Higiene bucal com aparelho ortodôntico: 7 dicas importantes

23 Abril, 2020
A higiene bucal com aparelho exige mais tempo e cuidado do que a limpeza normal. Embora isso implique um esforço adicional, a verdade é que vale a pena, pois evita o aparecimento de problemas que podem arruinar todo o tratamento.
 

Não é fácil fazer uma boa higiene bucal usando um aparelho ortodôntico. Ao mesmo tempo, é essencial manter a boca limpa, tanto para o sucesso do tratamento quanto para a prevenção de problemas como cáries, gengivite e outros.

Uma pessoa com aparelho, principalmente se for fixo, terá que se esforçar muito na limpeza bucal. Ela deve dedicar mais tempo à higiene oral e usar todas as ferramentas à sua disposição para alcançar o melhor resultado possível.

As dicas para uma higiene bucal adequada com aparelho não são nada de outro mundo. Elas têm a ver com ações simples que, embora exijam mais tempo do que o habitual, também garantem que você não terá problemas adicionais no futuro. A seguir, compartilhamos algumas delas em detalhes.

Recomendações para fazer a higiene bucal com aparelho

1. Hábitos de escovação

A medida mais importante para uma higiene bucal adequada com aparelho é a escovação. Ela deve ser feita três vezes ao dia, no mínimo. No entanto, é aconselhável escovar os dentes depois de comer qualquer coisa ou beber alguma bebida açucarada.

A escovação noturna é a mais importante e à qual você deve dedicar mais tempo. É melhor escovar suavemente cada dente separadamente, nos dois lados e nos espaços entre eles. Escovar é a principal medida para combater a placa bacteriana.

A importância da escovação
A escovação é um dos hábitos de higiene bucal mais importantes. Se você usa aparelho, é melhor repeti-la depois de comer qualquer coisa para garantir uma limpeza adequada.
 

2. A escova de dentes

Existem algumas escovas de dentes especiais para fazer a higiene bucal com aparelho. Elas têm uma forma de “V”, o que facilita a limpeza ao redor dos bráquetes. No entanto, muitos especialistas acreditam que o ideal é usar uma escova elétrica.

As melhores são as escovas elétricas recarregáveis ​​com tecnologia oscilante. Uma cabeça ortodôntica específica deve ser escolhida. Seria ainda melhor se a escova tivesse um sensor de pressão. Isso nos impedirá de fazer muita força e quebrar os bráquetes.

Você pode se interessar: Hiperdontia: causas e tratamento

3. Creme dental

Como regra, é melhor usar uma pasta de dentes fluoretada. Isso ajuda a aumentar a resistência dos dentes contra as cáries. Os cremes dentais abrasivos não são aconselháveis, pois danificam o esmalte dos dentes e podem afetar o aparelho.

Se você tiver problemas adicionais, como halitose ou gengivite, é melhor que o seu dentista recomende a pasta de dentes a ser usada. No entanto, lembre-se de que a pasta de dentes é apenas um complemento. O importante é escovar.

4. Uso do fio dental

Sim, você deve usar o fio dental sempre. Quando você tem bráquetes, mesmo se escovar com cuidado, não vai conseguir alcançar todas as áreas. O uso do fio dental permite cobrir melhor os espaços entre os dentes para alcançar uma higiene bucal perfeita.

 

Além disso, os bráquetes acumulam pequenos restos de alimentos nos dentes sem você perceber. Dessa forma, é apropriado usar um fio dental encerado, com um passador de fio. Você deve movê-lo delicadamente para cima e para baixo. Em seguida, aborde os espaços entre os dentes.

Passar fio dental com aparelho
O uso do fio dental ajuda a remover os resíduos alimentares que permanecem entre os dentes e os aparelhos ortodônticos.

5. A importância do evidenciador de placa

O evidenciador de placa bacteriana é muito útil para identificar áreas onde há resíduos mínimos. Você não pode confiar na escovação simples, muito menos se usar aparelho fixo, pois muitas vezes há áreas que podem ser ignoradas ou que têm difícil acesso.

É apropriado, portanto, usá-lo após a escovação. Ele não apenas indica as áreas em que você deve passar a escova novamente, mas também fornece orientações sobre os pontos em que você não está fazendo uma higiene bucal adequada.

Leia também: Agenesia dentária: tipos e tratamentos

6. Enxaguante bucal 

O enxaguante bucal é essencial para uma boa higiene bucal. Deve ser utilizado após a escovação. Sua principal função é remover bactérias e outros microrganismos que pode causar danos.

Existem enxaguantes bucais especialmente adequados para quem usa aparelho. Eles possuem componentes que não danificam a composição dos dispositivos que estão instalados na boca. De qualquer forma, um bom enxaguante bucal com flúor é adequado para proteger o esmalte dos dentes.

 
Mulher usando enxaguante bucal
O uso de enxaguante bucal é um bom complemento para a higiene bucal com aparelho. Além disso, ajuda a eliminar bactérias.

7. O uso do irrigador oral

O irrigador oral é um complemento ideal para manter uma boa higiene bucal com aparelho. Não se esqueça de que, em alguns casos, especialmente quando você tem bráquetes, há um grande número de áreas onde pequenos resíduos se acumulam e passam despercebidos.

Além disso, o irrigador dental fornece um fluxo pulsante de água que atinge todos os cantos da cavidade oralSão dispositivos perfeitos para quem precisa de cuidados especiais em sua higiene bucal. Existem vários tipos de irrigadores no mercado, variando dos mais simples aos mais sofisticados.

Conclusão a respeito da higiene bucal com aparelho

Em resumo, é necessário reforçar os hábitos de higiene bucal ao fazer uso de um aparelho ortodôntico. Portanto, é recomendável melhorar a escovação, escolher escovas de dentes adequadas e usar outros acessórios, como fio dental e enxaguante. Também é essencial consultar o ortodontista regularmente.

 
  • Soria-Hernández, M. A., Molina, N., & Rodríguez, R. (2008). Hábitos de higiene bucal y su influencia sobre la frecuencia de caries dental. Acta pediátrica de México, 29(1), 21-24.
  • Arnold WH, Dorow A, Langenhorst S, Gintner Z, Bánóczy J, Gaengler P. Effect of fluoride toothpastes on enamel demineralization. BMC Oral Health. 2006;6:8. Published 2006 Jun 15. doi:10.1186/1472-6831-6-8
  • Asl Aminabadi N, Balaei E, Pouralibaba F. The Effect of 0.2% Sodium Fluoride Mouthwash in Prevention of Dental Caries According to the DMFT Index. J Dent Res Dent Clin Dent Prospects. 2007;1(2):71–76. doi:10.5681/joddd.2007.012
  • Cozzani M, Ragazzini G, Delucchi A, et al. Oral hygiene compliance in orthodontic patients: a randomized controlled study on the effects of a post-treatment communication. Prog Orthod. 2016;17(1):41. doi:10.1186/s40510-016-0154-9
  • Atassi, F., & Awartani, F. (2010). Oral hygiene status among orthodontic patients. Journal of Contemporary Dental Practice11(4), 25–32.