Lipídios: o que são, tipos e funções

Os lipídios desempenham papéis importantes no corpo. Eles não só servem como uma reserva energética, mas também estão envolvidos no transporte de alguns nutrientes. Como eles são classificados?
Lipídios: o que são, tipos e funções

Última atualização: 07 Dezembro, 2020

Os lipídios desempenham um papel muito importante na saúde. Não só são fundamentais como reserva energética do corpo, mas estão envolvidos em processos essenciais do organismo, como o transporte de nutrientes, a regulação da temperatura corporal, entre outros.

Juntas, essas substâncias são diversas e possuem várias fontes. Na verdade, elas são conhecidas pelo papel que desempenham na alimentação dos seres vivos, pois são fundamentais para a assimilação de algumas vitaminas e para o funcionamento ideal do metabolismo.

O que exatamente são os lipídios? Quais são as suas funções? Como costumamos ler ou ouvir esse termo quando se trata de saúde e nutrição, devemos entender essas questões. A seguir, saiba mais sobre isso.

O que são os lipídios?

Os lipídios são um grupo de moléculas biológicas envolvidas em processos relevantes do organismo. Em particular, fazem parte da membrana celular, são a base para a produção de hormônios e, acima de tudo, são responsáveis por armazenar energia.

Eles são compostos por hidrogênio e carbono, embora em menor grau possam conter enxofre, nitrogênio e fósforo. Caracterizam-se por serem insolúveis em água e por representarem uma das principais reservas energéticas do corpo.

Embora o termo lipídio seja frequentemente usado para se referir à gordura, é importante notar que nem todos os lipídios são gorduras, mas todas as gorduras são lipídios. Assim, encontramos vários tipos de lipídios, que são classificados de acordo com as suas propriedades físicas e as funções que desempenham.

Lipídios no organismo
A principal função dos lipídios é ser uma reserva de energia do corpo. No entanto, eles também estão envolvidos na produção de hormônios, na síntese de vitaminas, entre outras funções.

Tipos de lipídios

Conforme detalhado em um artigo publicado na revista científica Biochimica et Biophysica Acta, o termo “lipídios" agrupa vários compostos que possuem funções biológicas relevantes. Então, quando se fala dessas substâncias, é importante saber como elas são classificadas. Quais tipos de lipídios existem?

Fosfolipídios

Os fosfolipídios são compostos de cadeias de ácidos graxos, fosfato e glicerol. Eles formam estruturas hidrofóbicas, o que significa que repelem a água. Sua função mais importante é a formação de membranas celulares.

Além disso, eles também realizam outras ações, como a digestão de outras gorduras no intestino delgado. O corpo é capaz de gerar todos os fosfolipídios de que precisa.

Colesterol

O colesterol é uma molécula essencial para o corpo. Ao contrário do que muitos pensam, ele nem sempre é ruim. Faz parte das membranas celulares; além disso, é o precursor de diferentes substâncias, como algumas vitaminas e hormônios como os esteroides.

Portanto, uma certa quantidade de colesterol é indispensável para que o corpo funcione corretamente. No entanto, um excesso pode fazer com que ele se acumule nos vasos sanguíneos. Isso é um problema, pois esses vasos podem ficar bloqueados e, consequentemente, há um maior risco de ataques cardíacos ou problemas isquêmicos.

Glicolipídios

Os glicolipídios são gorduras que também contêm moléculas de açúcar em sua estrutura. Sua função mais importante está relacionada com o sistema imunológico. Eles estão localizados na parte externa da membrana celular e funcionam como um sinal para ela.

Triglicerídeos

Os triglicérides são feitos de gordura e álcool. Especificamente, são as moléculas em que o excesso de energia ou açúcares no corpo são transformados. Ou seja, eles formarão as reservas de energia do organismo.

Assim como o colesterol, um excesso de triglicérides também tende a se acumular nos vasos sanguíneos e no resto do corpo. Por causa disso, seus níveis elevados estão associados a problemas de saúde.

Triglicerídeos no sangue
Os triglicérides desempenham um papel importante como uma reserva de energia do corpo. No entanto, em excesso, eles são prejudiciais à saúde.

