Agenesia dentária: tipos e tratamentos

29 Abril, 2019
A agenesia dentária é um problema que muitas pessoas sofrem. Hoje vamos descobrir o que é e como podemos enfrentá-lo.

A agenesia dentária é uma das malformações mais comuns que se manifesta pela ausência de um ou mais dentes. Não tem nada a ver com o mau cuidado dos dentes ou a má limpeza.

É um problema congênito que, às vezes, costuma estar presente em vários membros da mesma família. Portanto, quando há agenesia dentária, é sempre verificado se existe um histórico familiar com essa mesma patologia.

Esse problema, ao contrário do que podemos pensar, não afeta todos os dentes, mas em geral os incisivos e pré-molares. Um diagnóstico rápido é essencial, porque quanto mais cedo o problema for identificado, mais cedo um tratamento pode ser realizado. Estes consistem em substituir os dentes perdidos ou corrigir a oclusão.

Isso evitará que o problema se agrave e, consequentemente, significa uma melhora na autoestima do paciente. Neste artigo mostraremos as causas, os tipos de agenesia e os tratamentos para essa condição.

Quais são as causas da agenesia dentária?

Embora já tenhamos visto que a agenesia dentária geralmente é um problema hereditário, existem outras possíveis causas que podem levar a pessoa a apresentar essa patologia.

O mais comum é uma obstrução física ou uma interrupção da lâmina dentária. Isso evita que o dente se forme corretamente. Com o tempo, ele pode cair, apresentar uma formação incompleta ou não erupcionar.

Também, os limites de espaço dentro da boca podem ser outra causa para a agenesia dentária aparecer. Em muitos casos, podemos encontrar pacientes que têm dentes sobrepostos devido à falta de espaço.

No entanto, aqueles que sofrem de agenesia dentária podem ter problemas com a odontogênese. Isso significa que alguns dentes nunca completam seu ciclo natural.

Recomendamos a seguinte leitura: Como tratar os principais problemas na boca?

Tipos de agenesia dentária

Embora saibamos que a agenesia dentária envolve a perda ou malformação de vários dentes, não sabemos se isso afeta todos ou apenas alguns deles.

Isso depende de certos fatores, como o tipo de agenesia herdada ou a rapidez com que o problema foi diagnosticado e o tratamento iniciado. Os seguintes tipos de agenesia nos permitirão saber em que tipo de estágio a pessoa está:

  • Hipodontia: é o estágio mais leve representado pela falta de erupção de 1 a 6 dentes.
  • Oligodontia: mais de 6 dentes não erupcionaram.
  • Anodontia: é o estágio mais grave em que há a ausência completa dos dentes na boca.

Tanto na hipodontia quanto na oligodontia também será possível observar se a falta de erupção dos dentes ocorre apenas em um dos lados da boca ou em ambos. No primeiro caso, a agenesia será unilateral, ao contrário do segundo, que será conhecida como bilateral.

Tratamentos disponíveis

Se suspeitarmos que temos agenesia dentária, devemos ir a um dentista ou a um médico para confirmar nossas suposições. Só então podemos começar um tratamento. Entre as possíveis soluções médicas estão:

Implante dentário

Implante dental ajudaa agenesia dentária

Dependendo da idade, da condição dos ossos dos maxilares, da posição dental e número de peças ausentes, o dentista irá determinar se o melhor tratamento para nós é o implante dentário.

Este é um procedimento que geralmente é realizado quando há dentes danificados ou que caíram. Um implante é um dente artificial que adere à gengiva. Isso é feito através de um tipo de parafuso que é implantado no osso maxilar.

Além disso, a condição da gengiva será algo que o dentista vai analisar cuidadosamente para saber se esse tratamento pode ser uma opção que proporcionará resultados satisfatórios. Portanto, recomendamos ir a um profissional de confiança.

Não deixe de ler: Dicas para cuidar dos dentes contra infecções

Ortodontia

Ortodontia contra agenesia dentária

Se encontrarmos o tipo de agenesia que agora conhecemos como hipodontia, talvez uma das possibilidades em vez de um implante seja optar pela ortodontia. Este tratamento ajudará a fechar os espaços entre os dentes, evitando facilmente a necessidade de se submeter a qualquer implante.

Por outro lado, existe também a possibilidade de colocar uma prótese parcial ou completa. No entanto, este já seria o último recurso no caso de nenhuma das alternativas acima ser viável.

Em conclusão, para garantir que os resultados sejam os desejados, será muito importante procurar um profissional que tenha tratado casos anteriores de agenesia dentária.

Alguém em seu ambiente sofre com esse problema? Você está sofrendo com ele? Como você pode ter visto, existem alternativas para poder desfrutar de dentes saudáveis ​​e resolver essa condição o mais rápido possível.