Devemos manter os ovos dentro ou fora da geladeira?

É melhor manter os ovos dentro ou fora da geladeira? Descubra a resposta e os motivos pelos quais uma opção é melhor do que a outra neste artigo.
Devemos manter os ovos dentro ou fora da geladeira?

Última atualização: 14 Março, 2021

Você já se perguntou por que os ovos ficam em temperatura ambiente no supermercado mas, em nossas casas, costumamos armazená-los na geladeira? Você quer saber se os ovos devem ficar dentro ou fora da geladeira? Neste artigo vamos dar a resposta e compartilhar outras recomendações para conservá-los corretamente.

É melhor deixar os ovos dentro ou fora da geladeira?

Os ovos são um excelente alimento para o consumo humano. Considera-se que eles contêm a melhor proteína dietética e um alto teor de vitaminas e minerais essenciais, segundo um artigo publicado na revista Advances in Food and Nutrition Research. Por isso, é importante saber como conservá-los da melhor maneira.

Em casa, o mais recomendável é deixar os ovos na geladeira, principalmente no verão. A clara do ovo é muito densa e, com o passar dos dias, vão entrando pequenas quantidades de ar no interior do ovo, que a empurram e reduzem a sua densidade.

É melhor deixar os ovos na sua embalagem original em uma prateleira da geladeira. Embora tenhamos o costume de colocá-los na parte específica da geladeira destinada aos ovos, este não é o local mais recomendável, já que é a parte da geladeira que mais sofre com as variações de temperatura.

Deixando os ovos na sua embalagem, eles vão ficar protegidos das mudanças de temperatura, de odores, de pancadas e do contato com outros alimentos. Além disso, a embalagem tem a informação a respeito da data de validade do produto, já que não é obrigatório que a mesma seja indicada na casca do ovo, e isso é essencial para sabermos até quando devemos consumi-los.

Cesta de ovos

Então, por que os ovos são mantidos em temperatura ambiente no supermercado?

Os ovos não precisam da refrigeração para se manter bons se a temperatura ambiente for de 25ºC. Na verdade, é conveniente que eles não fiquem refrigerados no supermercado porque a cutícula, ou seja, a camada fina que envolve o ovo por baixo da casca, pode se romper com uma mudança brusca de temperatura.

Portanto, o importante é manter o ovo a uma temperatura constante. É mais fácil fazer isso se ele for mantido em temperatura ambiente no supermercado e continuar assim até chegar à sua casa.

Mais perguntas além da conservação dos ovos dentro ou fora da geladeira

Como saber se um ovo está fresco?

Uma forma de avaliar o frescor é comprovando a consistência da clara. Um ovo fresco têm duas partes na clara: uma mais consistente e outra líquida; costuma ser fácil distingui-las. Quando o ovo é mais fresco, a clara densa é mais firme e gelatinosa e perde esta firmeza conforme o alimento perde o frescor. Quando é difícil identificar as duas partes, significa que o ovo não está tão fresco.

Outra forma de avaliar o frescor é colocar o ovo em um copo de água. Se ele afundar, quer dizer que tem pouco ar e está fresco.

Caixa de ovos

Podemos consumir os ovos depois da data de validade?

Os ovos podem ser consumidos alguns dias após a data de consumo preferencial se tiverem sido mantidos refrigerados e se a casca estiver intacta e limpa. Esta data de consumo preferencial, que não é igual à data de validade, é de no máximo 28 dias a partir da data de fabricação. Os ovos podem ser considerados frescos se:

  • Estiverem bem conservados.
  • Mantiverem sua qualidade e segurança.

É preciso lavar os ovos?

Os ovos podem ser lavados antes do consumo, mas não logo após a compra. A pressão da água pode romper a cutícula e deixá-los mais expostos à salmonella.

Esta bactéria é capaz de causar incômodos e problemas no trânsito intestinal, que vão desde casos leves até outros mais graves, segundo um estudo publicado na revista Clinical Microbiology Review.

A infecção por salmonella pode ocorrer se não houver boas práticas de higiene na cozinha. Portanto, é imprescindível:

  • Lavar as mãos ao manipular os ovos.
  • Limpar os utensílios depois de tocar nos ovos.
  • Cozinhar os ovos a uma temperatura suficientemente elevada.
  • Mantê-los na geladeira após o preparo, caso não sejam para o consumo imediato.
  • Não os deixar em temperatura ambiente, principalmente no verão.

A conservação dos ovos é simples

Não é difícil manter os ovos em bom estado. A única precaução que devemos tomar é a de não os lavar antes de armazená-los. Quanto ao local de armazenagem, o ideal é mantê-los na geladeira, embora eles sejam capazes de se adaptar bem a muitas condições de temperatura e umidade se forem mantidos na sua embalagem original.

Pode interessar a você...
Por que devemos comer ovos várias vezes por semana?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que devemos comer ovos várias vezes por semana?

Neste artigo contamos porque comer ovos várias vezes por semana é muito recomendado para conseguir uma alimentação equilibrada e uma saúde adequada.



  • Estrada, M. M., Galeano, L. F., Herrera, M. R., & Restrepo, L. F. (2010). Efecto de la temperatura y el volteo durante el almacenamiento sobre la calidad del huevo comercial. Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias23(2), 183-190.
  • Fernandez, M. L. (2010). Effects of eggs on plasma lipoproteins in healthy populations. Food & function1(2), 156-160.
  • Instituto de estudios del huevo.