Os benefícios de trinta minutos de caminhada diária

· 19 de janeiro de 2019
Um estudo recente revelou que 40% dos adultos não caminham quase nada, e essa estatística aumenta com o passar do tempo, já que o desenvolvimento da tecnologia tornou o trabalho mais fácil e menos saudável.

Muitas pessoas não sabem que a caminhada é um dos melhores exercícios que podemos praticar diariamente. Afinal, incluir essa prática em nossa rotina pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Caminhar é uma das melhores formas de começar uma rotina de exercícios, já que ajuda a exercitar os músculos e queimar calorias.

Mas seus benefícios se concentram quando nos dedicamos exclusivamente a caminhar aumentando o ritmo pouco a pouco. O simples ato de andar, como fazemos todos os dias para nos locomovermos não é o suficiente, pois isso reduz os efeitos da caminhada.

Para realmente aproveitar os benefícios dessa atividade, o ideal é dedicar pelo menos trinta minutos todos os dias, sem distrações e melhorando cada vez mais o ritmo. Quer conhecer os benefícios dessa caminhada diária? Confira!

Fortalece o coração, prevenindo doenças cardiovasculares

a caminhada

Caminhar pelo menos trinta minutos por dia reduz em até 27% o risco de desenvolver doenças cardíacas e acidentes cerebrovasculares.

Essa é uma atividade ideal para quem quer controlar a pressão alta, favorecer o sistema circulatório, reduzir o colesterol ruim (do tipo LDL) e ajudar a aumentar o colesterol bom (do tipo HDL). Por aumentar o ritmo cardíaco, a atividade favorece a saúde cardíaca de forma notável.

Reduz o risco de desenvolver uma série de doenças

Diferentes estudos sugerem que pessoas que caminham pelo menos trinta minutos por dia tendem a sofrer menos de diabetes do tipo II, asma e alguns tipos de câncer.

Pessoas que tem uma rotina diária de atividades físicas são menos propensas a desenvolver câncer de cólon, mama e útero.

Ajuda a manter o peso equilibrado

a caminhada

Manter um bom ritmo de caminha todos os dias ajudará a acelerar o metabolismo. Graças a isso, o organismo será favorecido na queima de gorduras.

Quanto mais ritmo mantido durante a caminhada, mais calorias é possível queimar. Caminhar é um dos melhores exercícios para manter o peso equilibrado, já que isso aumentará a massa e tonificará os músculos.

Leia também: Treinamento para queimar calorias na sua casa

Previne a osteoporose

Ao caminhar diariamente, estamos estimulando o fortalecimento dos ossos, aumentando a sua densidade.

Essa prática saudável é recomendada principalmente para as mulheres, já que além disso, mantém a saúde das articulações, ajudando também a prevenir problemas como a artrite.

Ajuda a tonificar pernas, glúteos e abdômen

a caminhada

A caminhada, quando realizada com boa postura, ajuda a fortalecer as pernas, além de tonificá-las e ajudá-las a se firmarem mais. Ainda, também ajuda a tonificar os glúteos, levantando-os naturalmente.

Esse exercício também ajuda a queimar a gordura abdominal e com isso, favorece a tonificação dessa região do corpo.

Leia também: 5 dicas para melhorar sua rotina para queimar gordura abdominal

Previne a demência

Estudos revelaram que uma em cada quatorze pessoas com mais de 65 anos e uma em cada seis pessoas com mais de 80 anos tendem a sofrer de demência.

Um bom ritmo de caminhada durante trinta minutos por dia pode evitar a contração do cérebro e, assim, preservar a memória com o passar dos anos. A atividade física estimula e protege o cérebro, reduzindo o risco de demência em até 40%.

Aumenta os níveis de energia

Quando caminhamos, nosso organismo se ativa, aumenta a circulação e a administração de oxigênio a cada célula do corpo.

Graças a isso, esse hábito saudável faz com que nos mantenhamos mais ativos, combate as quedas de energia após o almoço e nos mantém mais despertos.

Caminhada combate a depressão

a caminhada

Estudos revelaram que caminhar é uma boa terapia para combater a depressão e todos os seus sintomas.

Caminhar trinta minutos por dia é ideal para sair de uma crise depressiva e também para prevenir o problema.

Evita a obesidade e o desenvolvimento de celulite

Ao ativar o metabolismo com uma caminhada diária, favorecemos a eliminação de toxinas e gorduras que o corpo não necessita mais, e isso faz com que evitemos a obesidade.

Além de favorecer a queima de gordura, nos ajuda contra a retenção de líquidos, ativa a circulação e, com isso, nos ajuda a prevenir a celulite.

Melhora o desempenho sexual

Como já sabemos, a prática de exercícios físicos e o sexo andam de mãos dadas.

Uma pesquisa recente feita com mulheres entre 45 e 55 anos revelou que caminhar diariamente aumenta o desejo sexual e também a satisfação com o ato.

  • Talbot, L. A., Gaines, J. M., Huynh, T. N., & Jeffrey Metter, E. (2003). A home-based pedometer-driven walking program to increase physical activity in older adults with osteoarthritis of the knee: A preliminary study. Journal of the American Geriatrics Society. https://doi.org/10.1046/j.1532-5415.2003.51113.x

  • Lee, I. M., & Buchner, D. M. (2008). The importance of walking to public health. Medicine and Science in Sports and Exercise. https://doi.org/10.1249/MSS.0b013e31817c65d0