Limão, um grande aliado do nosso organismo!
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
O limoeiro é uma planta originária da Índia, e o limão seu fruto. Suculento e ácido, que não apenas contém uma grande quantidade de vitamina C, como também vitaminas E, e do complexo B.
Além disso, também possui uma importante variedade de minerais, tais como ferro, fósforo, magnésio, potássio, cobre, zinco, magnésio e cálcio.
Um pouco de história…
O poder terapêutico do limão é muito amplo e reconhecido desde a antiguidade. Têm-se notícias de seu cultivo desde milhares de anos, desde a Índia até a China.
Médicos latinos, gregos e árabes utilizavam essa fruta como antídoto de venenos e preventivo de epidemias. Assim, até o século X, os árabes disseminaram o uso do limão pelo Egito e Palestina.
No século XI, Avicena, famoso filósofo e médico iraniano lhe atribuiu propriedades contra a dispepsia, vômitos, icterícia e a febre.
Antes do poder da vitamina C ser conhecido, na época das viagens de Cristóvão Colombo, o limão passou a ser uma grande reserva de defesas contra o escorbuto, doença causada pela falta dessa vitamina. Já no século XVII, era considerado digestivo e purificador do sangue.
Propriedades medicinais
Esse pequeno fruto, tão comum, possui inumeráveis propriedades curativas, as quais têm sido comprovadas ao longo da história.
Por isso, é importante saber que o limão não é apenas um tempero atraente no preparo de alguns pratos. Mas, também serve para tratar muitas doenças de forma natural.
Rico em vitamina C desempenha importante papel como um escudo contra gripes e resfriados. Mas o que torna o limão único é sua capacidade de neutralizar e eliminar as toxinas de nosso organismo.
É, portanto, um grande dissolvente de substâncias tóxicas e um magnífico depurativo. Esse coquetel de vitaminas e minerais reforça o sistema imunológico ao potencializar a atividade dos glóbulos brancos.
Muitas são suas propriedades e usos. Por isso, agora vamos expor alguns dos variados benefícios que essa maravilhosa fruta proporciona a nossa saúde.
Resfriados, inflamações na garganta e processos febris
O limão possui notáveis propriedades antissépticas e refrescantes que, somadas à sua grande quantidade de vitamina C, contribuem na cura de algumas doenças do sistema respiratório, assim como na cura de inflamações de garganta, as amidalites e a afonia.
É recomendado fazer gargarejo com suco com limão diluído em um pouco de água morna, podendo adicionar à essa mescla uma colher de chá de mel. Além disso, o poder do limão contra vírus e bactérias é ideal para as gargantas doloridas e para outras doenças e problemas da cavidade bucal, como gengivite e úlcera.
E não perca: As propriedades do limão e os remédios que você pode fazer com ele
Diarreias
Ao sofrer de diarreia, é recomendável passar um dia bebendo suco de limão misturado com água. O efeito desta limonada é verdadeiramente reparador.
Sistema cardiovascular
Nos casos de arteriosclerose e hipertensão arterial, devido aos ácidos cítricos que possui, o limão ajuda a oxidar e, assim, eliminar as gorduras que obstruem o funcionamento cardíaco adequado, dissolvendo as substâncias tóxicas do plasma sanguíneo. Neste caso, é recomendado beber em jejum o suco de um limão misturado em meio copo de água.
Leia também: Benefícios cardiovasculares da dieta mediterrânea?
Fígado, vesícula e intestinos
Às pessoas com problemas de fígado e vesícula biliar, os médicos costumam dar a seguinte recomendação: incluir no café da manhã uma mistura de suco de limão com azeite de oliva, na qual se umedecerá um pão.
Mas, quais são os benefícios? Esta fruta exerce um efeito neutralizante sobre as toxinas, estimula a alimentação e reforça o poder antitóxico, protegendo o fígado.
Este fabuloso cítrico, por sua vez, estimula as secreções biliares e contribui para metabolizar as gorduras.
Reumatismo
Para quem sofre de problemas reumáticos, é interessante saber que o suco de limão, quando tomado regularmente, é capaz de aliviar os sintomas por ajudar a dissolver cristais e substâncias que provocam a gota.
Como é possível ver, os benefícios que o limão oferece ao nosso organismo são muitos, por isso convém sempre dispor dessa fruta em sua casa. Assim, poderá se transformar em aliado incondicional contra inúmeras doenças.
Imagens oferecidas por: Nina Matthews, Chugy e corexjose
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Christian Sánchez (2014). ESTUDIO BIBLIOGRÁFICO DE LAS PROPIEDADES MEDICINALES Y OTROS USOS DEL LIMÓN (CITRUS LIMONUM) (Ecuador). http://dspace.ucacue.edu.ec/bitstream/reducacue/6559/1/Estudio%20bibliogr%C3%A1fico%20de%20las%20propiedades%20medicinales%20y%20otros%20usos%20del%20lim%C3%B3n%20(citrus%20limonum).pdf
- Maruti J. Dhanavade, Chidamber B. Jalkute, Jai S. Ghosh and Kailash D. Sonawane (2011). Study Antimicrobial Activity of Lemon (Citrus lemon L.) Peel Extract (England). https://www.researchgate.net/publication/236217959_Study_Antimicrobial_Activity_of_Lemon_Citrus_lemon_L_Peel_Extract
- Lidia Caballero-Gutiérrez, Gustavo F. Gonzáles (2016). Alimentos con efecto anti-inflamatorio (Perú). http://www.scielo.org.pe/pdf/amp/v33n1/a09v33n1.pdf
- Santos Santolaria, Ramón Guirao, Blanca Belloc (S/F). Diarrea aguda de naturaleza infecciosa (España. https://www.aegastro.es/sites/default/files/archivos/ayudaspracticas/39_Diarrea_aguda_de_naturaleza_infecciosa.pdf
- José Manuel Sosa-Rosado (2010). Tratamiento no farmacológico de la hipertensión arterial (España). http://www.scielo.org.pe/pdf/afm/v71n4/a06v71n4
- Víctor Baladrón González (2018). Uso del verde de indocianina (limón) en el período perioperatorio de la
cirugía hepática: detección de la insuficiencia hepática precoz (España). https://eprints.ucm.es/47080/1/T39774.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.