
Neste artigo destacamos algumas diretrizes para distinguir as pessoas tóxicas que nos cercam. Cortesia e educação não estão em desacordo com o ato de dar um basta neste tipo de pessoas, e nos distanciarmos delas. Ninguém é obrigado a suportar essa…
É muito provável que a pessoa afetada não perceba, por isso seus parentes devem prestar atenção a alguns sinais que podem indicar que a pessoa com depressão necessita de ajuda.
A depressão é um distúrbio psicológico muito difundido neste século. A pessoa padece de constante sofrimento emocional para o qual não encontra saída. No começo, os sintomas podem passar despercebidos, ou podemos confundi-los com um momento pessoal ruim. Uma questão-chave ter em mente é: em que ponto da depressão se deve procurar ajuda?
Neste artigo destacaremos alguns aspectos comuns no comportamento de pessoas que estão começando a sofrer de depressão. Desta forma prática, será mais fácil identificá-los e prestar atenção neles, para poder buscar ajuda psicológica o quanto antes e evitar um estado mais grave.
Seria lógico e compreensível entrar em um estado de profunda tristeza ou dor, se um parente próximo tivesse morrido. No entanto, se gradualmente começarmos a sentir um excessivo desânimo e tristeza, sem causa aparente, isso pode indicar o início de um estado depressivo. Às vezes pode aparecer após um momento de euforia ou grandes conquistas, o que significa que nem sempre está associado a dificuldades ou falhas.
Cada pessoa é um caso diferente, e a depressão se manifesta de maneiras muito diferentes. No entanto, devemos estar atentos quando esse desânimo, tristeza, e desespero persistirem a ponto de mudar nossa rotina ou vida cotidiana.
Não perca: Ferramentas mentais para quando chega a depressão
Outro dos sinais da depressão pelo qual se deve começar a procurar ajuda são os pensamentos negativos contínuos. Acontece quando a pessoa cai em um círculo vicioso e sem saída de negatividade e pensamentos autodestrutivos. Nesse estágio tudo pode parecer um problema, e qualquer atividade se torna um desafio impossível.
Aparecem pensamentos negativos de desvalorização de diferentes tipos:
Quando se entra em um estado psicológico deprimido, com a apatia e o desânimo, a higiene pessoal é muitas vezes negligenciada. Com a depressão, a pessoa frequentemente se descuida, e ações simples e cotidianas, como escovar os dentes, tomar banho, ou pentear o cabelo representam um grande esforço.
Se a pessoa com depressão mora sozinha, a falta de higiene em casa também pode ser observada. Veremos um novo indicativo para pedir ajuda psicológica se houver comportamentos desleixados, como camas desfeitas, pisos sujos, plantas e animais de estimação abandonados, quartos escuros e mal ventilados, etc…
Recomendamos que leia também: 5 hábitos de higiene íntima que não são tão bons quanto pensávamos
Outros dos graves sinais da depressão é o isolamento social e a reclusão. Algumas indicações dessa introspecção excessiva são geralmente:
O isolamento social geralmente leva a problemas de aprendizado, dificuldades na tomada de decisões, e déficit de atenção. Também pode gerar comportamentos desequilibrados ou estranhos, deterioração física, e uma certa insensibilidade em relação a tudo.
É óbvio que, quando uma pessoa adota uma atitude diária de não querer comer, existe um problema de algum tipo. Este comportamento de maus hábitos alimentares também pode nos dar pistas sobre um possível problema subjacente, como a depressão.
É necessário ir a um profissional e, assim, descartar outro tipo de doença crônica, como transtornos alimentares (bulimia, anorexia, vigorexia, ortorexia, ou compulsão alimentar).
A consequência desse comportamento afeta a nível físico e mental:
É muito importante que, além da ajuda profissional, a pessoa com depressão esteja acompanhada pelos amigos e familiares, pois o tratamento também requer do apoio dos mais próximos.