5 ingredientes para regular o colesterol alto

17 de fevereiro de 2020
Os níveis altos de colesterol aumentam o risco de doenças cardiovasculares graves. Por isso, propomos alguns ingredientes de origem natural para restabelecê-los a níveis normais.

O colesterol é uma substância gordurosa produzida de forma natural pelo fígado. Em certa quantidade, o organismo a utiliza para a formação de membranas celulares ou para produção de hormônios. No entanto, um nível de colesterol alto pode produzir graves complicações. Dessa maneira, como é possível regulá-lo?

Na maioria dos casos, níveis altos de colesterol não produzem sintomas evidentes. Por isso, muitos o denominaram como ‘assassino silencioso’. Ou seja, sem um tratamento oportuno, pode levar a ataques cardíacos, acidentes cerebrovasculares, assim como outras doenças graves.

Ingredientes naturais para regular o colesterol alto

Os ingredientes naturais para regular o colesterol alto são preparados a partir de plantas medicinais e especiarias que favorecem sua redução. No entanto, as pesquisas sobre seus efeitos são limitadas quando comparadas com a dos tratamentos convencionais ou farmacológicos.

Dessa forma, mesmo que essas opções possam ser consideradas para controlar esta condição, não devem substituir os medicamentos receitados pelo médico. Por outro lado, é importante consultar com o profissional sobre sua segurança, já que alguns podem ter interações com os fármacos ou apresentam contraindicações.

Leia também: 4 maneiras de reduzir o colesterol sem estatinas

1. Astrágalo

O astrágalo (Astragalus propinquus) é uma erva popular na medicina tradicional chinesa. Em suma, é usada frequentemente para apoiar as funções do sistema imune e prevenir infecções. Por outro lado, existem estudos que sugerem que beneficia a saúde cardíaca ao reduzir os níveis de colesterol.

Como consumir?

  • Primeiramente, misture uma colher de sopa de raiz de astrágalo em pó com um copo de água morna.
  • Em seguida, ingira a preparação em jejum.
  • Tome pelo menos 3 vezes na semana.

2. Sementes de linhaça

Sementes de linhaça para controlar colesterol

As sementes de linhaça se tornaram populares por suas interessantes propriedades benéficas para a saúde. Graças ao seu teor de ácidos graxos essenciais, bem como de ácido alfa-linoleico (ALA), ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Por isso, se quer regular o colesterol, é uma boa opção.

Como utilizá-las?

  • É possível incorporá-las em dezenas de receitas, incluindo saladas e vitaminas.
  • Ademais, outra opção é submergi-las em água, deixá-las de molho por um par de horas e, por fim, adicioná-las em um suco de limão.
  • Consuma a bebida em jejum ou no meio da manhã todos os dias.

3. Alho

Um dos melhores aliados naturais para regular o colesterol alto é o maravilhoso alho. Este bulbo contém alicina e compostos antioxidantes que ajudam a decompor os lipídios retidos nas artérias. De fato, reduz a pressão arterial, bem como retarda o avanço da aterosclerose. 

Como consumi-lo?

  • Primeiramente, triture um dente de alho cru.
  • Posteriormente, misture-o com uma colher de suco de limão.
  • Por fim, consuma a preparação em jejum todos os dias.

Não perca: Remédio com cevada para combater o colesterol alto

4. Alcachofra

Benefícios da alcachofra para a saúde

A alcachofra tem importantes benefícios para o organismo. Não só contribui para a perda saudável de peso, como também favorece a expulsão de toxinas, bem como ajuda a regular o colesterol alto. De fato, é um dos complementos mais utilizados para apoiar as funções hepáticas.

Como utilizá-la?

  • Pode-se preparar muitas receitas com alcachofras. No entanto, se deseja ter um uso medicinal, o melhor é preparar um chá.
  • Para isso, verta um par de colheres de folhas secas de alcachofra em um litro de água.
  • Em seguida, deixe ferver a bebida por vários minutos e, posteriormente, deixe repousar.
  • Mais tarde, quando estiver morna, coe e consuma.
  • Tome 2 a 3 xícaras ao dia antes das refeições principais.
  • Estenda o tratamento por 15 dias.

Precauções: evite seu consumo no caso de obstruções no canal biliar, gravidez e período de amamentação.

5. Erva mate

A erva mate é uma planta medicinal que se destaca por seu potente efeito antioxidante. Graça a ele, o consumo de sua infusão contribui para regular o colesterol. A saber, seus extratos bloqueiam a absorção do colesterol no intestino, o que reduz seu acúmulo no organismo.

Como consumi-la?

  • Em primeiro lugar, coloque três colheres pequenas da planta em meio litro de água fervendo.
  • Em seguida, tampe a infusão e deixe repousar.
  • Assim que estiver morna, filtre com um coador e consuma.
  • Tome 2 xícaras por dia, por 15 dias. Descanse uma semana e retome o tratamento.

Precauções: evite o consumo de erva mate no caso de ansiedade, insônia, hipertensão não controlada e problemas do sistema nervoso.

Seus exames mostraram níveis altos de colesterol? Siga as recomendações médicas e complemente o tratamento com esses ingredientes naturais. Além disso, faça revisões regulares para vigiar constantemente seus níveis.

  • Wang, D., Zhuang, Y., Tian, Y., Thomas, G. N., Ying, M., & Tomlinson, B. (2012). Study of the effects of total flavonoids of Astragalus on atherosclerosis formation and potential mechanisms. Oxidative Medicine and Cellular Longevity. https://doi.org/10.1155/2012/282383
  • Arjmandi, B. H., Daggy, B. P., Korlagunta, K., Lucas, E. A., Devareddy, L., & Patade, A. (2008). Flaxseed Reduces Total and LDL Cholesterol Concentrations in Native American Postmenopausal Women. Journal of Women’s Health. https://doi.org/10.1089/jwh.2007.0359
  • Ried, K. (2016). Garlic Lowers Blood Pressure in Hypertensive Individuals, Regulates Serum Cholesterol, and Stimulates Immunity: An Updated Meta-analysis and Review. The Journal of Nutrition. https://doi.org/10.3945/jn.114.202192
  • Ried, K., Toben, C., & Fakler, P. (2013). Effect of garlic on serum lipids: An updated meta-analysis. Nutrition Reviews. https://doi.org/10.1111/nure.12012
  • Khoo, Y. S. K., & Aziz, Z. (2009). Garlic supplementation and serum cholesterol: A meta-analysis. Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics. https://doi.org/10.1111/j.1365-2710.2008.00998.x
  • De Morais, E. C., Stefanuto, A., Klein, G. A., Boaventura, B. C. B., De Andrade, F., Wazlawik, E., … Da Silva, E. L. (2009). Consumption of yerba mate (ilexparaguariensis) improves serum lipid parameters in healthy dyslipidemic subjects and provides an additional LDL-cholesterol reduction in individuals on statin therapy. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf901660g