7 jantares para perder peso em uma semana sem passar fome

09 Novembro, 2020
Um jantar leve, com calorias controladas, é determinante para manter um gasto energético ideal. Além disso, jantar bem ajuda a ter uma melhor qualidade de sono.

A ideia de pular o jantar para “economizar calorias” é coisa do passado. Embora se pensasse que era um bom método para perder peso, hoje essa refeição já recebe mais importância. Você quer aprender a preparar deliciosos jantares para perder peso sem passar fome? 

Essa refeição principal do dia desempenha um papel muito importante na saúde metabólica. De fato, seus nutrientes são essenciais para uma boa qualidade de sono e mais energia no dia seguinte. A seguir, queremos compartilhar 7 propostas interessantes. 

O jantar é essencial para perder peso

Para perder peso mais facilmente, é essencial fazer todas as principais refeições do dia. No entanto, lembre-se de que o jantar deve ser leve e controlado em calorias. Os alimentos ingeridos a essa hora do dia fornecem energia que geralmente não é gasta de maneira ideal.

Por isso, para evitar o acúmulo excessivo de gordura, os jantares para perder peso devem ser feitos com alimentos de baixa caloria, como vegetais crus ou cozidos, carnes magras e algumas fontes de gorduras saudáveis.

Essa combinação de nutrientes ajuda a manter o metabolismo ativo e, aliás, induz um bom descanso. No entanto, a hora do jantar também deve ser considerada, uma vez que se deve esperar pelo menos 2 ou 3 horas antes de ir para a cama.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o jejum intermitente

E se não jantarmos?

As pessoas que escolhem não jantar ou que seguem dietas hipocalóricas ou “milagrosas” estão fazendo um sacrifício desnecessário que, além de não ajudar a perder peso, ainda causará um efeito rebote quando elas voltarem a se alimentar normalmente.

O organismo reduzirá ao máximo o gasto energético diante da falta de alimentos e irá acumular todas as reservas possíveis ao quando a alimentação retornar, como uma resposta de sobrevivência.

O segredo é escolher os alimentos certos, comer moderadamente e não ficar obcecado com as calorias. O resultado será uma perda de peso efetiva e sem sofrimento. Em apenas uma semana, já poderemos ver resultados positivos.

7 jantares para perder peso em uma semana

Os jantares de perda de peso que propomos abaixo não são receitas milagrosas para eliminar quilos. Para ver os resultados desde a primeira semana, é essencial planejar  uma dieta completa e equilibrada. Além disso, também é recomendável fazer atividade física e beber muita água.

1. Segunda-feira: creme de vegetais e ervilhas

Creme de vegetais e ervilhas

Cremes de vegetais frios ou quentes, dependendo da estação, são uma das melhores opções para o jantar, pois são saciantes e muito saudáveis. Podemos prepará-los com os vegetais que mais gostamos e, se possível, com uma porção de leguminosas incluídas, que proporcionará proteína e fibras extras.

A ervilha é um dos melhores legumes que podemos consumir no jantar, pois é muito digestivo e tem um sabor delicioso.

2. Terça-feira: gaspacho e carne de aves

O gaspacho ou suco de vegetais (tomate, pepino, pimenta, alho) é ideal para as noites mais quentes ou quando precisamos de uma dose de vitaminas e minerais.

Podemos aproveitar a leveza desse suco para consumir uma porção de carne de frango de ou peru, assada ou grelhada. A combinação é perfeita e podemos digeri-la com muita facilidade. É uma boa opção de jantar para perder peso que pode ser ingerido depois de uma sessão de exercícios.

3. Quarta-feira: salada e homus

Salada e húmus

O grão-de-bico é uma leguminosa muito nutritiva. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em digeri-lo, principalmente à noite. Por essa razão, recomendamos optar pelo homus, um creme de grão-de-bico frio que pode ser acompanhado por uma salada.

4. Quinta-feira: peixe e abacaxi assado

O peixe é uma proteína animal com baixo teor de gordura, por isso é uma boa opção para perder peso. Podemos prepará-lo no forno juntamente com algumas fatias de abacaxi. O resultado será uma combinação leve, deliciosa e ideal para digerir a porção de peixe.

5. Sexta-feira: quinoa e guacamole

Quinoa e guacamole

A quinoa é um cereal muito rico em proteínas, mais adequado do que outros cereais, como o arroz, para o jantar. Nesse caso, sugerimos acompanhá-la com um delicioso guacamole, o que nos dará uma boa quantidade de vitaminas, minerais, fibras e gorduras saudáveis.

Veja também: 4 alimentos que você deve evitar em uma dieta para perder peso

6. Sábado: pizza de grão-de-bico

Você ama pizza? Faça uma no sábado à noite, mas usando a massa de farinha de grão-de-bico. Você terá uma receita muito mais saudável e mais adequada para perder peso.

7. Domingo: suco verde e omelete

Suco verde e omelete

No domingo, podemos nos recuperar dos excessos do fim de semana com um suco verde delicioso e depurativo e uma omelete francesa. O jantar para perder peso mais simples pode ser muito apetitoso e nos ajudará a descansar bem para começar a semana com energia e vitalidade.

Consulte seu nutricionista para mais detalhes

Se você tem dúvidas sobre como fazer uma dieta equilibrada ou deseja perder peso de maneira eficaz, o mais recomendável é consultar um nutricionista. O profissional saberá como indicar o que é mais adequado para o seu caso, por que e como manter facilmente uma boa alimentação ao longo do tempo.

Makoundou, V., Habicht, F., Bobbioni-Harsch, E., Pataky, Z., & Golay, A. (2010). Lone term weight loss maintenance. Revue Medicale Suisse. https://doi.org/10.1093/ajcn/82.1.222S

Priest, M. (1961). Losing Weight. British Medical Journal. https://doi.org/10.1136/bmj.2.5260.1152-a

Vartanian, L. R., Wharton, C. M., & Green, E. B. (2012). Appearance vs. health motives for exercise and for weight loss. Psychology of Sport and Exercise. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2011.12.005