Migas de pastor: experimente esta deliciosa receita espanhola

Você já experimentou migas de pastor? Esta receita tem um sabor poderoso devido à presença de embutidos como ingredientes principais.
Migas de pastor: experimente esta deliciosa receita espanhola

Última atualização: 05 Setembro, 2021

As migas de pastor são um prato tradicional típico da região de Aragão e Estremadura, na Espanha. Ele é preparado com ingredientes simples e baratos, pois essa receita era típica das classes mais humildes. No entanto, estamos diante de um dos pratos mais saborosos da gastronomia espanhola.

Antes de começar, deve-se ter em mente que muitos dos ingredientes incluídos na receita não são ideais para uma ingestão regular. São produtos com alto teor de gorduras trans e aditivos, portanto, devem ser consumidos esporadicamente.

Ingredientes para preparar as migas de pastor

Para preparar esta receita, você vai precisar do seguinte:

  • Sal.
  • 4 ovos
  • 5 dentes de alho
  • 100 mililitros de água.
  • 150 gramas de bacon.
  • 300 gramas de pão rústico.
  • 150 gramas de chouriço fresco.
  • 1/2 colher de chá de páprica doce.

Passo a passo

A primeira coisa a fazer é esmigalhar o pão em pequenos pedaços. Coloque em uma tigela e deixe secar por 24 horas. No dia seguinte, será necessário umedecê-los com água, juntando previamente uma pitada de sal. Cubra os pedaços de pão com um pano úmido e deixe descansar por 10 minutos.

Paralelamente, será necessário cortar o bacon e o chouriço. O melhor é que os pedaços não sejam excessivamente pequenos, e sim generosos. Coloque uma base de azeite extravirgem em uma frigideira e adicione ambos os elementos para obter um molho. Depois de dourados, remova do fogo e reserve.

Na mesma frigideira, com o resto do azeite e da gordura do chouriço e do bacon, junte o alho inteiro, bem como o pão ralado molhado. Cozinhe por pelo menos 20 minutos em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando para evitar que grudem. O objetivo é que o pão absorva a gordura que sobrou na assadeira.

Passado o tempo, junte o chouriço e o bacon à preparação. Adicione páprica e mexa vigorosamente para evitar que queime. Em seguida, retire a panela do fogo e coloque o conteúdo em uma tigela. Frite os ovos e sirva com as migas.

Chouriço para preparar migas de pastor
A presença de chouriço e bacon indica que este prato é rico em calorias.

Dicas para preparar esta receita

Ao preparar as migas de pastor, uma série de dicas devem ser levadas em consideração. A primeira tem a ver com o tipo de óleo a ser usado.

Recomenda-se optar sempre pelo azeite extravirgem. Ele é mais resistente a altas temperaturas e tem uma proporção maior de ácidos graxos ômega 3, que se mostraram benéficos para a saúde cardiovascular.

Por outro lado, é imprescindível o uso de um pão de estilo rústico. Pães de forma industrializados não terão uma aparência tão boa. Eles tendem a ficar excessivamente duros de um dia para o outro e não são capazes de recuperar a umidade.

Para terminar, é importante usar chouriço e bacon frescos, defumados e de sabor forte. No entanto, lembre-se de que ambos os produtos não devem fazer parte da dieta regular. Eles contêm aditivos como nitritos, capazes de fazer mal à saúde. Isso é evidenciado por um estudo publicado na Nutrients.

Contraindicações das migas de pastor

Apesar de ser um prato saboroso, há certas pessoas que devem evitar comer migas de pastor. Estamos falando daqueles pacientes com doenças cardíacas. Nestes casos, é necessário minimizar a ingestão de elementos que podem alterar os estados de inflamação do organismo, como as gorduras trans.

Caso contrário, pode haver ineficiências no bom funcionamento do coração ou interações em nível farmacológico que reduzem o efeito dos medicamentos. Nessas situações, é aconselhável manter uma alimentação o mais saudável possível, com um alto predomínio de alimentos de origem vegetal.

Deve-se levar em consideração que a ingestão regular de gorduras trans aumenta o risco de patologias complexas, de acordo com pesquisas publicadas na Diabetes & Metabolic Syndrome. Não há problema em consumir um prato como este ocasionalmente, mas não faça da sua ingestão algo regular.

Pão com azeite
Usar azeite de oliva extravirgem agrega valor nutricional ao prato.

Prepare esta receita deliciosa!

As migas de pastor são um prato saboroso para experimentar os sabores tradicionais da gastronomia espanhola. Esta é uma receita muito simples e rápida de fazer, que não apresenta nenhuma dificuldade. Só será necessário escolher bem os ingredientes.

Lembre-se de que a variedade é um dos segredos de uma dieta saudável. Não há razão para eliminar completamente certos alimentos, mas eles devem ser incluídos em proporções ideais. Os frescos e os de origem vegetal devem ser sempre priorizados, pois sua densidade a nível nutricional é maior.

Pode interessar a você...
Deliciosas almôndegas ao molho espanhol, receita caseira
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Deliciosas almôndegas ao molho espanhol, receita caseira

Confira uma receita de dar água na boca, e que utiliza ingedientes e técnicas da cozinha mediterrânea, especificamente, a espanhola.



  • Innes, J. K., & Calder, P. C. (2020). Marine Omega-3 (N-3) Fatty Acids for Cardiovascular Health: An Update for 2020. International journal of molecular sciences21(4), 1362. https://doi.org/10.3390/ijms21041362
  • Crowe, W., Elliott, C. T., & Green, B. D. (2019). A Review of the In Vivo Evidence Investigating the Role of Nitrite Exposure from Processed Meat Consumption in the Development of Colorectal Cancer. Nutrients11(11), 2673. https://doi.org/10.3390/nu11112673
  • Islam, M. A., Amin, M. N., Siddiqui, S. A., Hossain, M. P., Sultana, F., & Kabir, M. R. (2019). Trans fatty acids and lipid profile: A serious risk factor to cardiovascular disease, cancer and diabetes. Diabetes & metabolic syndrome13(2), 1643–1647. https://doi.org/10.1016/j.dsx.2019.03.033