4 infusões de ervas para relaxar

30 Setembro, 2020
As infusões para relaxar ajudam a equilibrar o sistema nervoso em momentos de estresse, ansiedade ou insônia. Você está interessado em experimentá-las? Compartilharemos quatro opções a seguir.

Todos vivemos, em maior ou menor grau, realidades estressantes e exigentes. A superestimulação das grandes cidades e as preocupações estão em alta. Portanto, essas infusões de ervas para relaxar podem ser nossas aliadas nos dias mais difíceis.

Existem infusões de ervas para relaxar em diferentes situações. Algumas delas são úteis quando você passa por uma situação muito estressante e precisa recuperar o equilíbrio. Outras ajudam a adormecer ou a dissipar o sentimento de inquietação que às vezes nos oprime.

O melhor de tudo é que estas infusões de ervas são completamente naturais e não costumam causar efeitos colaterais. Poucas delas são contraindicadas nos casos em que há uma doença crônica. O que você acha de experimentá-las?

Tipos de infusões de ervas para relaxar

Existem diferentes tipos de infusões de ervas para relaxar, dependendo do efeito que produzem. Todas elas oferecem tranquilidade. No entanto, o nervosismo nem sempre se expressa da mesma maneira. Às vezes ele se apresenta como angústia, outras vezes sob a forma de enxaqueca, insônia, etc.

Os principais tipos de infusões relaxantes são as seguintes:

  • Infusões para dormir. Servem, basicamente, para combater a insônia, e contribuem para um sono verdadeiramente reparador.
  • Chás de ervas para a ansiedade. Eles são úteis em períodos de muito estresse ou em uma crise emocional. Hidratam e contêm antioxidantes.
  • Infusões para diminuir a tensão. A pressão sanguínea é muito sensível ao nosso humor. Muitas vezes o estresse provoca descontroles e isso, por sua vez, causa angústia. Com uma infusão, é possível ajudar a regulá-la.
  • Para a dor de cabeça. Muitas vezes os estados de nervosismo nos levam a sentir dores de cabeça ou enxaquecas. Algumas infusões funcionam muito bem nesses casos.

Talvez você possa se interessar: Técnicas de relaxamento para momentos de crise

Vamos ver quais são as infusões de ervas para relaxar em cada caso.

1. Infusão de valeriana para dormir em paz

Infusão de valeriana
A valeriana ajuda a regular o sistema nervoso e a combater o estresse e a insônia.

A valeriana permite preparar uma das infusões mais eficazes para relaxar. Esta planta maravilhosa é muito fácil de obter e ideal para quem sofre de insônia. Uma publicação no The American Journal of Medicine concluiu que a valeriana pode melhorar a qualidade do sono, embora as evidências ainda sejam limitadas.

A infusão é preparada com as folhas, a raiz ou ambas. Coloque uma colher de sopa em um copo de água fervente e deixe descansar por 5 minutos antes de beber. O uso excessivo pode ser tóxico, portanto, recomenda-se fazer períodos de pausa.

2. Maracujá, uma das infusões de ervas para relaxar

O maracujá foi usado sistematicamente pelos médicos astecas para combater estados nervosos. É uma erva poderosa, que nunca deve ser combinada com os ansiolíticos receitados pelo médico.

Também possui efeitos analgésicos e geralmente produz uma certa euforia; portanto, não é incomum que seja prescrito em casos de depressão. A infusão é preparada colocando uma colher de sopa da planta em um copo de água fervente. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por cinco minutos. Não deve ser ingerida por crianças com menos de 4 anos de idade.

3. Chá verde para a hipertensão

Chá verde
O chá verde ajuda a regular a pressão sanguínea. Além disso, é rico em antioxidantes e oferece muitos outros benefícios.

O chá verde tem propriedades interessantes para tratar diferentes problemas de saúde. Ele tem um efeito relaxante no sistema circulatório, e por isso é uma das plantas mais recomendadas para tratar um episódio de aumento da pressão arterial. Além disso, não apenas ajuda a regular a tensão, mas ajuda a impedir que ela suba novamente.

Para preparar a infusão, você deve colocar uma colher de chá de chá verde em uma xícara de água fervente. Em seguida, tampe e deixe em repouso por um período de 10 a 15 minutos. No final deste período, é necessário coar o líquido usando uma peneira. Idealmente, beba uma ou duas xícaras por dia, por três dias seguidos, se você tem tendência à pressão alta.

Leia também: 3 infusões de funcho para perder peso

4. Lavanda, um bom antídoto para a enxaqueca

A lavanda  é ideal para fazer um dos melhores chás para relaxar e, por sua vez, controlar a enxaqueca. É uma planta medicinal que possui propriedades interessantes, além de um aroma agradável. Contém mais de 150 componentes ativos, todos muito benéficos para o sistema nervoso.

A melhor maneira de preparar a infusão é fervendo um copo de água e adicionando uma colher de sopa de flores de lavanda quando estiver fervendo. Então, cubra e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, coe e adicione uma colher de sopa de mel e algumas gotas de limão. Tome três vezes ao dia, durante uma semana. Descanse por uma semana e repita o ciclo.

Você sofre de estresse ou ansiedade? Você está tendo problemas para dormir ? Então, prepare uma dessas infusões e aproveite seus benefícios. Obviamente, se o problema persistir ou se tornar crônico, consulte o seu médico para descobrir outras opções de tratamento.

  • Barton DL, Atherton PJ, Bauer BA, et al. The use of Valeriana officinalis (Valerian) in improving sleep in patients who are undergoing treatment for cancer: a phase III randomized, placebo-controlled, double-blind study (NCCTG Trial, N01C5). J Support Oncol. 2011;9(1):24–31. doi:10.1016/j.suponc.2010.12.008
  • Elsas SM, Rossi DJ, Raber J, et al. Passiflora incarnata L. (Passionflower) extracts elicit GABA currents in hippocampal neurons in vitro, and show anxiogenic and anticonvulsant effects in vivo, varying with extraction method. Phytomedicine. 2010;17(12):940–949. doi:10.1016/j.phymed.2010.03.002
  • Peng X, Zhou R, Wang B, et al. Effect of green tea consumption on blood pressure: a meta-analysis of 13 randomized controlled trials. Sci Rep. 2014;4:6251. Published 2014 Sep 1. doi:10.1038/srep06251
  • Farnsworth, N. R., Akerele, O., Bingel, A. S., Soejarto, D. D., & Guo, Z. (1989). Las plantas medicinales en la terapéutica.
  • Koulivand PH, Khaleghi Ghadiri M, Gorji A. Lavender and the nervous system. Evid Based Complement Alternat Med. 2013;2013:681304. doi:10.1155/2013/681304