Qual é a maneira mais saudável de comer arroz?

2 de agosto de 2018
O arroz é um alimento comum em muitas civilizações, e é um dos mais consumidos do mundo. A seguir, mostraremos a maneira mais saudável de comer arroz.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Puro, pode ser um pouco monótono, mas é incrivelmente adaptável a outros alimentos. Qual é a maneira mais saudável de comer arroz?

Existem diferentes formas de consumir o arroz, e algumas são mais saudáveis ​​do que outras. Tudo depende da preparação e com o que ele é acompanhado.Muitas culturas no mundo costumam comer arroz regularmente. É comum em muitas civilizações, assim como o trigo.

Ganho de peso e arroz

O arroz é um cereal que contém água, carboidratos, fibras e minerais. A quantidade de gorduras que contém é mínima. É, basicamente, um alimento saudável que contém os carboidratos de que o corpo precisa.

O arroz não é um problema, depende da quantidade consumida. O que provoca o aumento de peso é exceder as calorias necessárias para o organismo.

É perigoso comer arroz?

Arroz

O arroz tem a capacidade de absorver altas quantidades de arsênico, especialmente através da sua casca externa. Portanto, uma das vantagens do arroz branco é que ele é refinado e não tem essa casca externa.

Desta forma, a opinião generalizada sobre as virtudes do arroz integral é relativizada. O arroz integral tem propriedades nutricionais superiores ao branco, mas também contém mais arsênico.

Leia também: Benefícios e usos do arroz para a pele

Três maneiras de reduzir o arsênico do arroz:

  1. Duas medidas de água para um de arroz

Este modo de preparação “2 x 1” permite que o arroz cozinhe o suficiente. Desta forma, as quantidades de arsênico presentes nele são reduzidas.

  1. Cinco medidas de água para uma de arroz

Com esta proporção de água por xícara de arroz, os níveis de arsênico podem ser reduzidos em até 50%. Curiosamente, a proporção para fazer um risotto é de 5 medidas de água para um arroz.

  1. Demolhe de um dia para o outro

Com esta técnica, o arroz perde cerca de 80% do arsênico que pode conter. Infelizmente, também envolve a perda de outros nutrientes.

A maneira mais saudável de comer arroz

Arroz branco soltinho

Se o que você quer é promover a saúde no momento da ingestão de arroz, você pode fazer certas combinações que aumentam os benefícios do seu consumo. 

Arroz branco com óleo de coco

Uma das desvantagens do consumo de arroz branco é que ele concentra muito amido. O corpo humano é responsável por transformar esse amido em açúcar. Infelizmente, sabemos o quão prejudicial é o excesso de açúcar.

No entanto, este processo pode ser reduzido se mais um copo de água e 2 colheres de sopa de óleo de coco forem adicionados à preparação de arroz . Desta forma, os efeitos negativos do aumento do amido no organismo podem ser combatidos.

Arroz e caldos

Arroz quente

Se o que você quer é aromatizar o arroz e melhorar seus aspectos nutricionais ao mesmo tempo, você pode usar caldos. Os caldos de vegetais ou de frango proporcionam muito sabor. Desta forma, seus nutrientes são ativados e absorvidos melhor.

Arroz com gengibre: bom para o coração

Sempre que você quiser um arroz diferente com muito sabor e com benefícios para a saúde, é aconselhável adicionar gengibre. O gengibre deve ser ralado e pode ser usado no momento da cozedura na água ou integrado mais tarde. Se você adicionar um pouco de óleo de coco, o sabor e a saúde do prato serão garantidos.

Veja também: Descubra os 5 benefícios da água com gengibre

Coma arroz e adicione antioxidantes

Arroz branco

Como você pode ver, existem várias maneiras de enriquecer (no sabor e na nutrição) o consumo de arroz. Uma delas é aproveitar os ingredientes que possuem antioxidantes, como vegetais e cogumelos. Esses produtos fornecem proteína e uma boa quantidade de antioxidantes.

O alho também é um ingrediente com muitas propriedades, e faz uma combinação perfeita com cebola e arroz. Todos esses elementos farão da preparação do arroz uma comida saborosa e saudável.

O arroz é um ingrediente muito versátil que favorece a criatividade ao cozinhar. É um ingrediente nobre e aceita tudo que uma boa mente culinária acrescenta a ele. Aprecie a arte da cozinha saudável e experimente!

Recomendados para você