O fato de pular o jantar ajuda a perder peso?

12 de novembro de 2019
Comer até tarde é uma das principais razões que nos fazem ganhar quilos. No entanto, também não é conveniente pular o jantar. Como aproveitar o jantar para perder peso? 

Muitas pessoas optam por pular o jantar quando estão tentando perder peso. Dizer que pular o jantar para perder peso é certo, é um pouco complicado, pois tudo dependerá do que é comido ou se nada for ingerido, se você já comeu antes ou não, e com que frequência isso ocorre.

No entanto, é sempre aconselhável fazer todas as refeições do dia, pois para perder peso, o importante é não parar de comer, mas que os alimentos ingeridos sejam saudáveis. Você pode jantar uma salada, um filé de frango grelhado ou um filé de peixe, e não engordar.

Se, pelo contrário, você não jantar, mas come uma refeição gordurosa e de má qualidade nutricional, certamente ganha mais peso do que se comer qualquer um dos pratos mencionados acima.

Embora não seja necessário fazer uma refeição abundante, o jantar pode fornecer os últimos nutrientes do dia, diminuindo o período de jejum noturno. Além disso, como sabemos, quanto mais horas passamos em jejum, maior a sensação de fome na próxima refeição que fizermos.

No entanto, se não pularmos o jantar, mas fizermos um lanche nutritivo e saudável, a diferença entre jantar e não jantar não será muito acentuada. Obviamente, a comida que comemos no jantar geralmente não é o que podemos comer durante a tarde, na hora do lanche. Por isso, se você preferir essa opção, faça com que o seu lanche seja uma comida saudável.

Em vez de pular o jantar, é melhor comer o mais cedo possível …

 O fato de pular o jantar ajuda a perder peso?

Algumas mídias, como o New York Times, chamaram nossa atenção para o nosso costume de jantar depois das 22 horas. Embora o debate sobre a mudança de tempo em nosso país seja uma questão atual, não decidimos dar o passo final que sincroniza nossas jornadas de trabalho com o ritmo lógico do planeta.

Jantar tarde está entre as principais razões que nos fazem ganhar quilos. Os resultados de alguns estudos de pesquisadores espanhóis que foram publicados no International Journal of Obesity, confirmaram os benefícios de adiantar o horário das refeições.

Também foram publicados outros resultados que apoiam essa teoria, mas de maneira exagerada. O trabalho foi realizado na Universidade da Louisiana e propõe reduzir a ingestão diária de alimentos para uma margem de seis horas, antecipando inclusive a hora do jantar até antes das duas da tarde, o que implica praticamente em pular o jantar.

Não deixe de ler também: Comer quinoa para perder peso: quais são os benefícios?

Dicas para perder peso sem pular o jantar

Não há quórum específico quando se trata de determinar o jantar perfeito para a perda de peso, porque tudo depende do gosto e força vontade de cada um ao realizar uma ou outra ingestão.

O que é um denominador comum é que, na hora de escolher as melhores proteínas e vegetais, é melhor peixe do que carnes, e legumes e frutas em sua versão fervida e hipocalórica comer antes de dormir.

A saladas nem sempre são uma boa opção

Comida leve para jantar

Muitas saladas contêm tantos ingredientes que são uma bomba de calorias. Às vezes, é melhor comer um bife com guarnição de legumes, do que fazer uma salada com molho ou outros condimentos não saudáveis.

Em relação aos alimentos saudáveis ​​em uma salada, é recomendável que eles incluam:

  • Proteína magra.
  • Gorduras insaturadas, como azeite ou nozes, mas sem excesso.
  • Legumes sazonais 

Cuidado com os produtos «light»

O consumo de produtos de light ou de “baixas calorias” está cada vez mais na moda. No entanto, os profissionais assinalam que esses produtos ou os menus que os incluem não são elaborados por nutricionistas. Por isso, seu consumo diário não garante que sejam a melhor opção para perder peso.

Não deixe de ler também: Dietas de jejum realmente funcionam? O que você deve saber

Para concluir …

Se você está tentando perder peso, a primeira coisa a fazer é estabelecer algumas diretrizes alimentares para atender às suas necessidades calóricas e nutricionais. É recomendável que tente antecipar o horário das refeições, e isso inclui a hora do jantar.

Não é bom para o organismo parar de jantar. Tente fazer 5 refeições ao longo do dia distribuindo os nutrientes corretamente. O famoso ditado “tome café da manhã como um rei, coma como um príncipe e jante como um mendigo” não está fora da realidade, é muito verdadeiro. Na verdade, ele diz para você jantar, algo leve e saudável, mas é aconselhável jantar.

Se você começar a pular refeições, quando conseguir perder peso e voltar aos seus hábitos alimentares normais, ganhará peso logo depois. E por último, não se esqueça de se exercitar pelo menos 30 minutos por dia, esta é a chave para perder peso.

  • Aira, C. (2006). La Cena. Ficciones.
  • Keller, K., Rodríguez López, S., & Carmenate Moreno, M. (2015). ¿Cómo se asocian las conductas de consumo de alimentos con la ingesta de frutas y verduras en adultos Españoles? Nutricion Clinica y Dietetica Hospitalaria. https://doi.org/10.12873/351keller
  • Okada C, Imano H, Muraki I, Yamada K, Iso H. The Association of Having a Late Dinner or Bedtime Snack and Skipping Breakfast with Overweight in Japanese Women. J Obes. 2019;2019:2439571. Published 2019 Mar 3. doi:10.1155/2019/2439571
  • Aparicio A, Rodríguez-Rodríguez EE, Aranceta-Bartrina J, et al. Differences in meal patterns and timing with regard to central obesity in the ANIBES (‘Anthropometric data, macronutrients and micronutrients intake, practice of physical activity, socioeconomic data and lifestyles in Spain’) Study [published correction appears in Public Health Nutr. 2018 Jun;21(8):1588]. Public Health Nutr. 2017;20(13):2364–2373. doi:10.1017/S1368980017000635