Dicas para evitar o inchaço depois de comer

14 Agosto, 2020
Muitas vezes sentimos um inchaço irritante depois de comer. Neste artigo, você vai encontrar dicas para evitá-lo e melhorar a digestão.

Para algumas pessoas, é comum sempre acabar com um inchaço depois de comer. Mesmo comendo mais ou menos, alguns alimentos ou outros, na maioria das vezes elas sofrem esse desconforto por um bom tempo. Isso acaba afetando a rotina e o humor.

Neste artigo, damos algumas dicas para evitar e reduzir o inchaço depois de comer, melhorar a digestão e também os nossos níveis de energia logo após a refeição.

Mastigar bem

Para evitar o inchaço depois de comer, é essencial mastigar bem os alimentos antes de engolir. Devemos mastigá-los ao ponto de quase bebê-los. Dessa forma, estaremos evitando um grande esforço do estômago, pois a digestão começa na boca, com as enzimas que a saliva contém.

Muitas pessoas notam uma grande diferença ao seguir esse simples conselho. Além disso, também ajuda a comer menos e se sentir mais saciado, contribuindo para manter o peso correto e a reduzir a ansiedade alimentar.

Lembre-se de ler: 6 remédios naturais contra a ansiedade

Comer na hora e local certos

Não podemos comer de qualquer maneira. Embora a comida não seja o mais importante em nossas vidas, devemos fornecer o contexto adequado para não estarmos ocupados com outras coisas enquanto comemos.

Devemos comer sempre sentados e sem pressa. Se tivermos que fazer outra coisa com urgência, é melhor deixar a comida para mais tarde e, enquanto isso, comer um punhado de frutos secos ou uma fruta.

Comer em pé ou em movimento, de maneira agitada, falando demais ou com discussões importantes implicará numa digestão mais pesada, uma vez que o corpo não será capaz de concentrar sua energia em digerir os alimentos de maneira específica.

Devemos comer sempre em silêncio ou com conversas leves e agradáveis, em uma mesa, sem realizar outras tarefas. E, se possível, sozinhos ou em boa companhia.

Saber como combinar os alimentos é essencial para evitar o inchaço depois de comer

Comer devagar é uma das melhores maneiras de evitar o acúmulo de gases.

Podemos escolher alimentos muito saudáveis ​​para a alimentação, até mesmo cozinhá-los de maneira saudável, mas, misturá-los incorretamente pode causar fermentações durante a digestão.

Ao fazer isso, causamos o temido inchaço depois de comer. Aqui estão algumas dicas para melhorar sua combinação alimentar:

  • É melhor não comer frutas durante a refeição, exceto maçã e pera, duas frutas neutras que podem ser misturadas com qualquer alimento. As mais prejudiciais são as frutas cítricas, a melancia e o melão, as quais devem ser consumidas no meio da manhã ou no meio da tarde.
  • O leite é um alimento de difícil digestão, ainda mais se bebermos durante a refeição. Evitá-lo é o melhor para não ter que lidar com o inchaço depois de comer.
  • Sim, podemos comer queijo ou ricota em pequenas quantidades. No entanto, o iogurte também não é recomendado.
  • Não devemos ingerir mais de um tipo de proteína na mesma refeição. É suficiente comer carne, peixe ou ovos.
  • Devemos evitar comer leguminosas com muitos alimentos diferentes. Uma salada ou alguns legumes compõem um menu muito saudável. Muitas pessoas têm flatulência, e combinar as leguminosas com muitas coisas será ainda mais prejudicial.

Não beber água em grandes quantidades

Alguns especialistas recomendam beber água de acordo com sua sede (de preferência em temperatura ambiente, nunca muito gelada ou muito quente) e para nos mantermos hidratados. Também consideram que, ao fazer uma refeição principal, devemos tentar não beber excessivamente, e sim pequenos goles (o suficiente para poder engolir bem os alimentos).

O Dr. Michael F. Picco indica em uma nota que beber água pode contribuir para o processo digestivo. Portanto, não é preciso ter medo de que a água se misture com o suco gástrico e cause desconfortos como inchaço e sensação de peso no estômago.

Quer saber mais? Leia: 10 benefícios de beber água todos os dias em jejum

Tomar chás digestivos

Uma das melhores maneiras de evitar o inchaço depois de comer é tomar um chá de plantas medicinais com propriedades digestivas. Se abusarmos da gordura, também podemos adicionar o suco de meio limão. Podemos escolher entre as seguintes opções ou combiná-las:

  • Anis
  • Erva-doce
  • Hortelã
  • Canela
  • Gengibre
  • Camomila
Chás digestivos: evitar o inchaço depois de comer
Plantas como hortelã e camomila podem ajudar a combater a dor de estômago quando ingeridas em quantidades moderadas.

Descansar ou se movimentar?

Nos 15 minutos após a refeição, devemos descansar sentados (não necessariamente retos em uma cadeira, mas com o tronco na posição vertical). Não devemos começar a nos mover ou deitar em uma postura horizontal até mais tarde.

Passados aproximadamente quinze minutos, se tivermos a possibilidade, podemos caminhar um pouco, devagar e massageando suavemente a barriga, da direita para a esquerda, seguindo o formato do intestino.

Embora o inchaço depois de comer possa ser irritante, você pode combatê-lo com essas dicas e remédios naturais. É importante manter uma dieta saudável e consultar seu médico se o desconforto for muito forte ou não parar.