8 hábitos que você deve adotar se está tentando perder peso

· 4 de maio de 2017
Uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos são dois dos ingredientes fundamentais na receita para perder peso de forma saudável e segura.

As pessoas com sobrepeso e obesidade costumam procurar muitos métodos para perder peso. O motivo não é apenas para se verem melhor esteticamente, mas porque é necessário para um bom bem-estar físico e mental.

No entanto, perder peso não é uma tarefa simples. Embora haja muitos hábitos que ajudam a conseguir, não se consegue da noite para o dia.

É fato que existirem alguns tipos de dietas que prometem resultados incríveis em questão de dias. Porém, o melhor é fazê-lo de forma progressiva, sem expor a saúde a reações adversas.

É que, embora para algumas seja estressante não ver resultados rápidos, perder peso pode demorar um pouco se for feito de uma forma segura e estável.

Por sorte, basta adotar simples costumes diários para começar a notar as mudanças sem fazer planos muito restritos ou perigosos.

Por tudo isso, neste artigo queremos compartilhar os 8 melhores hábitos para incorporar à sua rotina de emagrecimento.

Dicas para perder peso de forma saudável

1. Coloque os alimentos saudáveis ao alcance dos olhos

Colocar os alimentos saudáveis ao alcance dos olhos pode te ajudar a perder peso

Manter os alimentos saudáveis à vista contribui para melhorar os hábitos de dieta. Isto é especialmente útil quando se deseja perder quilos de forma segura. Por exemplo, pôr as frutas e verduras na mesa ou ter à mão um punhado de frutos secos.

Como resultado, isso reduz a tendência de consumir aperitivos ricos em calorias, como são as frituras e os doces.

Leia também: 7 razões para consumir frutos secos

2. Utilize pratos pequenos

Ainda que para alguns pareça um hábito bobo, o uso de pratos pequenos é muito útil. Dessa forma se controla melhor as calorias das refeições principais.

As porções que são servidas nos pratos menores são mais reduzidas e, visto que ocupam todo o espaço, fazem o cérebro pensar que são suficientes para se saciar.

3. Aumente o consumo de frutas e verduras

Aumentar o consumo de frutas e verduras pode te ajudar a perder peso

O consumo diário de cinco ou seis porções de frutas e verduras cruas é uma grande ajuda para apoiar os processos que se encarregam de eliminar o excesso de gordura.

Seu alto teor de água, fibra e compostos antioxidantes impulsiona a eliminação dos rejeitos e evita que interfiram na saúde metabólica.

Além disso, oferecem um aporte extra de energia ao corpo, melhorando sua produtividade tanto mental quanto nas atividades físicas.

Como se fosse pouco, prolongam a sensação de saciedade e reduzem a tendência de consumir mais calorias do que as devidas.

4. Coma devagar

Ingerir os alimentos com rapidez minimiza a liberação das substâncias químicas que geram a sensação de saciedade. Portanto, evitam-se as tentações que levam a comer de forma excessiva.

Embora para alguns seja um ato inconsciente, é necessário melhorá-lo para que não influencie de forma negativa no peso.

Leve o tempo suficiente para comer, mastigando bem os alimentos. Dessa forma, posteriormente, você não se excederá tanto nas calorias.

5. Beba água e bebidas naturais

Aumentar a ingestão de água e bebidas naturais pode te ajudar a perder peso

Aumentar o consumo de água e bebidas saudáveis é uma forma de favorecer o funcionamento do metabolismo. Isso nos ajudará a perder peso mais rapidamente.

O líquido hidrata as células do corpo, melhora o processo de depuração nos órgãos excretores e ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

Para complementar uma dieta para perda de peso, podemos tomar também:

  • Infusões com propriedades depurativas
  • Sucos verdes
  • Sucos de frutas

6. Durma bem

As pessoas que estão tentando perder alguns quilos devem melhorar em 100% sua qualidade de sono. O motivo é que é determinante para conseguir bons resultados.

Durante o período de descanso são ativadas funções importantes para o metabolismo e, por sua vez, aumenta a produção dos hormônios que controlam a fome.

Ficar acordado por muito tempo ou ter um sono interrompido aumenta os desejos por comer, e assim, os riscos de desenvolver obesidade.

7. Faça uma rotina de exercícios combinada

Faça uma rotina de exercícios combinada para perder peso

A prática diária de exercício cardiovascular é uma excelente forma de aumentar o gasto energético para perder peso com mais facilidade.

Quando se combina com um treinamento de força e exigência física, os benefícios para perder peso são ainda maiores.

Pode te interessar: Os 6 melhores exercícios para combater a gordura abdominal

8. Adicione temperos aos seus pratos

Adicionar alguns condimentos aos pratos serve para estimular o funcionamento do metabolismo com a finalidade de reduzir medidas e quilos.

Especiarias como a pimenta caiena e a cúrcuma exercem uma ação estimulante na atividade metabólica. Por isso, melhoram os processos que transformam as gorduras em energia.

Como é possível notar, trata-se de adotar práticas simples que contribuem para reduzir medidas ao controlar a ansiedade e impulsionar o metabolismo.

Procure tê-las sempre em mente desde agora e use-as como apoio de seu plano de alimentação.