Tortilha light de grão-de-bico e cogumelos

· 8 de fevereiro de 2019
A tortilha light de grão-de-bico é um prato muito nutritivo que está muito na moda, especialmente entre os atletas. No entanto, todos podemos desfrutá-la; é bem fácil de preparar e o resultado é simplesmente delicioso.

A tortilha light de grão-de-bico é um dos pratos mais populares do momento dentro do mundo dos hábitos de vida saudável. É que atualmente as pessoas prestam mais atenção nas alternativas que os alimentos oferecem, diferentemente de alguns anos atrás, quando era um tanto estranho falar sobre uma tortilha de grão-de-bico.

As opções que apresentamos a seguir são aptas para pessoas intolerante ao glúten, vegetarianos e veganos, já que não incluem ingredientes que possam afetar sua nutrição. Cabe indicar que o iogurte que é indicado em uma das receitas é de origem animal, mas pode ser substituído por um de soja.

Tortilha light de grão-de-bico e cogumelos

Ingredientes

  • 1 cebolinha (80 g)
  • 1 bandeja de cogumelos (100 g)
  • 1/2 pimentão vermelho ou verde (30 g)
  • 1/3 xícara de farinha de grão-de-bico (50 g)
  • Óleo vegetal (a quantidade necessária)
  • Condimentos: molho de soja, sal, pimenta, páprica, ervas.

Não deixe de ler: Aprenda como fazer tortilhas de farinha caseiras e fáceis de preparar

Leguminosas para rechear tortilha light

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque a farinha de grão-de-bico junto com os condimentos (especialmente as ervas e a páprica). Misture tudo com ajuda de uma colher e adicione um pouco de água. Desta forma, começará a se formar uma espécie de pasta.
  2. Logo, mexa a mistura com movimentos lentos e envolventes até conseguir com que a pasta tenha a consistência suficiente. Reserve.
  3. Ademais, corte o pimentão e a cebolinha em pedaços pequenos enquanto coloca uma frigideira para pré-aquecer com um pouco de óleo em fogo médio.
  4. Por outro lado, lave bem os cogumelos e os corte como mais gostar. Em seguida, refogue-os na frigideira juntamente com a cebolinha e o pimentão. Assim que estiverem dourados, adicionamos um pouco de molho de soja, mexa e incorpore a pasta da farinha de grão-de-bico.
  5. Finalmente, deixe que a tortilha doure por ambos lados e deixe um par de minutos em fogo baixo para que termine de cozinhar por dentro. Sirva quente.

Certamente, esta deliciosa tortilha light de grão-de-bico e cogumelos pode ser servida acompanhada de uma rica salada de rúcula, espinafre, tomates cherry, pedaços de maçã vermelha, nozes e queijo de cabra. E pronto, a refeição ficará estupenda! Agora veja bem, também pode ser desfrutada com outros tipos de saladas de folhas verdes.

Também recomendamos que leia: 2 receitas ​​de fajitas saudáveis

Ingredientes para a tortilha light

Tortilha de grão-de-bico exótica

Ingredientes

  • 1/2 colher de sal (2,5 g)
  • 2 tomates de salada (80 g)
  • 1 cebola roxa pequena (30 g)
  • 2 colheres de iogurte natural (30 g)
  • 2/3 xícaras de farinha de grão-de-bico (100 g)
  • Opcional: pimenta jalapeño fresca ou curtida, salsa fresca
  • 1 colher de sementes de chia (15 g)
  • 1/2 colher de bicarbonato de sódio (2,5 g)
  • Condimentos: sal (preferivelmente negro ou “kala namak”), alho em pó, cúrcuma, cominho em pó

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, misture todos os ingredientes secos enquanto verte, pouco a pouco, o iogurte e um pouco de água.
  2. Logo depois, mexa com movimentos envolventes e adicione água até conseguir uma mistura o suficientemente espessa e flexível. A ideia é que não seja nem muito densa nem muito líquida. É bem importante não deixar grumos.
  3. Deixe a mistura repousar por um par de minutos e, enquanto isso, lave e corte os tomates (em rodelas), a cebola roxa e a pimenta.
  4. Por outro lado, em uma frigideira, coloque azeite de oliva e, assim que estiver bem quente, comece a dourar a cebola.
  5. Depois, adicione os tomates e a pimenta. Deixe que cozinhem um pouco durante um minuto, sem deixar de mexer.
  6. Logo, leve a mistura de grão-de-bico à frigideira.
  7. Deixe que cozinhe por um lado e depois vire-a. Repita o processo até se assegurar de que a tortilha esteja bem cozida. Este processo levará entre 5 a 7 minutos, aproximadamente.
  8. Finalmente, sirva quente e pronto!

Acompanhantes e temperos

Esta tortilha light de grão-de-bico também pode ser preparada como se fossem ovos mexidos e fica muito, muito gostosa, por isso que vale a pena prová-la dessa forma.

Com relação aos possíveis acompanhantes, temos várias opções: rodelas de abacate ou maçã vermelha (ou outra peça de fruta de nossa preferência), um peito de frango grelhado, espetos de verduras ou carne, ou simplesmente uma lata de atum.

Agora, com relação aos temperos e molhos, os que mais convém a estas duas receitas são os feitos à base de iogurte.

No entanto, também podemos degustar de um rico vinagrete de mostarda e melhortelã, limão, azeite de oliva e alho, entre outros.

Caso decida incluí-las no café-da-manhã, não se esqueça de acompanhá-la com uma bebida rica em vitaminas para complementar o valor nutricional da primeira refeição do dia.