Aprenda a fazer um suflê de presunto e queijo

4 de novembro de 2019
De um modo geral o suflê de presunto e queijo é servido e degustado durante todo o ano. Também é uma preparação que é consumida sozinha e que serve como acompanhamento ou prato de entrada.

Para romper um pouco com o que você certamente come dia após dia, fazer um suflê de presunto e queijo levará você pelo caminho do verdadeiro prazer de comer. É uma preparação simples e dinâmica que combina dois ingredientes que sempre ficam bem nos pratos. Vá em frente e siga esta receita.

Para poder fazer este prato você deve entender que o principal é conseguir que a textura se destaque. Para isso deve usar ovos e combiná-los em uma tentativa para fazer com que tudo fique bem. Embora, francamente, para isso ainda falta algo e logo explicaremos em que consiste e como você deve fazê-lo.

Por isso não deixe que isso assuste ou distraia você do que realmente a receita é como tal. Ou seja, em muitas ocasiões é “assegurado”, sem qualquer tipo de respaldo, que gorduras, calorias, carboidratos e açúcares sejam prejudiciais e nocivos para a saúde, quando, na realidade, o que precisa ser reduzido são as porções.

Portanto, como pode ver, se isso lhe incentiva a fazer um suflê de presunto e queijo e você tem os ingredientes à disposição em casa para prepará-lo, não desanime. Experimente e tenha novas opções para comer!

O suflé de presunto e queijo é basicamente um revestimento à base de ovo que, ao passar pelo forno, fornece um fundo dourado, com uma textura ligeiramente gratinada, e com a contribuição calórica e excepcional que somente o queijo e o presunto derretidos podem conceder.

Assim… não espere mais. Siga os passos e instruções que lhe daremos e faça você mesmo um maravilhoso suflê de presunto e queijo no conforto da sua casa.

Como fazer um suflê de presunto e queijo em casa 

Informação nutricional 

Presunto para suflé

É importante ter em mente que nem todos podem desfrutar deste suflê de presunto e queijo. Não é recomendado para quem tem uma condição marcada pela hipertensão, excesso de peso, ou altos níveis de triglicerídeos e colesterol elevado.

Como mencionamos anteriormente, a carga de ovos, sal, presunto e queijo, juntamente com o gratinado do forno, representa um valor alto em gordura e colesterol ruim (LDL) para algumas pessoas. No entanto, se você não estiver entre os casos especificados e goza de boa saúde, e inclusive faz exercícios e não leva uma vida sedentária, poderá calmamente dar a si mesmo o prazer que deseja e fazer este prato magnífico.

Leia este artigo: Adicione estes ingredientes aos seus ovos mexidos e surpreenda a todos

Ingredientes 

  • 5 ovos
  • 1 xícara de queijo muçarela (200 g)
  • 1 xícara de tiras de presunto (150 g)
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo (45 g)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 3 colheres de sopa de manteiga (60 g)
  • 2 xícaras de leite (500 ml)
  • 1 pitada de noz-moscada (opcional)

Preparação do suflê de presunto e queijo

 

Suflé saído do forno

  1. Em primeiro lugar, comece aquecendo a manteiga em uma panela média. Não ajuste o calor muito alto: seria aconselhável fazê-lo em fogo baixo.
  2. Assim que a manteiga derreter, adicione as colheres de sopa de farinha de trigo e comece imediatamente a mexer bem com a ajuda de uma colher de pau.
  3. O resultado deve ser uma pequena massa dourada e consistente.
  4. Posteriormente, em desligar o fogo e ainda mexendo, despeje lentamente o leite e deixe descansar um pouco com o restante dos ingredientes. Você obterá em pouco tempo uma mistura mais grossa e uniforme.
  5. Nesse ponto, desligue o fogo e, com o molho branco pronto, adicione os pedaços de queijo muçarela em cubos e as tiras de presunto.
  6. Assim que for esquentando um pouco, adicione as gemas, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  7. Finalmente, bata as claras dos 5 ovos em ponto de neve. Em seguida, comece a misturar delicadamente para depois despejar em uma forma untada.
  8. Posteriormente, coloque no forno a 180 ° C por 15 minutos, depois aumente para 200 ° C e deixe cozinhar por mais 45 minutos.
  9. Finalmente, você só precisa servir e apreciar o seu delicioso suflê de presunto e queijo feito em casa.

Lembre-se: a noz-moscada não está na preparação porque é opcional, você pode adicioná-la se desejar.