Divertida receita de fios de ovos

· 17 de abril de 2019
Caso esteja buscando uma maneira divertida de sair da rotina culinária, esta receita de fios de ovos é perfeita para você. Além disso, é ideal para decorar suas entradas ou os pratos que preferir, pois trazem um contraste doce nas receitas salgadas.

Os fios de ovos são uma preparação decorativa em forma de finos fios de cor amarela (pois se usa somente a gema dos ovos e açúcar). Esta receita é de origem portuguesa e geralmente é preparada para pratos e bandejas de buffets como carnes, canapés, embutidos e peixes.

contraste entre o doce dos fios de ovos com o sabor salgado dos pratos que decoram os tornaram muito populares. Quem iria pensar que dos ovos seria possível fazer fios?

Benefícios do ovo

Use várias gemas para fazer fios de ovo

O ovo possui proteínas e vitaminas essenciais em sua composição, sendo um alimento altamente saudável.

O ovo é um alimento totalmente recomendado pelos especialistas em saúde e nutrição por seu alto teor de proteínas e nutrientes essenciais. Além disso, é rico em:

  • Vitaminas A, B2, B5, B12, D e E
  • Gorduras saudáveis
  • Minerais como o selênio, zinco, fósforo, cálcio e ferro
  • Calorias (saudáveis)

Além disso, conta com um alto teor de colina, que é um nutriente muito importante para melhorar as funções cerebrais. Ademais, previne as doenças cardiovasculares, ajuda a perder peso, controla os níveis de colesterol LDL no sangue (caso a ingestão seja controlada), melhora a visão e reduz os triglicerídeos.

Assim sendo, é o alimento perfeito para preparar o que for. Por estes e muito outros motivos, descubra como preparar esta divertida receita de fios de ovos e dê um toque de criatividade em suas refeições. Asseguramos que surpreenderá a todos em sua casa!

Leia este artigo: Quantas calorias precisamos? Devemos contá-las?

Receita de fios de ovos

Saiba que esta receita, apesar de ser feita com ovo (um ingrediente saudável), também conta com grandes quantidades de açúcar. Para deixá-la um pouco mais leve, pode-se usar adoçantes naturais em seu lugar.

O truque dessa receita se encontra na calda, que deverá ser feita com o açúcar e um pouco de água, e o uso de uma peneira de fios de ovos (se não tem uma, pode usar uma normal ou uma seringa), para dar forma aos fios finos, como se fossem espaguete.

Ingredientes

  • 5 gemas de ovos
  • 1 xícara de açúcar (200 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 seringa ou peneira
  • 1/2 xícara de água muito fria (125 ml)
  • Papel absorvente

Descubra também: Afinal, comer ovo faz mal à saúde?

Modo de preparo

Para fazer fios de ovo, use a gema

O passo principal consta na separação da clara e da gema do ovo.

Este é um prato que é servido como entrada e pode ser preparado em qualquer época do ano. Veja como preparar os fios de ovos passo a passo:

  1. Primeiramente, pegue os ovos e separe as gemas das claras.
  2. Em seguida, coloque em uma panela média a água e o açúcar para ferver. Deve mexer um pouco até que se forme uma consistência muito espessa, ou seja, a calda.
  3. Tenha cuidado com o passo anterior, pois se deixar cozinhar muito a calda, corre o risco de queimá-la. Faça-o a fogo baixo, se possível.
  4. Pegue as gemas de ovo com uma seringa e lance fios de gema na mistura da calda.
  5. O passo anterior deverá ser feito por turnos, para que os fios não grudem uns nos outros.
  6. Logo depois, espere ficarem duros e, com ajuda de uma espátula, retire-os da panela e verta os fios em uma tigela com água muito fria.
  7. Isso funciona para cortar o cozimento e para que os fios fiquem soltos.
  8. Em seguida, cozinhe o resto dos fios de ovos e repita o mesmo processo.
  9. Por fim, utilize um pouco de papel absorvente para escorrer o excesso de água e calda dos fios.
  10. Sirva sobre algum peixe ou carne e pronto. Desfrute de uma receita deliciosa de fios de ovos feita em casa.