Leite de cânhamo: nutrientes, benefícios e receita

· 23 de maio de 2019
O leite de cânhamo é uma bebida vegetal que é obtida da mistura de sementes de cânhamo e água. Pode ser usado como uma alternativa ao leite de vaca e é adequado para o consumo vegano.

O leite de cânhamo é uma bebida de alto valor nutritivo, pois contém grandes quantidades de vitaminas, aminoácidos e minerais. Tem uma textura sedosa e cor esbranquiçada. Seu sabor lembra a noz e é ligeiramente amargo para que possa ser adoçado com açúcar ou adoçantes.

Essa bebida é uma opção interessante para quem tem intolerância à lactose ou segue uma dieta vegana.

Valor nutricional do leite de cânhamo

O leite de cânhamo é um suplemento ideal para quem quer aumentar a ingestão diária de proteínas, vitaminas e minerais. É composto de sementes de cânhamo, que é a planta da cannabis, de consumo legal e estritamente regulado.

A proporção de nutrientes que apresenta é a seguinte:

  • Alto teor de ácidos graxos essenciais (40%): os ácidos graxos que o organismo não consegue sintetizar e precisa incluí-los a partir de fontes externas. Sua alta quantidade de ômega 3, ômega 6 e ácido gamalinolênico é especialmente digna de nota.
  • Elevada percentagem de proteínas vegetais (35%): contém todos os aminoácidos essenciais numa percentagem semelhante às fontes de proteína animal, como carne, leite ou ovos.
  • Alta quantidade de fibras (6%): benéfico para a saúde digestiva.
  • Alto teor de vitamina E: um poderoso antioxidante natural.
  • Rico em minerais essenciais: fósforo, potássio, ferro, zinco e magnésio.

Pelo contrário, eles têm uma quantidade baixa de:

  • Carboidratos (10%).
  • Vitamina A, B e C.
  • Cálcio e manganês.

Não deixe de ler: Batidas verdes: as melhores aliadas na dieta

Benefícios do leite de cânhamo

Valor nutricional do leite de cânhamo

Contém vitaminas e nutrientes essenciais

Como vimos na seção anterior, o leite de cânhamo é rico em nutrientes essenciais para o organismo, como fósforo, magnésio, potássio, ferro e zinco. Esses minerais são importantes no processo de contração muscular, na formação de ossos e em alguns processos bioquímicos do sistema nervoso, entre muitas outras coisas.

Por outro lado, a vitamina E é um importante antioxidante no campo da saúde cardiovascular.

Regulação do trânsito intestinal e colesterol

O alto teor de fibras das sementes de cânhamo que são usadas para fazer esta bebida vegetal favorece a regulação do trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.

Também é possível enfatizar sua ação reguladora dos níveis de colesterol e pressão arterial, pois a fibra impede a absorção do LDL (colesterol ruim).

Contraindicações do leite de cânhamo

A interação desta bebida com outros compostos pode diminuir a formação de plaquetas, portanto, as pessoas que têm problemas relacionados com a coagulação ou tomam medicamentos específicos devem tomar esta bebida com cuidado e realizar uma consulta com um profissional.

Além disso, quando consumido em excesso, o leite de cânhamo pode causar diarreia, dores de estômago e distensão abdominal devido ao seu alto teor de fibras.

Receita

Receita do leite

O leite de cânhamo é muito fácil de preparar e pode ficar em boas condições por até três dias se armazenado em local fresco e seco, longe da luz solar direta. Seu método de preparação é semelhante ao de outras bebidas vegetais, como o leite de amêndoa ou o leite de soja.

Ingredientes

  • 150 gramas de sementes de cânhamo
  • 1 litro de água
  • Açúcar ou adoçante natural: mel, estévia ou canela
  • Uma pitada de sal

Confira ademais: Receitas de leites vegetais para o lanche

Preparação

  • Em primeiro lugar, deixe as sementes de cânhamo de molho em um litro de água por cerca de duas horas.
  • Logo após esse tempo ter passado, prossiga para amassar a mistura com a ajuda de um liquidificador. Recomenda-se fazer isso por partes, para garantir uma mistura homogênea.
  • Posteriormente, coe a bebida resultante com uma peneira muito fina ou com um pedaço de pano. A parte que ficar no coador pode ser usada para fazer biscoitos, pão ou muesli.
  • Ademais, adicione a pitada de sal e adoce ao seu gosto.
  • Finalmente, coloque o leite em uma garrafa e ele estará pronto para o consumo.

Em conclusão, o leite de cânhamo, como outras bebidas vegetais, é muito versátil e pode servir de base para fazer batidas, sobremesas e molhos. Ao combiná-lo com frutas, queijo com baixo teor de gordura e alguns grãos integrais, serve como um nutritivo e completo café da manhã ou lanche.