Receitas para celíacos, sem glúten cheias de carboidratos

· 16 de agosto de 2018
Se você é celíaco, já será consciente do quão é difícil encontrar receitas que se adaptem às suas necessidades e que não incluam o glúten em seus ingredientes.

Os alimentos que contêm altos níveis de carboidratos poderiam se transformar em nossos melhores aliados. Lembre-se de que saber o que você consome é parte da chave para manter um hábito alimentar adequado. Isso se torna fundamental se é celíaco ou precisa de um regime especial de alimentação como modo de vida.

Agora, o incrível sobre as receitas sem glúten é que contêm elementos e ingredientes que são muito próximos do que normalmente pode observar em qualquer supermercado ou loja. Ou seja, não é necessário que tenha que mudar tudo da noite para o dia.

Os carboidratos e os celíacos

Um conceito muito importante que deve manter sempre fresco está diretamente vinculado com os carboidratos. Apesar de sua má fama, estes carboidratos fazem parte da cadeia química de substâncias que se transformam em energia. Há muitos deles que você com certeza já conhece: açúcares, calorias, minerais, todos “conduzidos” através da “ferramenta” que os carboidratos oferecem.

Claro, o problema vem quando se acumulam no organismo e não há forma de se soltar dessa sobrecarga. Parte do problema da obesidade, doenças cardíacas ou de estilo de vida, como o sedentarismo ou a anemia, se explicam como consequência direta do excesso desta substância peculiar.

Porém, não é menos certo que sem isso não teríamos como nos abster e as células não teriam como funcionar. Assim que, quando voltar a ler que “os carboidratos são ruins” simplesmente não confie em nada que provém dessa fonte.

Você já está a parte do que consome em seus alimentos e da importância de algumas substâncias. Agora só fala abrir a possibilidade de criatividade e dedicar algum tempo para preparar estas novas e ideais receitas sem glúten, exclusivas para celíacos.

Descubra novas receitas sem glúten exclusivas para celíacos

Receita para celíacos com sementes

Porque só para celíacos?

O motivo é bem simples. Grande parte do mundo se alimenta à base de um só cereal: o trigo. Este é um ingrediente com altos valores de glúten dentro de sua composição e que em pessoas com problemas digestivos é uma tortura.

Além disso, o trigo também está presente em muitas apresentações diárias. Desde o pão comum e corrente de qualquer lugar do mundo até as rosquinhas que costuma molhar no café durante a tarde. Agora, imagine viver em um mundo onde o que você come te prejudica e ainda por cima você não encontra opções dignas que não incluam glúten?

Leia: Pão branco ou integral: qual é a melhor opção?

Receita sem glúten de quinoa, maçã e especiarias

Ideal para os desjejuns e excepcional para eliminar e substituir os tradicionais cereais. Comece a adicionar um pouco de sabor e qualidade ao seu organismo através da simplicidade e praticidade desta receita.

Ingredientes

  • ½ xícara de quinoa (100 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 2 colheres de sopa de canela em pó (30 g)
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo (15 g)
  • ½ xícara de nozes (75 g)
  • 1 maçã cortada em pedaços
  • 2 colheres de sopa de mirtilos (40 g)

Preparo

  1. Esquente a água e, quando alcançar o ponto de ebulição, adicione a quinoa. Mexa e deixe por 5 minutos.
  2. Quando a quinoa tiver inchado, adicione a canela, o açúcar mascavo e as nozes. Misture tudo muito bem.
  3. Para finalizar, despedace a maçã e adicione-a com os mirtilos.

Descubra 10 sinais da intolerância ao glúten

Receita sem glúten de macarrões com camarões e pesto

Receita para celíacos com camarão

Esta é a prova que afirma que é possível comer de forma deliciosa e absolutamente livre de glúten ao mesmo tempo. Sem lugar a dúvidas, uma receita que não pode passar desapercebida.

Ingredientes

  • 1 xícara de macarrões sem glúten (200 g)
  • 250 g de camarões descascados
  • 1 xícara de ervilhas verdes (95 g)
  • 2 xícaras de tomates cherry em salada (250 g)
  • 2 colheres de sopa de pesto (30 ml)

Preparo

  1. Comece preparando o macarrão normalmente, como qualquer outro. Ou seja, em uma panela com água e sal, espere que ferva, reserve e retire.
  2. Antes de terminar de cozinhar o macarrão, adicione os camarões e as ervilhas. Continue mexendo e misturando.
  3. Depois, passe todos os ingredientes por um coador ou escorredor e drene tudo.
  4. Finalmente, adicione o molho de tomates cherry por cima da receita de macarrão sem glúten. Pode comê-los imediatamente ou esperar algumas horas, passar pelo forno e adicionar um toque de pesto.