Dicas para evitar o inchaço depois de comer

· 1 de janeiro de 2016
Nossos hábitos alimentares são determinantes para evitar o inchaço. Devemos mastigar bem os alimentos e, sempre que possível, não abusar da água enquanto comemos.

Quantos de nós, independentemente do que ingerimos, sempre acabamos com um inchaço depois de comer? Não importa a quantidade ou o que comemos, sofremos esse desconforto na maioria das vezes e por muito tempo, o que acaba afetando em nossa rotina e em nosso humor.

Neste artigo, damos as chaves para evitar e reduzir o inchaço depois de comer, melhorar a digestão e também os nossos níveis de energia logo após a refeição.

Beber a comida

O que significa beber a comida? Significa que é fundamental mastigar bem os alimentos antes de engoli-los. Devemos mastigá-los tanto que, no final, engoli-los deve ser quase como bebê-los.

Desta forma, estamos evitando um grande esforço para o estômago, já que a digestão começa na boca, com as enzimas que a saliva contém.

Muitas pessoas podem notar uma grande diferença apenas com este simples conselho, além de conseguirem comer menos e se saciarem mais rapidamente, o que contribui para manter um peso adequado e a reduzir a ansiedade pela comida.

Lembre-se de ler: 6 remédios naturais contra a ansiedade

Alimentos que reduzem inchaço depois de comer

O momento e o lugar importam

Não podemos comer de qualquer maneira. Embora a comida não seja o mais importante em nossas vidas, devemos fornecer o contexto adequado para não estarmos ocupados com outras coisas enquanto comemos.

Devemos comer sempre sentados e sem pressa. Se tivermos que fazer outra coisa com urgência, é melhor deixar a comida para mais tarde e, enquanto isso, comer um punhado de frutos secos ou uma fruta.

Comer em pé ou em movimento, de maneira agitada, falando demais ou com discussões importantes implicará uma digestão mais pesada, uma vez que o corpo não será capaz de concentrar sua energia em digerir alimentos de maneira específica.

Devemos comer sempre em silêncio ou com conversas leves e agradáveis, em uma mesa, sem realizar outras tarefas. E, se possível, sozinho ou em boa companhia.

A combinação dos alimentos

Podemos escolher alimentos muito saudáveis ​​para a alimentação, até mesmo cozinhá-los de maneira saudável, mas, misturá-los incorretamente pode causar fermentações durante a digestão que nos causarão o temido inchaço.

A seguir damos algumas dicas para melhorar a combinação dos alimentos:

  • É melhor não comer frutas durante a refeição, exceto a maçã e a pera, que são duas frutas neutras que podem ser misturadas com qualquer alimento. As mais prejudiciais são as frutas cítricas, a melancia e o melão, estas devemos comer no meio da manhã ou no meio da tarde.
  • O leite é um alimento de difícil digestão. E ainda mais se bebemos durante a refeição. Sim, podemos comer queijo ou requeijão em pequenas quantidades. O iogurte também não é recomendado.
  • Não devemos ingerir mais de um tipo de proteína na mesma refeição. É suficiente comer carne, peixe, ovos ou legumes.
  • Se comermos vegetais, que causam flatulência a muitas pessoas, evitemos comê-los com muitos alimentos diferentes. Com uma salada, verdura ou gaspacho, seria um cardápio muito saudável.
Saladas ajudam a evitar o inchaço depois de comer

Água na comida?

Os médicos e nutricionistas nos recomendam beber bastante água ao longo do dia. Mas quando? Sempre fora das refeições. Especialmente em jejum, e também durante a manhã e durante a tarde.

Tomarmos meia hora antes da refeição é uma boa escolha para comer menos e facilitar a digestão. No entanto, se bebemos água depois ter começado a comer dificultaremos o processo digestivo; a água será misturada com sucos gástricos e nos sentiremos inchados por mais tempo.

Quer saber mais? Leia: 10 benefícios de beber água todos os dias em jejum

Chás digestivos para evitar o inchaço depois de comer

A melhor maneira de terminar uma refeição e evitar o inchaço é tomando um chá de plantas medicinais com propriedades digestivas. Podemos escolher entre os seguintes, ou então combiná-los:

  • Hortelã
  • Camomila
  • Anis
  • Erva-doce
  • Gengibre
  • Boldo
  • Canela
  • Estévia

Se tivermos abusado das gorduras, também podemos adicionar o suco de meio limão.

Chá de canela ótimo para combater o inchaço após comer

Descansamos ou nos movemos?

Nos 15 minutos seguintes à refeição, devemos descansar sentados ou ficar deitados sobre o lado esquerdo. Não devemos começar a nos mover ou deitar em uma postura horizontal até mais tarde.

Passados 15 minutos, se tivermos a possibilidade, podemos caminhar um pouco, devagar, enquanto massageamos a barriga suavemente, da direita para a esquerda, seguindo a forma do intestino.