Remédios para fortalecer o sistema imunológico

· 22 de maio de 2019
Para fortalecer nosso sistema imunológico devemos cuidar de vários aspectos, não apenas ter uma boa alimentação, mas também incluir suplementos probióticos, fazer exercícios regularmente,e e controlar o nível de estresse em que vivemos.   

O sistema imunológico é o sistema de defesa que protege o corpo das doenças. É composto por um conjunto de células, tecidos e órgãos, que funcionam em equipe. Sua tarefa mais importante é nos defender contra agentes externos e de infecções.

Para saber como pode fortalecê-lo, recomendamos que experimente os seguintes remédios.

Problemas do sistema imunológico

Vírus no sangue

Se o nosso sistema imunológico não funcionar corretamente, isso pode nos causar sérios problemas. Os distúrbios do sistema imunológico podem ser divididos em quatro categorias:

  • Imunodeficiência adquirida: diminuem as células do sistema imunológico como consequência de agentes externos como o HIV.
  • Distúrbios autoimunes: o sistema imunológico ataca suas próprias células por engano, tomando-as por substâncias estranhas.
  • Alergias: processos que aparecem quando o sistema imunológico reage desproporcionalmente a um determinado estímulo.
  • Câncer do sistema imunológico.

O importante é ter um sistema imunológico forte e um organismo equilibrado, para que possamos lidar com todos os tipos de patógenos e circunstâncias.

Você também pode estar interessado em ler: Remédio de orégano e azeite de oliva para proteger o sistema respiratório

Remédios para fortalecer o sistema imunológico

Aqui estão alguns remédios naturais à nossa disposição que ajudarão a fortalecer o sistema imunológico.

Alho

O alho contém compostos sulfurosos, como alicina e ajoene. De acordo com vários estudos, esses compostos eliminam bactérias, e estimulam o sistema imunológico do corpo. Além de ter ação antibacteriana, antiviral e antifúngica, ajuda a nossa saúde cardiovascular. Para desfrutar de todos os seus benefícios devemos consumir o alho cru. No entanto, é preferível fazê-lo depois de deixar que repouse alguns minutos, depois de cortá-lo.

Equinácea

Equinácea

A Echinacea purpurea ou angustifolia é uma planta com propriedades antibióticas. Por sua vez, é excelente para estimular o sistema imunológico. É considerada uma planta imunoestimulante e adaptogênica. O que quer dizer que nos ajuda a manter bons níveis de energia, reduzindo o estresse e a fadiga.

Para ser realmente eficaz, é aconselhável tomá-la por três meses, com um período de descanso de 15 dias, e continuar tomando por mais um mês. Vamos tomar 2,5 g por dia, como dose de manutenção. Não é indicada para crianças com menos de três anos de idade, ou pessoas com tratamento imunossupressor.

Unha de gato

A variedade mais eficaz é chamada de Uncaria tomentosa. São muitas as propriedades da unha de gato. Entre elas, seu efeito positivo sobre o sistema imunológico que aumenta as defesas do nosso organismo. Como é uma planta amarga, pode não ser bem tolerada por algumas pessoas. Além disso, seu uso durante a gravidez e lactação não é recomendado, pois pode alterar o sabor e a produção de leite.

Os probióticos

Os probióticos são suplementos que contêm microrganismos vivos, principalmente bactérias, mas não são tóxicos ou patogênicos, mas fazem parte da nossa microbiota usual. Para modificar a resposta imunológica, é muito importante a aderência dos probióticos ao epitélio intestinal. Se a adesão é boa, estes conseguem impedir que bactérias patogênicas o façam.

No entanto, o seu efeito não é permanente, por isso devem ser tomados regularmente. Alguns alimentos são ricos em probióticos, tais como:

  • Iogurte
  • Kefir
  • Chucrute
  • Chocolate amargo.
  • Algas marinhas, como espirulina e chlorella.
  • Missô
  • Kombucha

Para mais informações: Os 15 melhores probióticos e prebióticos para cuidar da sua saúde

Fazer exercício também ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Moça fazendo exercício

Nós todos sabemos que você deve se exercitar regularmente. O esporte nos dá vitalidade, oxigena, melhora o humor e nos ajuda a queimar gordura. Por sua vez, mantém nosso sistema imunológico alerta para evitar infecções.

Em geral, fazer exercícios e manter uma boa dieta, rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, é a melhor maneira de manter nosso corpo saudável.

Plantas com efeitos sedativos

Tenha em mente que o estresse gera situações de alerta. Quando estamos em alerta desviamos energia para os músculos e o cérebro, mobilizando o corpo para a ação. Isso nos faz subtrair combustível ao sistema imunológico e, portanto, nos torna vulneráveis.

Finalmente, para fortalecer nosso sistema imunológico devemos controlar nossos níveis de estresse e ansiedade, usando remédios naturais, como as infusões de plantas sedativas como valeriana, lima, maracujá e espinheiro-branco.