O que é necessário saber para fazer uma dieta sem glúten?

Fazer uma dieta sem glúten em casa é relativamente simples, já que somente requer algumas pequenas adaptações.

Última atualização: 19 Maio, 2019

Quando somos diagnosticados com intolerância ao glúten parece que ter uma dieta saudável e agradável é impossível. No entanto, fazer uma dieta sem glúten somente requer algumas pequenas adaptações.

O realmente complexo costuma ser colocar na mente a ideia de que teremos que eliminar certos alimentos do cardápio. Por isso, fazer uma eliminação total de tais alimentos é essencial para ter sucesso.

Quanto menos tentações ter em mãos, mais fácil será fazer uma dieta sem glúten. Dê estes primeiros passos e comece com sucesso seu novo estilo de vida.

Faça uma limpeza total de sua cozinha

Não nos referimos a uma limpeza, ainda que não seja de mais. Na verdade, falamos de eliminar de sua cozinha tudo aquilo que tem glúten e que já não deve consumir. Entre os produtos desta lista estão:

  • Condimentos comerciais.
  • Farinhas prontas para preparar pães e bolos.
  • Pães e biscoitos normais.
  • Farinhas com glúten de qualquer tipo.
  • Macarrão e arroz não integrais.

Além disso, é recomendado eliminar aqueles utensílios que são usados para preparar alimentos com glúten. Um exemplo é a torradeira de pão. Pode parecer algo estranho, mas no geral os alimentos sem glúten não requerem estes eletrodomésticos.

Agora, não estamos dizendo para jogar tudo no lixo. Procure doá-los ou presenteá-los a amigos e familiares para que os aproveitem.

Confira as 7 mudanças poderosas que você deve fazer hoje mesmo em sua alimentação

Equipe sua cozinha com produtos apropriados para uma dieta sem glúten

Assim que tiver eliminado todo o glúten de sua cozinha, é possível que esta fique realmente vazia. Felizmente, hoje em dia existe toda uma indústria especializada nessa doença. Isso se traduz em produtos projetados especialmente para nutrir com sucesso sem glúten.

O ideal é que comece comprando alimentos frescos, como frutas, óleos naturais, temperos frescos ou secos e vegetais. Depois, complemente com algumas opções comerciais, mas faça com que sejam poucas. Ao ter sua cozinha bem equipada, será mais fácil pensar em um cardápio e solucionar o problema da comida.

Entre os alimentos que são recomendados estão:

  • Frutas frescas de temporada.
  • Carnes magras e algumas vísceras.
  • Vegetais frescos.
  • Peixes.
  • Farinha de milho.
  • Aveia tanto em flocos como farinha.
  • Quinoa.
  • Farinhas sem glúten para preparar pães e bolos.

Abra sua mente e paladar a novos produtos e experiências

Fazer uma dieta sem glúten te obrigará a incluir sabores e texturas novas na dieta. Sempre que isso ocorre, sem importa o motivo, podemos experimentar um pouco de desconfiança. No entanto, é importante experimentar o mais rápido possível.

Pense que quanto mais rápido o fizer, mais rápido se adaptará às mudanças e menos fome e mal-estares experimentará. Nossa sugestão é que a maioria de suas refeições inclua alimentos que já conhece e que sejam frescos.

Por exemplo, você pode preparar uma salada fresca e acompanhá-la com biscoitos de aveia ou torradas de quinoa salgadas. Ao ter algo que já conhece, a barreira para aceitar os biscoitos será menor.

Aprenda a ler os rótulos

Ao fazer uma dieta sem glúten é importante saber que alguns alimentos podem conter este elemento ainda que você acredite o contrário. No supermercado é muito comum encontrar produtos rotulados como livres de glúten, mas na verdade eles contêm uma quantidade mínima.

Para se assegurar de que não seja o caso, leia sempre a lista de ingredientes. Algumas ocasiões o glúten aparece no final porque é mínimo. No entanto, segue estando presente e é melhor evitá-lo.

Outro motivo para ler os rótulos é que as marcas comerciais processam uma grande quantidade de produtos. Durante estes processos, podem misturar alguns ingredientes em poucas quantidades. Por isso, é importante ler os rótulos para identificar qualquer mensagem a respeito.

Quando existe esta possibilidade, as marcas adicionam uma legenda fazendo referência à possibilidade de tal contaminação cruzada.

Leia também: Alimentos vegetais ricos em cálcio

Aprenda a comer sem glúten fora de casa

Fazer uma dieta sem glúten em casa é relativamente simples. Mas fazê-la fora, implica um grande esforço que começa por conhecer os alimentos permitidos. Se você tiver dúvidas, sempre pode perguntar ao garçom e pedir uma sugestão.

Somente preste atenção e se notar que não sabe muitos sobre os alimentos sem glúten, escolha opções com vegetais. Infelizmente, nem todos os garçons são tão cuidadosos com o tema e podem te sugerir algo que não seja apropriado.



  • Freeman CR., Zehra A., Ramirez V., Wiers CE., et al., Impact of sugar on the body, brain and behavior. Front Biosci, 2018. 23: 2255-2266.
  • Song P., Wu L., Guan W., Dietary nitrates, nitrites, and nitrosamines intake and the risk of gastric cancer: a meta analysis. Nutrients, 2015. 7 (12): 9872-95.