia a todo momento.

Recomendamos que prove várias combinações até encontrar os seus sabores favoritos. Evite a todo custo os molhos comercializados.

Você pode escolher entre:

  • 1 xícara de salada verde com suco de 1 limão, 1 pitada de sal e pimenta em pó
  • 1 fruta e um pouco de queijo com baixo teor de gordura (30 g)

Caso você não goste de queijo, pode optar por 3 colheres de queijo cottage (45 g) ou 1 xícara de iogurte (200 g).

Se você escolher uma salada e não gostar da pimenta ou do limão, pode condimentá-la com um pouco de azeite de oliva ou qualquer outro da sua preferência, algumas especiarias e ervas.

Recomendamos a leitura: 2 receitas de salada caesar

Jantar

Alimentos permitidos na dieta flexível

Perca quilos com um jantar apropriado e leve. É recomendável que o seu jantar seja o mais leve possível, pois o gasto energético é mínimo antes de dormir.

Caso você seja diabético, evite as frutas mais doces (como a banana, o abacaxi, etc.). Ao invés disso, opte por uma maça ou uma pera, pois possuem uma menor quantidade de açúcar.

Você pode escolher entre três menus diferentes:

  • 3 colheres (sopa) de queijo cottage (45 g) + 1 fruta
  • 1 xícara (chá) de verduras cozidas no vapor (180 g) + 1 filé de peito de frango assado + 1 torrada
  • 1 xícara (chá) de iogurte (200 ml) + 1 pitada de canela em pó + 1 fruta

O que você achou? Coloque em prática essa dieta e perca peso sem complicações. Você notará melhorias na sua saúde em poucas semanas sem passar fome.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Zhong C., Qu C., Wang B., Liang S., Zeng B., Probiotics for preventing and treating small intestinal bacterial overgrowth: a meta analysis and systematic review of current evidence. J Clin Gastroenterol, 2017. 51 (4): 300-311.
  • O’Neill B., Raggi P., The ketogenic diet: pros and cons. Ahterosclerosis, 2020. 292: 119-126.
  • Ahima RS., Antwi DA., Brain regulation of appetite and satiety. Endocrinol Metab Clin North Am, 2009.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.