Como fazer a tortilha de batatas perfeita

30 de outubro de 2019
Embora possa parecer uma receita simples, a tortilha de batata perfeita tem uma série de truques que devemos seguir fielmente para que o resultado seja o desejado.

Fazer uma tortilha de batatas perfeita não é tão simples quanto se pensa a priori. Ou seja, embora a receita não varie muito, o truque está na preparação e combinação de todos os ingredientes, e é aí que está o verdadeiro problema. Conheça todos os detalhes necessários para que este quitute seja insuperável.

Agora, em relação a esta receita, você precisa entender que, para fazê-la, é necessário saber muito bem as quantidades que serão consumidas. Ou seja, as porções que você tem em mente para comer, porque a quantidade que você colocará na frigideira será proporcional ao resultado da tortilha depois de terminada.

Para exemplificar melhor essa ideia, lembre-se de que as quantidades relativas de ovos e batatas para obter essa tortilha devem ser exatas. De fato, grande parte do sucesso dessa receita passa pela proporção entre esses dois ingredientes. Mais adiante, você descobrirá como fazer isso.

No entanto, você deve ter em mente que precisará de uma boa frigideira antiaderente e de um utensílio que sirva para virar a tortilha sem que despedace. Algumas pessoas utilizam um prato, outras uma tampa e algumas uma grade que cubra toda a superfície da preparação.

Preparação de uma tortilha de batatas perfeita

Mesmo que sua tortilha de batatas perfeita se despedace na hora de virar, existem soluções práticas para esse contratempo que você aprenderá.

Se você fizer a tortilha de batatas perfeita pela manhã, antes de praticar esportes ou algum tipo de atividade física, você se sentirá nutrido e cheio de energia pelo resto do dia. Esta receita contém uma carga significativa de calorias, vitaminas, minerais e bom colesterol.

Aprenda a fazer esta tortilha de batatas perfeita em passos simples

Qual a diferença entre a tortilla espanhola, a tortilha de batatas e omelete?

Esta pergunta é frequente para os brasileiros. A omelete é feita somente de ovos e tradicionalmente é uma receita francesa. Por outro lado, a tortilla espanhola e a tortilha de batatas levam, além dos ovos, outros ingredientes, mas são a mesma coisa.

O que acontece é que esse prato também tem várias adaptações em outras partes do mundo. Tanto é assim que, em muitas dessas alternativas, alguns costumam usar linguiça ou salame em conjunto com as batatas e os ovos clássicos. Além disso, ao preparar o molho, você também pode adicionar pimentões vermelhos e verdes.

E, variando um pouco, ao fritar a tortilha, em muitos lugares, usa-se manteiga ou óleo vegetal. Esta receita tem adaptações e opções, mas você está prestes a descobrir como fazer a tortilha de batatas perfeita, original e única.

Não perca: Tortilha light de grão-de-bico e cogumelos

Tortilha de batatas perfeita

Omelete de ovos e batatas

Ingredientes

  • 6 batatas grandes com casca (cerca de 700 g)
  • 5 ovos
  • 1 cebola grande picada (100 g)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva (45 ml)

Leia também: Como fazer batatas fritas crocantes

Preparação

  1. Primeiramente, lave bem as batatas e remova todos os vestígios de sujeira que possam conter.
  2. Em seguida, descasque-as e deixe-as de molho 5 minutos em uma tigela com água. Isso serve para que amoleçam um pouco e contenham melhor o cozimento.
  3. Continue com a cebola: corte em juliana e reserve.
  4. Agora, coloque o azeite de oliva em uma frigideira grande e antiaderente e espere a que esquente bem.
  5. Adicione as batatas à frigideira juntamente com a cebola picada e diminua o fogo ao mínimo.
  6. Deixe cozinhar por 30 minutos com a tampa. Pouco antes de terminar o cozimento, retire a tampa, aumente um pouco o fogo e deixe a preparação por mais 5 minutos.
  7. O resultado será uma batata com textura mais macia e levemente dourada.
  8. Logo depois, coloque a mistura de batatas e cebolas em outro recipiente e reserve.
  9. Adicione sal a gosto e mexa para distribuir melhor.
  10. Quebre os ovos e bata-os. Coloque-os em outro recipiente e reserve por alguns minutos.

Chegou a hora de misturar todos os ingredientes

  1. Nesse ponto, combine a mistura que você preparou de batatas e cebolas com os ovos batidos. Mexa tudo para que todos os ingredientes se integrem bem.
  2. O truque também é que você deixe a mistura solidificar um momento antes de incorporá-la à frigideira.
  3. Depois de concluir a etapa anterior, coloque novamente azeite na frigideira que você usou inicialmente e deixe aquecer bem.
  4. Despeje a mistura e deixe cozinhar por 1 minuto (não mais, exatamente esse tempo).
  5. Vire com a ajuda de um utensílio e repita o processo do outro lado da tortilha.
  6. Finalmente, desligue o fogo, deixe descansar por 20 segundos e retire a tortilha da frigideira e pronto! Você terá terminado de fazer essa iguaria que todos vão adorar.

Então, gostou deste prato? Sendo assim, continue antenado na nossa página porque temos mais receitas e dicas para desfrutar com a família e amigos.