Variedade de alimentos que as dietas devem ter

· 28 de janeiro de 2019
Uma dieta balanceada requer a presença de todos os grupos de alimentos em sua justa medida. Descubra a seguir suas propriedades.

O sobrepeso é um dos problemas mais comuns na atualidade e seus efeitos se relacionam tanto com a estética como com a saúde. A variedade de alimentos que consumimos influenciam nesta condição.

Pensando nisso, decidimos preparar uma lista com a variedade de alimentos que devem estar presentes nas dietas. Contudo, lembre-se de que antes de fazer qualquer dieta, deve se consultar com um especialista em nutrição.

Variedade de alimentos que devem estar presentes na dieta

O fato de iniciar uma dieta para emagrecer não significa abandonar algum dos grupos alimentares. Para manter uma boa saúde é indispensável o consumo de todos os grupos nutricionais; já que do contrário geraria desequilíbrios no organismo.

O que se faz nas dietas emagrecedoras é reduzir alguns produtos e otimizar o consumo de outros. Ou seja, incluir variedade de alimentos de cada grupo nutricional; bem como nas quantidades adequada. De acordo com os requerimentos particulares.

Variedade de alimentos na dieta

Nesse sentido, a assessoria profissional é indispensável; já que somente um especialista pode avaliar suas condições e fazer um plano ideal. Os 6 grupos alimentares são os seguintes:

1. Carboidratos

São a maior fonte de energia para os humanos; por isso que precisamos consumi-los em cada uma das refeições diárias. Este grupo inclui o arroz, o pão, o macarrão, as batatas, os legumes e os cereais.

Durante a dieta é preferível optar pelos integrais.

2. Verduras

Devem ser consumidas diariamente, visto que contêm uma imensa variedade de antioxidantes. 

Além disso, são ricas em água, minerais, oligoelementos, vitaminas e fibras alimentares.

3. Frutas

Seu consumo deve ser diário e variado. Sua importância está no teor de oligoelementos e açúcar natural.

4. Lácteos

Inclui o leite e derivados, como o iogurte e o queijo. É a variedade de alimentos que fornece cálcio; sem contar que contam com proteínas de alto valor biológico e vitamina B.

Leia também: Os tipos de queijo e seu valor nutricional

5. Carne

Mesmo que seja de boi, de peixe ou de aves, este grupo é a principal fonte de proteínas.

6. Gorduras

Trazem ácidos graxos essenciais e antioxidantes. Como no resto dos grupos, devem ser ingeridas de maneira controlada.

Lista de alimentos benéficos para a dieta

Peixes

A carne proveniente do peixe tem elevados teores de proteínas de alta qualidade. Ademais, conta com gorduras boas, como ácidos graxos ômega 3. Além de uma infinidade de macronutrientes. Entre os quais se destaca o iodo, que dificilmente é encontrado em outra variedade de alimentos.

 Os peixes são uma variedade de alimentos essenciais

Ovos

Os ovos contêm proteínas e gorduras boas. Ainda que seu teor calórico seja baixo, geram saciedade. Por isso, são ideais para o café da manhã.

Mesmo que em algumas dietas recomenda-se comer somente a clara, a gema contém muitos micronutrientes.

Grãos

Os grãos são benéficos para a perda de peso, já que saciam e reduzem o apetite. Também contêm muitas proteínas.

Cereais integrais

Os cereais integrais contam com proteínas e fibras. Os mais benéficos são a aveia, o arroz e a quinoa. No geral, ajudam a saciar, por isso que funcionam para reduzir a ansiedade pela comida.

Batatas cozidas

As batatas são ricas em uma grande variedade de nutrientes. Além disso, contêm ferro e potássio, que são difíceis de encontrar em outros alimentos; e que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

Somado a isso, ao comê-las, nos sentimos cheios, por isso que não sentirá a necessidade de consumir grandes quantidades de outros produtos.

Verduras crucíferas

As verduras crucíferas são o brócolis, repolho, couve-flor e a couve-de-Bruxelas. Esta variedade de alimentos é rica em fibras e proteínas.

Frutas

Ainda que as frutas contenham açúcar, também possuem fibras; o que impede que o açúcar seja liberado na corrente sanguínea de maneira rápida.

Além disso, o consumo de frutas é importante para sentir que se pode comer produtos saborosos na dieta. Isso te ajudará a reduzir a ansiedade.

Frutos secos

Os frutos secos são ricos em fibras, gorduras saudáveis e proteínas. Isso os converte em excelentes aperitivos. Por um lado ajudam a emagrecer e, por outro lado, permitem reduzir os ataques de ansiedade.

Sementes de chia

Trata-se de uma das variedades de alimentos mais nutritivas do planeta. Para cada cerca de 30 gramas de sementes, obtemos um total de 12 gramas de carboidratos; dos quais 11 são fibras. Como consequência desse valor nutricional, o consumo de chia ajuda a reduzir o apetite.

Sementes de chia são uma variedade de alimentos para uma dieta equilibrada

Abacate

O abacate é um dos produtos gorduroso mais recomendados durante a dieta; pois seu conteúdo de gordura é monoinsaturado. Ou seja, trata-se de uma gordura “boa”.

Além disso, tem um alto teor de água, de potássio e de fibras. O consumo de abacate permite ter uma sensação de saciedade, principalmente pelo conteúdo de fibras.

Iogurte

O iogurte é um aliado do intestino, já que conta com bactérias probióticas.

Como vimos, existem muitas opções para elaborar uma dieta variada, nutritiva, saudável e saborosa. No entanto, para que o procedimento flua da maneira adequada, é necessário ajuda profissional.

  • The NHS Information Centre. (2014). Statistics on Obesity , Physical Activity and Diet : Health San Francisco. https://doi.org/978-1-84636-274-3

  • BA, S., I, C., JC, S., & WPT, J. (2004). Diet, nutrition and the prevention of excess weight gain and obesity. Public Health Nutrition. https://doi.org/10.1079/PHN2003585

  • Holtmeier, H. J. (1991). What constitutes a balanced diet? Zeitschrift Fur Kardiologie.

  • Amine, E. K., Baba, N. H., Belhadj, M., Deurenberg-Yap, M., Djazayery, A., Forrestre, T., … Yach, D. (2003). Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. World Health Organization – Technical Report Series. https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2011.08.002