6 Formas de queimar 600 calorias por dia

· 21 de fevereiro de 2015
Para perder peso devemos aumentar a atividade física e reduzir a ingestão calórica ou, em outras palavras, queimar mais calorias do que consumimos.

Sabemos que emagrecer ou engordar é uma questão puramente matemática. Se ingerirmos menos calorias do que o nosso corpo precisa, iremos perder peso; portanto, se ingerirmos mais calorias do que o nosso corpo precisa, ganharemos peso.

Criando um déficit de 600 calorias por dia, considerando o total de calorias que ingerimos e gastamos, perderemos aproximadamente 600g/semana.

Pode até parecer pouco, mas o índice de sucesso de uma dieta balanceada é imensamente mais alto do que o de uma dieta extremamente restritiva, na qual até perdemos muito peso no início, mas sempre acabamos engordando tudo outra vez.

Como queimar 600 calorias por dia?

Mostraremos algumas maneiras simples de aumentar o gasto calórico sem o sofrimento e dificuldade de uma dieta impossível de seguir.

Siga estas dicas e tenha paciência, pois os resultados certamente virão de uma maneira saudável e sustentável a longo prazo.

Mulher apertando gordura abdominal pensando em quantas calorias por dia ela pode perder

1. Reduza as porções

Não se trata de uma redução drástica, afinal estamos tentando criar um plano que não exija grandes sacrifícios, por isso sugerimos uma diminuição de 10% a 20% no tamanho da porção.

A quantidade de comida não diminuirá a ponto de nos deixar com fome, mas certamente permitirá eliminar as calorias extras que acabamos ingerindo por pura gula.

Uma dica para facilitar o processo é usar pratos e talheres menores para não percebermos que as porções se reduziram. Isso porque o apelo visual é muito forte e permite “enganar” nosso cérebro, fazendo-o acreditar que comemos um prato cheio, e portanto já devemos estar satisfeitos.

Leia também: Dieta saudável, aprenda a fazê-la corretamente

2. Faça musculação

Muitas mulheres não querem fazer musculação pois acham que ficarão com o corpo musculoso, mas esse é um medo infundado.

Exercícios de resistência com pesos são fundamentais para perder medidas e, assim, reduzir o percentual de gordura corporal.

Além de queimar uma quantidade significativa de calorias durante a própria atividade, a musculação acelera o metabolismo e mantém o organismo queimando calorias ao longo do dia, mesmo quando estamos em repouso. Isso ocorre pois o corpo acaba usando mais energia para recuperar as fibras musculares que são lesionadas durante o treino.

Leia também: 15 dicas para perder peso além das dietas

3. Aposte no treino intervalado de alta intensidade

Caminhar por uma hora na esteira certamente é melhor do que não fazer nenhuma atividade física. No entanto, se você quiser aumentar seu gasto calórico diário, a melhor opção de exercício aeróbico é o treino intervalado de alta intensidade.

Além de espantar o tédio, esse tipo de atividade queima muito mais gordura em menos tempo, mantendo a massa muscular e contribuindo para acelerar o metabolismo.

Não precisa ser muito inovador, basta treinar pesado e com intervalos de descanso curtos. Um exemplo é alternar uma caminhada na esteira por um minuto com uma corrida em alta velocidade por três minutos (ou por quanto tempo você aguentar).

4. Mantenha-se ativo durante o dia

Você sabia que só de ficarmos em pé ao invés de sentados podemos queimar entre 20 e 50 calorias a mais por hora? Pode parecer pouco, mas quando pensamos em todas as horas que passamos sentados já é possível notar uma diferença relevante.

Desse modo, tente levantar sempre que conseguir, no trabalho ou em casa. Atenda ligações andando pelo escritório, vá até a mesa de um colega em vez de telefonar, levante e vá buscar um copo de água e fique em pé no ônibus ou no metrô.

Além disso, tente se manter ativo em outros momentos do dia.

Troque o elevador pela escada, estacione algumas quadras mais longe do trabalho e caminhe um pouco na hora do almoço.

Caminhas por eliminar várias calorias por dia

5. Faça trocas inteligentes

Apesar de algumas trocas serem difíceis de serem feitas, algumas mudanças simples podem reduzir significativamente a ingestão diária de calorias.

Se você não consegue largar o refrigerante, substitua-o pela versão light ou zero, troque o açúcar do café pelo adoçante, o leite integral pelo desnatado, o suco de caixinha pelo natural sem açúcar, o queijo amarelo pelo branco ou cottage, a maionese pela mostarda, o presunto pelo peito de peru, o iogurte convencional pelo 0% gordura, e por aí vai.

Em outras palavras, escolha as mudanças que forem mais fáceis para você e veja quantas calorias será possível economizar diariamente.

6. Aumente o consumo de termogênicos

Estes alimentos podem dar uma forcinha extra para aumentar o gasto calórico, já que são capazes de acelerar o metabolismo.

Alguns exemplos são a pimenta vermelha, o chá verde, a canela, o gengibre, o chá de hibisco, a mostarda, a cafeína e até a água gelada. Sendo assim, adicione pequenas quantidades desses alimentos à sua dieta para queimar mais calorias todos os dias.