Preparação caseira para regular o açúcar e colesterol

31 de março de 2019
Para notar as mudanças nos valores após o consumo de suco de abóbora, recomenda-se a realização de exames de sangue antes do tratamento e depois de finalizá-lo

A diabetes e doenças cardiovasculares são conhecidas por serem “doenças silenciosas”, e é por isso que é muito importante mantê-las sob controle. Regular o açúcar e colesterol é essencial para evitar complicações das doenças acima mencionadas. Aqui vamos ensinar a como fazer isso com uma preparação caseira muito simples.

O que é a diabetes e quais são as suas causas?

Exame de glicose

A diabetes mellitus é uma doença crônica que se manifesta quando o pâncreas não funciona adequadamente ao produzir insulina. Ela pode não ser suficiente para as exigências do organismo ou o pâncreas não a utiliza de forma eficaz.

Não deixe de ler: Tratamento do colesterol com plantas medicinais

A função da insulina é regular os níveis de açúcar no corpo, de modo que as irregularidades desse hormônio causem um aumento no açúcar no sangue. Isso significa que a diabetes não eleva os níveis de açúcar no sangue, mas sim a incapacidade do pâncreas em administrar a insulina.

Agora, se a diabetes não for controlada, pode danificar alguns órgãos ou sistemas do nosso corpo. Em alguns casos, requer a amputação de membros inferiores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), altos níveis de açúcar foram a causa de 2,2 milhões de mortes em 2012. E, em 2014, 8,5% dos adultos tinham diabetes.

Até o ano 2030, a mesma organização estima que a diabetes será a sétima causa de mortes no mundo. É por isso que o cuidado e a regulação dos níveis de açúcar no sangue são tão importantes.

Por que cuidar dos níveis de colesterol?

Manter os níveis normais de colesterol também é muito importante para gozar de uma boa saúde. O colesterol é uma substância que é encontrada em todas as células do corpo e é necessária para o seu funcionamento. No entanto, quando há um excesso dessa substância, ela se mistura com outras e obstrui os vasos sanguíneos.

Quando os vasos sanguíneos são bloqueados, surge uma condição chamada arteriosclerose. Isso, por sua vez, poderia causar doenças coronarianas que põem em risco nossas vidas, porque estamos propensos a ataques cardiovasculares.

Por outro lado, a OMS afirma que as doenças cardiovasculares são as mais letais em todo o mundo, com 17 milhões de vítimas. Da mesma forma, o instituto acrescenta que um grupo significativo de pessoas diagnosticadas com hipercolesterolemia não recebe tratamento ou controle adequado.

Finalmente, se você quiser reduzir o risco de doenças cardiovasculares, é importante tomar cuidado com o que você consome. Tire o estilo de vida sedentário do seu dia a dia e mexa-se para melhorar a sua qualidade de vida.

Suco de abóbora para regular o açúcar e colesterol

Ingredientes

  • ½ xícara de abóbora (100 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

  • Em primeiro lugar, coloque os pedaços de abóbora crua no liquidificador e liquidifique-os com a água até que não haja grumos.
  • A consistência da bebida dependerá do seu paladar, então a quantidade de água pode variar. Recomendamos usar o equivalente a um copo.
  • Finalmente, consuma o suco diariamente e em jejum por um mês. Não é recomendado adoçá-lo. Se você decidir fazer isso, use apenas um pouco de mel ou adoçante.

Quais são os benefícios da abóbora para a saúde?

Abóbora para regular o açúcar e colesterol

A abóbora é rica em fibras, vitaminas A, B6 e E, potássio, ferro, riboflavina e fósforo. Esta bebida servirá para regular não apenas os níveis de colesterol e açúcar no sangue, mas também os triglicerídeos. Agora, como ela faz isso?

Ela promove a liberação de toxinas da corrente sanguínea e limpa as artérias, pois elimina o colesterol ruim (LDL). Dessa forma, previne as doenças cardiovasculares.

Por outro lado, devido ao seu teor de fibras, combate a constipação e favorece o trabalho do sistema digestivo. Isso irá melhorar o funcionamento do seu corpo para excluir aquilo que você não precisa mais.

Em relação aos seus efeitos sobre os níveis de glicose, uma compilação dos estudos realizados mostrou resultados favoráveis ​​na regulação da insulina nos ratos estudados. Portanto, os cientistas concluíram que, se reproduzidos com sucesso em pacientes diabéticos, a eficácia da abóbora poderia ser confirmada.

Incluir este alimento na sua dieta, seja na forma de suco ou sopas, proporcionará múltiplos benefícios para o seu corpo. Um deles é regular o açúcar e o colesterol. Claro, não se esqueça de que a base do bem-estar é sempre ter uma boa dieta. Evite alimentos que aumentem os valores mencionados acima.

Confira também: Dieta do índice glicêmico: o que você precisa saber

Conclusões finais

Também é recomendado ir periodicamente a consultas com um médico especialista para verificar o estado geral da sua saúde e monitorar os níveis dos hormônios e substâncias no corpo. Isso lhe dirá o que é necessário para regular o açúcar e o colesterol se esses valores estiverem alterados.

Em resumo, lembre-se da importância da detecção precoce de anormalidades orgânicas para atuar rapidamente e evitar complicações posteriores. Não se esqueça de incluir um pouco de atividade física em sua rotina diária para fugir de um estilo de vida sedentário.