Prepare uma pomada de vaselina e casca de olmo para tratar o reumatismo

· 5 de novembro de 2018
O reumatismo é um transtorno locomotor que costuma ter maior incidência em pessoas com mais de 45 anos, embora existam casos em que pessoas mais jovens.

O reumatismo é uma condição que pode impedir a mobilidade daqueles que o sofrem. Não existe idade para se manifestar, por isso você deve estar atento às suas articulações a todo o momento. Da mesma forma, existem alternativas naturais para aliviar os seus sintomas. Aqui nós lhes dizemos como fazer isso, com uma pomada para tratar o reumatismo.

Se você apresentar dor articular ou dor nos ossos, pode tentar uma alternativa natural e econômica que lhe ajudará a aliviar a dor. E ainda recupera sua mobilidade e melhora sua saúde em poucos dias.

O que é o reumatismo?

O que é o reumatismo?

É uma série de transtornos que afetam o sistema locomotor. Normalmente, apresenta dor e inflamação nas articulações, e também pode incluir os ossos e os músculos. Tem maior incidência em pessoas com mais de 45 anos, no entanto os mais também jovens podem sofrê-lo.

Existem dois tipos de reumatismo: o articular e o não articular. No primeiro caso, trata-se da inflamação das articulações que afeta a cartilagem, ou membrana sinovial. O segundo tipo é a inflamação dos tendões e músculos.

Quais são as causas do reumatismo?

As causas do reumatismo são múltiplas, mas o mais comum trata-se do grau de toxicidade no sangue devido ao consumo excessivo de carnes vermelhas, açúcares e farinhas. Um estilo de vida sedentário também é outro detonante no aparecimento desse transtorno.

Leia: Pomadas anti-inflamatórios de pimenta caiena para aliviar a dor nas articulações

Quais são os sintomas do reumatismo?

Entre os sintomas mais comuns do reumatismo estão:

  • Dor nas articulações
  • Sensação de rigidez
  • Cansaço
  • Inchaço na área afetada
  • Dormência

Como pode ser tratado?

Para aliviar os sintomas, recomenda-se usar uma pomada para tratá-lo, comer de forma equilibrada, e praticar atividade física também ajudam no processo de cura. Se o quadro de reumatismo for severo se indica o tratamento de fisioterapias, para liberar tensões nas articulações, músculos e tendões.

Propriedades da vaselina e casca de olmo para aliviar o reumatismo

A vaselina é uma pomada que proporciona hidratação profunda à pele. Contém antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam a tratar problemas de pele e doenças. É incolor, e muito versátil para ser combinada com outros ingredientes. Neste caso, vamos misturá-la com casca de olmo para fazer uma pomada para tratar o reumatismo.

A casca do olmo tem propriedades analgésicas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, ideais para aliviar a dor causada pelo reumatismo. Esta casca também pode ser usada para tratar a diarreia, as hemorroidas, a faringite, as úlceras e também feridas.

Como se prepara uma pomada para o reumatismo com estes componentes?

Vaselina e casca de olmo para aliviar o reumatismo

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de vaselina (60 g)
  • 3 colheres de sopa de casca de olmo em pó (30 g)

Preparação

A preparação desta pomada é bastante simples:

  • Você só precisa agregar a vaselina a um recipiente refratário, e derretê-la em banho-maria.
  • Uma vez que tenha derretido, adicione as 3 colheres de sopa de casca de olmo.
  • Misture bem, desligue o fogo e deixe repousar, até que se solidifique.

Sabia? Bebida de dente-de-leão: um remédio caseiro para cuidar dos seus ossos

Aplicação

  • Você pode aplicar esta pomada na área afetada até duas vezes por dia.
  • Certifique-se de massagear bem a área para liberar as tensões e aliviar a dor.

Melhore sua qualidade de vida tomando alguns hábitos de cuidado e prevenção das dores próprias do reumatismo. Evite comer carne vermelha, farinha, e açúcares em excesso. Da sua alimentação dependerá em grande parte a diminuição do desconforto nas articulações, músculos e tendões.

Evite o excesso de peso, para que este não afete suas articulações e ossos. Coma alimentos ricos em ômega 3, pois estes ajudarão a reduzir a inflamação. Você também deve consumir muito cálcio e ferro. O primeiro para manter os ossos fortes, e o segundo a evitar o aparecimento de quadros anêmicos, que enfraquecerão seus músculos e sua saúde.

Não se esqueça de acompanhar o seu tratamento com atividades físicas. É importante manter o corpo em movimento. Lembre-se de que o nosso aparelho locomotor é como uma máquina que precisa estar lubrificada e em movimento para não enferrujar.

Naturalmente, você deve realizar atividades físicas controladas que não representem risco de lesão. Evite fazer exercícios ou atividades que sujeitem seus ossos e articulações a suportar muita carga ou tensão. Isso pode piorar os sintomas, ou promover o surgimento de doenças reumáticas se você ainda não as tiver.

Tenha consultas constantes com seu médico especialista, para monitorar a evolução ou o controle da doença. Da mesma forma, este deve autorizar o uso de alternativas naturais, como a que recomendamos aqui, antes de sua aplicação.