Prepare um delicioso risoto cremoso com esta receita

· 4 de agosto de 2018
Ainda que existam aqueles que adicionem creme de leite para conseguir mais corpo, a ideia é que o risoto obtenha sua textura a partir do caldo e do arroz.

O risoto é um dos métodos mais conhecidos de preparo do arroz. Por isso, hoje vamos mostrar como preparar um delicioso risoto cremoso. Com esta receita, você poderá preparar refeições deliciosas e simples para protagonizar qualquer evento.

O segredo de um bom risoto é conseguir uma textura cremosa durante o cozimento. Por isso, devemos adicionar o líquido em uma quantidade adequada e deixar que este se reduza em sua medida certa, de acordo com a quantidade de arroz usada.

É claro que existe uma grande quantidade de receitas diferentes para preparar um bom risoto. Nelas podemos encontrar combinações com camarões, brócolis, aspargos, frango… Definitivamente, quase qualquer elemento que possamos imaginar.

Cogumelos selvagens

Dependendo da escolha do arroz, o resultado do prato será diferente. Nesse sentido, os grãos redondos e curtos, com um alto conteúdo de amido, permitirão preparar um risoto de mais qualidade. Com esta receita mostraremos como preparar um delicioso risoto cremoso de cogumelos.

Ingredientes para o risoto de cogumelos

  • 4 xícaras de caldo de legumes (1 litro)
  • 3 xícaras de cogumelos picados (300 g)
  • 2 xícaras de arroz (300 g)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 4 colheres de manteiga (80 g)
  • Azeite de oliva
  • 4 colheres de queijo parmesão ralado (80 g)
  • 1 xícara de vinho branco (250 mL)
  • Sal
  • Salsa ou manjericão (a gosto)

Como opção a parte, podemos adicionar ovos escalfados a esta receita de risoto. Para isso, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 colher de vinagre (15 mL)
  • Sal
  • Salsa
  • Água

Não perca: Delicioso arroz com frango e verduras

Preparo do risoto cremoso

Preparo da primeira rodada de arroz

Primeiro, rale ou corte em pedacinhos a cebola e os alhos e deixe refogar em fogo médio com manteiga ou azeite de oliva, sem chegar a dourar.

Adicione os cogumelos bem lavados e cortados em cubos ou lâminas, e cozinhe até que tenham soltado toda a sua água.

A seguir, salgue levemente a mistura. Se quiser, guarde algumas lâminas de cogumelos para decorar cada prato, além de um pouco de salsa ou manjericão.

Depois disso, adicione o arroz, misturando-o bem com o resto dos ingredientes sem que torre. Adicione o vinho para que o grão não se rompa por fora e que fique duro por dentro, e deixe evaporar por completo.

Com o caldo preparado e bem quente, e vigiando o ponto de sal (já que a evaporação aumenta a concentração de sal), reduza o fogo e, com uma concha, coloque a quantidade certa para que cubra o arroz.

Mexa suavemente com regularidade – não precisa ser contínuo – com uma colher de madeira enquanto o caldo é consumido.

Leia também: Receita deliciosa de cannoli siciliano

Preparo da segunda rodada de arroz

Assim que a primeira leva evaporou, adicione na seguinte a proporção de caldo necessária para que o cubra e siga mexendo regularmente. Repita o processo durante os 25 a 30 minutos que costuma durar o cozimento, ainda que o tempo dependa do tipo de arroz usado.

Quando começar a ter um aspecto aveludado e cremoso, experimente o arroz e apague o fogo quando considerar que está ao dente (macios por fora e com a dureza ideal por dentro).

Adicione o resto da manteiga, espalhe o parmesão ralado, e mexa bem para que se misturem. Teste o sal se for necessário, tampe a panela e deixe repousar por alguns minutos.

Existem pessoas que querem um pouco mais de cremosidade e colocam, no final, uma porção de creme de leite, mas os italianos consideram esta ação um pecado, já que quem traz a cremosidade do arroz é o amido.

Arroz para preparar um risoto

Variante com ovos escalfados

Uma opção bastante conhecida é a do chef espanhol Karlos Arguiñano, que soma a cada prato um ovo escalfado. Para isso, jogue um ovo na água a ponto de ferver com salsa, sal e um pouco de vinagre em fogo médio. Depois, deixe cozinhar durante uns 3 ou 4 minutos.

Finalmente, se quiser fazer um prato decorativo como os grandes chefs e não sabe como, corte um aro de uma garrafa de água com a altura que considerar necessária e use como molde. Se, por outro lado, preferir um estilo mais rústico, você pode servir o risoto cremoso em uma vasilha de barro.