Alimentos ricos em colesterol ruim (LDL)

6 de dezembro de 2018
O colesterol ruim (LDL) pode formar placas nas paredes das artérias e causar problemas cardiovasculares importantes. Por isso, devemos controlar seus níveis para evitar complicações.

O acúmulo de colesterol nas artérias, uma doença conhecida como hipercolesterolemia, é um dos males que mais afetam a população atual. Por isso, precisamos saber quais são e começar a evitar os alimentos ricos em colesterol ruim.

Este lipídio, que, em certa medida, é necessário para o organismo, é secretado pelo fígado, assim como está presente em alguns alimentos.

Depois de sintetizado, participa na formação dos ácidos biliares, no trabalho cardiovascular e em uma série de outros processos essenciais para a saúde.

O problema é que, em quantidades excessivas, provoca vários desequilíbrios e, após formar placas nas paredes das artérias, aumenta de forma alarmante o risco de doenças coronárias.

Dessa forma, para evitar complicações de saúde, é importante conhecer como se manifesta e quais são os alimentos ricos em colesterol ruim, para que possamos evitá-los.

O que é o colesterol ruim (LDL)?

As lipoproteínas de baixa densidade (LDL), mais conhecidas como “colesterol ruim”, são um tipo de gordura que tende a se depositar nas paredes das artérias, formando placas de ateroma.

Além disso, é um dos principais fatores de risco de doenças do sistema cardiovascular e, devido à maneira como se desenvolve, é considerado um dos “assassinos silenciosos” do ser humano.

Uma pessoa tem hipercolesterolemia quando seus níveis de colesterol LDL estão acima dos 130 mg/dl. Há também um importante fator de risco quando os níveis de “colesterol bom” (HDL) são inferiores a 35 mg/dl em homens e a 40 mg/dl em mulheres.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol

Sintomas de colesterol alto

Artérias entupidas de gordura

As manifestações clínicas do colesterol alto podem variar em cada paciente. Geralmente, quando a doença está em seus estágios iniciais, não aparecem sintomas que chamem a atenção.

Conforme vai se desenvolvendo, é possível aparecer, por exemplo:

  • Sensação de estômago pesado e indigestão
  • Sensação de fadiga
  • Prisão de ventre
  • Agitação ao realizar movimentos
  • Halitose (mau hálito)
  • Inflamação das extremidades do corpo
  • Tonturas
  • Dor de cabeça
  • Visão embaçada
  • Dores no peito

Quais são os alimentos ricos em colesterol ruim (LDL)?

Existem vários fatores que podem influenciar no acúmulo de colesterol ruim (LDL) nas artérias. No entanto, a maioria dos casos têm algum tipo de relação com o consumo excessivo de alimentos que contêm grandes quantidades desta substância.

Portanto, tanto para prevenir como para controlar o problema, é primordial excluir esses alimentos ricos em colesterol ruim da sua dieta regular, substituindo-os por opções saudáveis.

1. Laticínios integrais

Laticínios integrais

Por seu alto teor de gorduras saturadas, os laticínios integrais devem ser excluídos da alimentação dos pacientes com problemas de colesterol.

Assim sendo, o ideal é substituí-los pelas opções “semidesnatadas” ou “desnatadas”, que possuem um menor teor de lipídios.

Alguns exemplos de laticínios integrais são:

  • Leite integral
  • Creme de leite
  • Leite condensado
  • Nata
  • Manteiga e margarina

2. Queijos

A composição nutricional dos queijos, incluindo o seu nível de colesterol, varia de acordo com o tipo. Enquanto alguns contêm níveis mínimos de colesterol, outros concentram quantidades elevadas que representam um alto risco.

A saber, os que mais contêm gorduras saturadas e colesterol LDL (colesterol ruim) são aqueles que passaram por um processo de cura.

Saiba mais: Queijos mais saudáveis

3. Carnes vermelhas

Carnes vermelhas

Ainda que façam parte da alimentação regular de muitas pessoas em todo o mundo, as carnes vermelhas são um dos alimentos com maior teor de colesterol e gordura saturada.

Não é aconselhado abusar do seu consumo e, além disso, recomenda-se escolher cortes magros, eliminando toda a gordura visível.

4. Miúdos e vísceras

Esses alimentos são uma fonte importante de vitaminas A, B e D, e de minerais como o potássio e o ferro.

Apesar disso, o seu consumo deve ser moderado e ocasional, pois contêm muito colesterol e gordura saturada.

5. Maionese

Maionese

A maionese, e, em geral, muitos dos molhos comerciais, contêm um alto nível de gordura saturada, colesterol e calorias.

É fácil esquecer-se disso. No entanto, seu consumo regular pode influenciar no acúmulo deste lipídio nas artérias.

6. Doces industrializados

Os doces e pães industrializados contêm altas concentrações de açúcar, gorduras saturadas e gorduras hidrogenadas.

Isso, em conjunto, potencializa os efeitos do colesterol ruim (LDL) nas artérias, facilitando a formação de placa.

Você consome esses alimentos ricos em colesterol ruim regularmente? Mesmo que ainda não tenha níveis elevados de colesterol, é importante começar a reduzir o seu consumo como medida preventiva.

Em seu lugar, convém aumentar o consumo de fontes de ômega 3, antioxidantes e fibra dietética que, em conjunto, favorecem a decomposição desta substância.