3 formas de preparar bebidas veganas

· 23 de agosto de 2018
As bebidas veganas também são conhecidas como batidas, smoothies, sucos e vitaminas. Trata-se de uma palavra para designar, de maneira geral, à mistura de diversos ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea líquida.

Quando formos preparar estas bebidas, não bastará pegar um punhado de vegetais e misturá-los em um liquidificador. Este é o erro que a maioria das pessoas comete quando tenta seguir uma dieta mais nutritiva e que costuma terminar com um gosto ruim na boca. E é lógico, nem todos os vegetais nem as frutas podem combinar direito. Por isso que temos que aprender a escolher bem os ingredientes para obter uma bebida gostosa.

1. Prepare suas bebidas veganas por cores

Uma das formas mais fáceis de preparar as bebidas veganas é misturar ingredientes da mesma cor. Por exemplo: maçãs vermelhas, morango e melancia. O truque está também em experimentar com as quantidades para conseguir a espessura desejada, já que não é o mesmo combinar um par de ingredientes com meio litro de água para conseguir um suco natural, que aumentar a quantidade dos sólidos para conseguir uma bebida espessa.

Quais são as cores mais comuns das bebidas? Em geral o vermelho, amarelo e verde. Uma vez que dominemos estes três grupos, poderemos começar a variar alguns ingredientes para obter, por exemplo, uma bebida cor de rosa, roxa, azul, cor de café, etc. Devemos levar em consideração o seguinte:

  • Verdes: costumam conter mais vegetais do que frutas, daí sua cor.
  • Vermelhas: costumam conter mais frutas do que verduras.
  • Amarelas: a quantidade de frutas e verduras é mais equilibrada.

Recomendamos que você Aprenda a preparar suas próprias bebidas verdes

2. Prepare suas bebidas veganas por sabores

Outra forma de preparar bebidas veganas é decidir qual sabor se quer conseguir. Se você gostar mais dos sabores ácidos, pode optar por uma bebida cítrica, que pode ser preparada com laranja, limão e toranja, ou também a partir de laranjas e morangos.

Bebida vegana à base de limão

  • Bebidas cítricas: seus ingredientes mais populares são a laranja e o limão. Outros ingredientes podem ser o maracujá, o abacaxi, a tangerina e a toranja.
  • Bebidas doces: costumam ser à base de banana ou o plátano e incluir maçãs, manga e pera.
  • Bebidas mistas: podem ter a banana como base e incluir, por exemplo, abacate, cacau em pó, amendoim, ou simplesmente morangos e maçãs.

Recomendamos evitar a mistura de frutas ácidas com doces porque não resulta em uma bebida gostosa. Outra questão importante a levar em conta é optar por ingredientes de temporada, pois são frescos e têm um preço melhor.

Leia também: 6 vitaminas e sucos rejuvenescedores

3. Prepare suas bebidas veganas por nutrientes

Esta é a forma mais prática de preparar as bebidas veganas uma vez que tenha dominado as duas anteriores. Apesar de não serem vistosas, têm um alto teor de vitaminas, minerais e fibras. Se o que queremos é ingerir uma bebida com um alto teor de vitaminas, devemos prestar atenção naqueles ingredientes que tenham índices mais altos deste nutriente e incluí-los de maneira equilibrada.

Bebida vegana à base de beterraba

Temos que levar em consideração que as bebidas podem ter bases diferentes. Algumas podem ser de água, chá, infusões e outras de bebidas vegetais (de aveia, coco, amêndoas ou soja). Estes ingredientes base darão o sabor predominante à bebida, por isso que é importante saber utilizá-los. Por exemplo, as bebidas vegetais costumam destacar os sabores doces de ingredientes como a banana ou o mamão.

Todas as bebidas veganas podem ser realmente deliciosas se prestarmos um pouco de atenção na combinação de seus ingredientes. Para isso, podemos conhecer algumas receitas de sucos e vitaminas, e com o tempo, introduzir algumas variações até conseguir fazer nossas próprias criações.

Lembre-se de que é muito mais fácil do que parece, assim que não deixe de se animar a fazer o teste e a complementar sua dieta com estas deliciosas bebidas.