Esteroides

Esteroides são moléculas compostas por colesterol e hormônios. Alguns exemplos são testosterona e estrogênio. Estes precisam de colesterol para serem sintetizados no corpo. Em particular, executam funções regulatórias e ativadoras.

Quais são os papéis dos lipídios no organismo?

Os lipídios, dependendo do seu tipo, desempenham diferentes funções essenciais no corpo. De acordo com uma publicação na Molecular Biology of the Cell, estas são funções estruturais ou de sinalização. A seguir, detalharemos alguns dos papéis mais importantes dessas moléculas.

Reserva de energia

A principal função desta substância é servir como uma reserva de energia. Um grama de gordura pode fornecer 9 quilocalorias ao corpo. Quando uma pessoa tem um excesso de açúcares, ele é armazenado na forma de depósitos de gordura. Eles serão usados quando outras fontes de energia, como os carboidratos, estiverem faltando.

Formação de estruturas

Alguns lipídios formam estruturas importantes do organismo. O exemplo mais importante são as membranas celulares. Elas são compostas por um tipo específico de lipídios que, por sua vez, são essenciais para moldar e proteger as células.

Comunicação celular

As células se comunicam entre si através de diferentes substâncias que funcionam como sinais, como vitaminas, hormônios e glicolipídios. Estes têm a função de regular algumas secreções e várias respostas do organismo.

Células no sangue
A comunicação celular não seria possível sem alguns tipos de lipídios.

Transporte

Existem lipídios que funcionam como transportadores de outras substâncias pelo corpo, como os nutrientes. Em geral, essa função é desempenhada em conjunto com os ácidos biliares e as lipoproteínas.

Regulação térmica

Os depósitos de gordura que se acumulam sob a pele e ao redor dos órgãos funcionam como protetores do frios. A gordura faz com que o calor se dissipe para fora, impedindo que o corpo esfrie.

Você pode estar interessado: Gordura acumulada: causas e áreas do corpo

O que devemos lembrar sobre os lipídios?

Embora os tipos e funções lipídicas sejam variados e complexos, eles geralmente são compostos orgânicos essenciais para a vida. Em certa medida, são decisivos para o bom funcionamento do corpo. No entanto, em excesso, algumas variedades são prejudiciais.

Portanto, é conveniente manter hábitos de vida saudáveis, especialmente quando se trata de se alimentar e fazer exames médicos regulares. Em caso de anormalidades em seus níveis, é essencial seguir o tratamento médico.

Pode interessar a você...
As gorduras são essenciais na dieta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
As gorduras são essenciais na dieta

As gorduras são essenciais na dieta e devem ser incluídos em todo plano de alimentação balanceado. Saiba mais sobre o assunto a seguir.



  • Ahmed S, Shah P, Ahmed O. Biochemistry, Lipids. [Updated 2020 May 19]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK525952/
  • National Research Council (US) Committee on Diet and Health. Diet and Health: Implications for Reducing Chronic Disease Risk. Washington (DC): National Academies Press (US); 1989. 7, Fats and Other Lipids. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK218759/
  • Serrano Maddelainne H, Calle R, Valeria V. LIPIDOS: CARACTERISTICAS PRINCIPALES Y SU METABOLISMO.
  • Basdevant A. Steroids and lipid metabolism: mechanism of action. Int J Fertil. 1992;37 Suppl 2:93-97.
  • Küllenberg D, Taylor LA, Schneider M, Massing U. Health effects of dietary phospholipids. Lipids Health Dis. 2012;11:3. Published 2012 Jan 5. doi:10.1186/1476-511X-11-3
  • Muro E, Atilla-Gokcumen GE, Eggert US. Lipids in cell biology: how can we understand them better?. Mol Biol Cell. 2014;25(12):1819-1823. doi:10.1091/mbc.E13-09-0516
  • Berg JM, Tymoczko JL, Stryer L. Biochemistry. 5th edition. New York: W H Freeman; 2002. Chapter 12, Lipids and Cell Membranes. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK21199/
  • Sunshine H, Iruela-Arispe ML. Membrane lipids and cell signaling. Curr Opin Lipidol. 2017;28(5):408-413. doi:10.1097/MOL.0000000000000443